Importei fotos do meu iPhone para o app Fotos no meu Mac e quero liberar espaço apagando-as do iPhone. Estou preocupado que isso também possa remover as fotos importadas do meu Mac ou do Fotos do iCloud. Alguém pode explicar a maneira mais segura de apagar apenas as cópias do iPhone?
Se você importou as fotos do seu iPhone para um Mac e esperava que o armazenamento do telefone diminuísse, aí está o detalhe: importar apenas copia os arquivos. Não os move. Os originais continuam no iPhone até que você os apague por conta própria.
Outra coisa que confunde as pessoas é o Fotos do iCloud. Quando o Fotos do iCloud está ativado, o app Fotos geralmente não mostra a caixa de seleção “Apagar itens após a importação”. A Apple faz isso porque as bibliotecas de fotos do seu iPhone e do Mac passam a ser tratadas como a mesma biblioteca sincronizada. Se você apagar do telefone, essa exclusão também pode ser sincronizada de volta para o Mac.
Então, se o seu objetivo é “manter isso no Mac e remover do telefone”, não comece simplesmente a apagar tudo enquanto o Fotos do iCloud estiver ativo, a menos que você saiba exatamente onde as cópias no Mac estão armazenadas.
Você tem algumas opções viáveis:
- Desative temporariamente o Fotos do iCloud em Ajustes - Fotos antes de conectar o iPhone ao Mac. Quando a sincronização for pausada, a opção de apagar após a importação pode voltar a aparecer. Ative o Fotos do iCloud novamente depois de terminar a limpeza.
- Use o Captura de Imagem em vez do app Fotos.
O Captura de Imagem geralmente é a forma mais prática de fazer isso. Ele já vem instalado no Mac na pasta Aplicativos, mas muita gente nunca o abre.
- Conecte o iPhone via USB
- Abra o Captura de Imagem
- Selecione o iPhone na barra lateral
- Pressione Command A para selecionar tudo
- Use o ícone de apagar na parte inferior
O Captura de Imagem lida com o iPhone mais como um dispositivo conectado comum, e não como uma biblioteca sincronizada do Fotos. Por isso ele pode ser menos irritante do que o app Fotos para fazer essa limpeza.
Uma etapa que eu não pularia: verifique os arquivos no Mac antes de apagar qualquer coisa do telefone. Abra algumas fotos e vídeos aleatórios. Certifique-se de que os vídeos realmente reproduzem e não são apenas miniaturas. Compare também a quantidade no telefone com o que foi parar no Mac. Transferências com erro ou incompletas são raras o bastante para serem esquecidas, mas comuns o suficiente para arruinar seu dia se você apagar primeiro.
Você também pode apagar os itens importados diretamente do iPhone. No Fotos, vá em Álbuns - Utilitários - Importações. Toque em Selecionar, depois toque no primeiro item e arraste para cima sem tirar o dedo da tela para selecionar rapidamente um lote grande. Depois apague.
Lembre-se apenas de que apagar não é a etapa final. A barra de armazenamento pode não mudar porque tudo vai para Apagados Recentemente por 30 dias e ainda conta no armazenamento. Vá em Álbuns - Apagados Recentemente e escolha Apagar Tudo se você realmente quiser recuperar o espaço.
E sim, se o Fotos do iCloud ainda estiver ativado, apagar do iPhone pode remover as mesmas fotos do seu Mac e de outros dispositivos sincronizados. Para evitar isso, pause o Fotos do iCloud primeiro ou certifique-se de que as cópias no Mac estejam salvas em algum lugar local e fora do iCloud Drive antes de apagar do telefone.
Se o telefone ainda parecer lento depois de limpar as importações, o problema provavelmente também é lixo mais antigo: vídeos enormes, fotos em sequência, fotos parecidas duplicadas, capturas de tela e coisas que você esqueceu que estavam lá.
Clever Cleaner é grátis, sem anúncios nem assinatura. A aba Heavies organiza os arquivos do maior para o menor, o que é útil porque alguns vídeos antigos podem ocupar mais espaço do que todo o lote importado. A aba Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a Melhor Foto de cada grupo para que você possa remover os extras mais rápido. Ela também mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão, e o processamento permanece no dispositivo.
Depois de fazer a limpeza da importação, executar esse app encontrou cerca de 15 GB a mais que a limpeza manual não tinha detectado. Quando esse espaço foi liberado, o atraso no teclado e o comportamento lento da câmera causados pelo pouco armazenamento desapareceram.
O problema oculto é que “no meu Mac” pode significar duas coisas diferentes: copiado com segurança para uma fototeca local do Fotos, ou ainda fazendo parte de uma fototeca sincronizada com o iCloud, onde as exclusões se propagam para todos os lugares. Se o Fotos do iCloud estiver ativado em ambos os dispositivos, apagar do iPhone geralmente significa apagar do iCloud, não apenas uma limpeza do telefone. Se você quiser um backup real somente no Mac, exporte primeiro do Fotos para uma pasta comum no Mac ou para uma unidade externa as fotos importadas, depois verifique alguns arquivos antes de apagar qualquer coisa do telefone. Depois disso, removê-las do iPhone assusta muito menos, porque você não estará mais dependendo do comportamento do Fotos/iCloud para proteger a única cópia.
Uma miniatura no Mac não é prova de que o original está realmente armazenado lá. Essa é a parte traiçoeira que eu verificaria antes de fazer uma grande exclusão. Se a biblioteca do app Fotos no seu Mac estiver com o Fotos do iCloud ativado e a opção Optimize Mac Storage, o Mac pode estar mostrando a foto na biblioteca enquanto depende do iCloud para a versão em tamanho completo.
Então, sim, se as fotos foram realmente importadas para uma biblioteca local do app Fotos no Mac que não está sincronizando com o iCloud, excluí-las do iPhone não deve remover essas cópias no Mac. Mas, se o Fotos do iCloud estiver envolvido, trate o iPhone, o Mac e o iCloud como uma única biblioteca compartilhada. Exclua em um lugar e isso também pode desaparecer dos outros, ficando por um tempo em Apagados Recentemente.
Meu teste mais seguro seria chato, mas eficaz: escolha 5 ou 10 fotos e vídeos, exporte-os do app Fotos no Mac para uma pasta normal como a Mesa ou uma unidade externa, abra-os a partir dessa pasta e depois exclua apenas esses mesmos itens do iPhone e veja o que acontece. Se eles permanecerem na pasta, você tem uma cópia separada de verdade. Depois de saber disso, aumente a escala. Eu não confiaria apenas em Consigo vê-los no app Fotos, a menos que você tenha confirmado que o Mac está mantendo os originais localmente ou que você os tenha exportado para algum lugar fora da biblioteca sincronizada do app Fotos.
Não esvazie Apagados Recentemente até ter uma cópia verificada fora da biblioteca sincronizada.
A resposta depende menos de “importado” e mais de se o Fotos do iCloud está conectando o iPhone e o Mac. Se o Fotos do iCloud estiver desativado, e as fotos tiverem sido copiadas para a biblioteca local do Fotos no Mac, excluí-las do iPhone não deve excluir as cópias no Mac. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir do iPhone normalmente é uma exclusão da biblioteca, não uma exclusão só do telefone. Isso pode remover os mesmos itens do iCloud e do Mac.
Concordo com os avisos acima, mas eu teria cuidado com a ideia de desativar temporariamente o Fotos do iCloud. Pode funcionar, mas também pode criar avisos confusos sobre manter cópias, remover fotos do dispositivo, baixar originais etc. Se o seu iPhone já estiver com pouco armazenamento, pedir para ele baixar os originais antes de desativar a sincronização pode falhar ou demorar uma eternidade. Eu não trataria isso como uma alternância rápida, a menos que você saiba o que ele está pedindo.
A linha mais segura a seguir é esta: primeiro faça um arquivo separado. No Fotos do Mac, selecione os itens importados e use Arquivo > Exportar > Exportar Originais Não Modificados se quiser os arquivos originais reais. Coloque-os em uma pasta normal do Finder no Mac, em uma unidade externa, ou em ambos. Depois abra algumas fotos e vídeos pelo Finder, não pelo app Fotos. Isso prova que você tem arquivos que não dependem de o Fotos do iCloud permanecer intacto.
Depois disso, exclua do iPhone se quiser, mas espere antes de limpar Apagados Recentemente. Dê ao Mac e ao iCloud uma chance de mostrar o que aconteceu. Se a biblioteca do Fotos no Mac de repente perdê-los, você ainda terá a pasta exportada. Se nada de ruim acontecer, então você pode limpar Apagados Recentemente para realmente recuperar o espaço.
Um pequeno incômodo que as pessoas esquecem: excluir pelo app Fotos no iPhone não libera muito espaço imediatamente se os itens estiverem em Apagados Recentemente. Então não entre em pânico se o número de armazenamento quase não mudar no começo, mas não se apresse em excluir permanentemente até confirmar o backup.