Formatei acidentalmente meu cartão SD com vídeos importantes, ajuda?

Formatei meu cartão SD sem querer e ele tinha vídeos importantes que eu realmente preciso recuperar. Parei de usar o cartão imediatamente, mas não tenho certeza de quais etapas de recuperação de vídeos do cartão SD são seguras ou qual software de recuperação realmente funciona. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar vídeos de um cartão SD formatado antes que eles se percam para sempre.

No verão passado, aconteceu quase a mesma confusão comigo com um cartão de drone. Eu estava com pressa para fazer mais um voo antes do pôr do sol, vi um aviso estranho de armazenamento no app e toquei em “Formatar cartão SD” sem pensar. Alguns segundos depois, caiu a ficha. As filmagens da manhã inteira ainda estavam lá, sem backup, nada. Sensação horrível. Ainda assim, formatar normalmente não significa que seus arquivos sumiram para sempre.

Muita gente acha que formatar apaga um cartão SD completamente. Na maioria das vezes, não apaga. A menos que você tenha feito uma formatação completa e lenta no computador, ou usado uma das câmeras menos comuns com recurso de limpeza por hardware, o dispositivo provavelmente fez uma formatação rápida. Isso geralmente remove o mapa do sistema de arquivos, não os dados de foto e vídeo em si.

A forma mais fácil que encontrei para entender isso foi a seguinte. Seu cartão ainda guarda os arquivos, mas o sistema perdeu o índice de onde eles estão. Então seu celular, câmera ou computador trata o cartão como espaço livre e começa a gravar por cima quando novos dados chegam. Até que a sobrescrita aconteça, o conteúdo antigo muitas vezes ainda fica lá.

Então, se isso aconteceu com você, aja rápido e faça isto nesta ordem.

1. Pare de usar o cartão agora mesmo

Tire-o do aparelho. Não grave mais um clipe sequer. Não teste nada. Se o seu cartão SD tiver uma trava de bloqueio, deslize-a para Lock. Isso me salvou de piorar ainda mais o meu próprio erro.

1. Ignore soluções antigas de prompt de comando

Vi gente sugerindo CHKDSK e attrib em tópicos aleatórios. Eu não mexeria nisso em um cartão formatado. Essas ferramentas lidam com problemas no sistema de arquivos e arquivos ocultos. Elas não desfazem uma formatação e podem gravar alterações no cartão enquanto você tenta preservar o que ainda resta.

1. Use um leitor de cartão de verdade

Conecte o cartão SD ao computador com um leitor USB decente. Não o deixe na câmera e conecte a câmera por USB. Já vi câmeras exporem o armazenamento de maneiras estranhas, e as ferramentas de recuperação às vezes não conseguem ler o cartão corretamente através do firmware da câmera.

1. Use um software de recuperação feito para esse trabalho

Soluções manuais não levam a lugar nenhum aqui. Você precisa de um software que escaneie os setores brutos do cartão e reconstrua os arquivos a partir do que encontrar. Fotos são uma coisa. Vídeo é mais difícil. Filmagens de drone, arquivos de action cam e clipes de câmeras mirrorless frequentemente acabam fragmentados, então ferramentas fracas extraem pedaços fora de ordem e você acaba com arquivos que aparecem, mas não reproduzem.

1. Salve os arquivos recuperados em outro lugar

Isso importa mais do que as pessoas pensam. Recupere para o disco do seu computador ou para um SSD externo. Nunca grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Se fizer isso, você começa a sobrescrever o restante dos dados que ainda está tentando salvar. Meio brutal, mas é verdade.

Quanto ao software, eu iria direto para Disk Drill. Quando acabei com o cartão do meu drone, testei primeiro algumas ferramentas mais simples. Elas encontraram algumas fotos, claro. Os vídeos estavam um desastre. Reprodução quebrada, trechos faltando, arquivos com os nomes certos e o conteúdo errado. O Disk Drill funcionou melhor para mim porque tem recursos de recuperação voltados para câmeras, feitos para arquivos de mídia fragmentados.

O que eu mais gostei foi como ele me deixou visualizar o que encontrou antes de eu confirmar a recuperação. Se você usa Windows, também há uma pequena cota gratuita de recuperação, 100MB da última vez que vi, o que é suficiente para testar se a filmagem está intacta antes de gastar tempo indo além.

Então é isso, se isso acabou de acontecer, sua melhor jogada é simples. Tire o cartão. Trave-o. Coloque-o em um leitor. Faça uma varredura profunda com Disk Drill. Depois recupere tudo para outra unidade. Aí veja o que voltou. Se a sobrescrita foi baixa, suas chances ainda são boas.

Você já fez a parte mais importante. Parou de usar o cartão.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre pular o CHKDSK. Eu acrescentaria mais um passo antes. Faça uma imagem do cartão SD antes de escaneá-lo. Use algo como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou ddrescue se o cartão parecer instável. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se o software de recuperação travar ou o leitor desconectar, você ainda terá uma cópia limpa do estado atual. Para cartões danificados, isso faz muita diferença.

Eu também não confiaria demais nas prévias de arquivos para vídeo. Uma prévia pode abrir, mas a exportação completa pode estar corrompida em 2:13. É melhor testar os clipes recuperados do começo ao fim.

Para vídeo, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com varreduras de cartão SD e tende a encontrar mais assinaturas de arquivos de mídia do que essas ferramentas baratas e ruins. Se seu objetivo é recuperar vídeos de um cartão SD com o Disk Drill, escaneie a imagem do cartão, classifique os resultados por tipo de vídeo e então recupere para o seu PC ou para uma unidade externa. Nunca de volta para o cartão SD. Eu sei, parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.

Mais uma coisa que muita gente não percebe. Se os vídeos vieram de uma GoPro, drone ou câmera veicular, alguns arquivos podem precisar de reparo após a recuperação. Recuperação e reparo são tarefas separadas.

Este clipe mostra um fluxo de trabalho simples de recuperação de vídeo de cartão SD com Disk Drill, assista a esta demonstração rápida de recuperação de vídeo de cartão SD.

Se o cartão foi formatado completamente em um PC, as chances caem bastante. Formatação rápida, chances bem melhores.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas eu teria um pouco mais de cautela antes de partir direto para uma varredura de recuperação no cartão físico se as gravações forem realmente insubstituíveis. Se o cartão estiver apresentando qualquer comportamento minimamente estranho, fazer uma imagem dele primeiro é a opção mais segura. Não é obrigatório toda vez, apenas mais inteligente.

Além disso, uma coisa que muita gente deixa passar: a marca da câmera importa. Canon/Sony/Panasonic/GoPro/câmeras de drone gravam vídeo de formas um pouco diferentes, e alguns arquivos recuperados precisam de uma etapa de reparo depois da recuperação porque o cabeçalho do arquivo ou os metadados finais estão danificados. As pessoas presumem que recuperado significa reproduzível. Não. Às vezes você recupera primeiro e repara depois. Irritante, mas é assim que funciona.

O que eu faria agora:

• mantenha o cartão SD fora da câmera
  • use um leitor de cartões de qualidade
  • se possível, crie primeiro uma imagem byte a byte
  • faça a varredura com o Disk Drill
  • recupere apenas para o seu computador ou SSD externo
  • teste os vídeos por completo, não só os primeiros segundos

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque a recuperação de vídeos em cartão SD é mais difícil do que a recuperação básica de fotos, e ele tende a identificar mais vestígios de vídeo do que as ferramentas baratinhas. Se você quiser um passo a passo visual simples, este guia passo a passo do melhor software de recuperação de dados para vídeos de cartão SD vale a pena conferir.

Mais um ponto de leve discordância: se os vídeos forem muito importantes, não fique fazendo novas varreduras repetidamente com aplicativos diferentes só para comparar. Isso faz com que as pessoas se tornem suas próprias piores inimigas muito rápido, rs. Escolha uma ferramenta sólida, recupere o que puder e depois avalie.

Pequena discordância com @viajantedoceu e @andarilhonoturno em um ponto: se o cartão foi formatado pela própria câmera, eu também verificaria se a câmera criou uma nova estrutura de pastas imediatamente após a formatação. Isso pode dizer se apenas os metadados mudaram ou se alguns setores foram reutilizados logo de cara. Não é uma etapa de recuperação, apenas uma pista sobre suas chances.

O que importa agora é a triagem:

• mantenha o cartão intocado
  • use um cartão SD diferente para qualquer outra coisa
  • se o Windows pedir para verificar ou corrigir, cancele
  • verifique a capacidade informada do cartão no Gerenciamento de Disco ou nas Informações do Sistema do macOS

Essa última parte importa porque cartões SD falsos ou com falha costumam mostrar comportamento estranho no tamanho, e os resultados do software de recuperação ficam confusos rapidamente se o próprio cartão estiver com problema.

Sobre o software, o Disk Drill é uma opção sensata para recuperação de vídeo em cartão SD, especialmente se você quiser um aplicativo fácil de analisar por tipo de arquivo em vez de despejar milhares de fragmentos brutos em você.

Prós do Disk Drill:

• interface limpa
  • bom para encontrar formatos de vídeo comuns em cartões SD
  • visualizações e filtragem de arquivos ajudam a reduzir o ruído
  • razoável para casos de formatação rápida

Contras:

• a visualização não prova que um vídeo longo está totalmente intacto
  • varreduras profundas podem retornar muitos nomes duplicados ou genéricos
  • não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • se o cartão estiver fisicamente instável, o software sozinho não vai resolver

Meu conselho extra: após a recuperação, compare os tamanhos dos arquivos com o que sua câmera costuma produzir por minuto de vídeo. Clipes recuperados minúsculos com a extensão correta geralmente são lixo. Essa verificação de bom senso economiza tempo.

Então sim, vale a pena tentar o Disk Drill, mas trate recuperação e verificação como duas tarefas separadas, o mesmo ponto que @mikeappsreviewer estava destacando.