A categoria Aplicativos no armazenamento do iPhone é precisa?

O Armazenamento do meu iPhone mostra a categoria Aplicativos ocupando muito mais espaço do que o total dos apps instalados, e os números não parecem bater. Já verifiquei os tamanhos dos apps, reiniciei o telefone e ainda não consigo saber se essa divisão de armazenamento está correta ou se dados ocultos dos apps estão sendo contabilizados. Preciso de ajuda para entender se a categoria Aplicativos no Armazenamento do iPhone é precisa e como descobrir o que está usando o espaço extra.

Por que o armazenamento de ‘Aplicativos’ do iPhone parece errado

Aconteceu isso no meu próprio iPhone e, sim, parecia quebrado. Somei os apps da lista, vi várias entradas de 400 MB e 1 GB, e então o gráfico de armazenamento dizia que os apps estavam ocupando 50 GB. No começo, não fez sentido.

O que corrigiu meu entendimento foi perceber que ‘Aplicativos’ no Armazenamento do iPhone não é só o app em si. Ele junta algumas partes diferentes.

O que fica dentro de ‘Aplicativos’

Pelo que vi em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, o total geralmente inclui:

1. O app em si, ou seja, o programa baixado.
  2. Arquivos extras de suporte, como recursos de idioma e outros arquivos incluídos.
  3. Os dados do app, como configurações salvas, informações da conta e arquivos locais.
  4. Lixo de cache, que muitas vezes é a maior parte. Coisas como vídeos pré-carregados, imagens de feed social, arquivos de jogos, arquivos temporários.

Então, quando a barra superior diz que os apps estão enormes, muitas vezes significa que lixo em cache e dados armazenados dos apps estão indo junto no mesmo pacote.

Por que os números não batem

Essa parte foi a que me confundiu.

Em uma tela, o iOS mostra partes do armazenamento de um app separadamente. Em outra, ele junta tudo no total grande de Aplicativos. Depois de atualizações do iOS, fica ainda mais bagunçado. Vi rótulos de armazenamento continuarem errados por um tempo após uma atualização, quase como se o telefone ainda estivesse se reorganizando. Restos temporários de atualização e arquivos de cache antigos pareciam ficar ali até a limpeza terminar.

Os apps de streaming foram os piores no meu caso. TikTok, Instagram, Telegram, coisas assim. Eles acumulam mídia em cache rapidamente. O tamanho do app mostrado na lista parecia normal, mas a barra de armazenamento continuava subindo.

Como a falta de armazenamento se manifestou no meu telefone

Meu iPhone 13 começou a ficar lento primeiro de formas bobas. A câmera demorava mais para abrir. O toque parecia falhar. Alguns apps fechavam sozinhos sem motivo claro. Ignorei isso por mais tempo do que deveria.

Quando o armazenamento fica apertado, o iOS tem menos espaço livre para arquivos temporários de trabalho. Isso parece prejudicar a resposta geral mais do que as pessoas esperam.

O que tentei primeiro

Fiz as etapas normais de limpeza.

Desinstalar apps sem apagar os dados ajudou um pouco. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. É bom se você quiser o app de volta depois sem começar do zero. Mesmo assim, no meu telefone isso mal fez diferença.

Depois apaguei e reinstalei alguns apps grandes. Isso funcionou melhor porque limpou o acúmulo oculto de cache. O problema é que fazer isso app por app é irritante, e você ainda acaba tendo que procurar o que está inchado.

O que me ajudou a encontrar os verdadeiros vilões de espaço

A coisa que tornou esse problema mais fácil de lidar foi o Clever Cleaner.

Não confio na maioria dos apps de limpeza, então comecei esperando besteira. Este pareceu diferente porque não encontrei anúncios, verificações falsas nem algum paywall depois de dois toques. Gostei de um detalhe em particular: ele faz o trabalho no próprio dispositivo, então seus arquivos pessoais não são enviados para outro lugar.

As duas partes que mais usei

Heavies

Essa foi a parte útil para mim. Ela organiza a mídia por tamanho exato de arquivo, então encontrei gravações de tela antigas, vídeos gigantes e arquivos aleatórios que eu tinha esquecido que existiam. Isso ocupava muito mais espaço do que a maioria dos apps instalados.

Similars

Eu tinha um monte de fotos quase duplicadas. Mesmo assunto, mesmo ângulo, diferenças mínimas. Essa ferramenta agrupou tudo para que eu mantivesse a melhor e apagasse o resto rapidamente. Ver os tamanhos dos arquivos ao lado das capturas de tela e fotos tornou a limpeza mais fácil de decidir.

O que aconteceu depois da limpeza

Removi cerca de 20 GB de mídia antiga e lixo. Depois disso, a barra de Aplicativos ficou muito mais próxima da realidade, e o telefone parou de parecer entupido. Não foi mágica. Foi mais como se o telefone finalmente tivesse espaço para respirar de novo.

Se o total de armazenamento dos seus apps parece falso, eu não presumiria que o iOS está mentindo, exatamente. Normalmente ele está contando mais coisas do que você imagina. Verifique dados em cache, especialmente de apps de streaming e redes sociais. Se a limpeza manual já estiver cansando, uma ferramenta como o Clever Cleaner tornou o trabalho mais rápido para mim. Depois que você libera espaço suficiente, a diferença de velocidade fica difícil de não notar.

Não, nem sempre.

A barra Aplicativos costuma ser uma estimativa. Ela muda após indexação, atualizações, limpezas que falharam e alterações nos dados dos contêineres dos apps. A lista por app e a barra colorida no topo nem sempre usam o mesmo tempo de atualização. Então você soma seus apps, obtém 28GB, e o iOS ainda diz que Aplicativos ocupa 42GB. Já vi essa diferença permanecer por dias.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. O cache faz parte disso, sim, mas a matemática desencontrada muitas vezes é atraso nos relatórios do iOS, não apenas lixo oculto.

O que verificar em seguida:

1. Espere na tela Armazenamento do iPhone por 2 a 5 minutos.
    O iOS recalcula enquanto essa página está aberta.

2. Verifique o app Arquivos.
    Em No Meu iPhone geralmente ficam arquivos baixados por apps. Isso aumenta o armazenamento dos apps.

3. Veja os downloads do Mensagens.
    Conversas com vídeos grandes distorcem os totais, e o iOS nem sempre deixa isso óbvio.

4. O estado da sincronização importa.
    Se Fotos, Música ou Podcasts estiverem no meio da sincronização, os números de armazenamento ficam estranhos.

5. Atualize o iOS.
    Muitos bugs de contabilização de armazenamento são corrigidos silenciosamente.

6. Se um app parecer suspeito, apague-o, não o descarregue, e depois reinstale.
    Descarregar mantém documentos e dados.

Se você quiser uma forma mais rápida de encontrar arquivos locais grandes, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos semelhantes, que geralmente é onde foi parar o espaço que falta. Além disso, esta análise do Clever Cleaner para iPhone do Fossbytes é uma leitura decente: veja como o Fossbytes avaliou o Clever Cleaner para iPhone.

Versão curta. A categoria está direcionalmente certa, não perfeitamente precisa. Se o telefone ainda mostrar uma diferença enorme após 24 a 48 horas, fazer backup, apagar e restaurar geralmente redefine o cálculo de armazenamento com erro. É irritante, mas corrige muitos bugs estranhos de armazenamento do iOS.

Não, não é realmente preciso da forma que a maioria das pessoas espera. É mais como um agrupamento aproximado do que matemática exata.

Concordo em parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas acho que as pessoas culpam demais o cache. Às vezes, o problema maior é que o iOS contabiliza contêineres de apps, frameworks compartilhados, conteúdo offline baixado e até restos de atualizações de apps de formas que não batem com a lista por app. Então a barra superior e a lista detalhada podem ambas estar certas e ainda assim parecer totalmente erradas. Bem a cara da Apple, rs.

Algumas coisas que muitas vezes passam despercebidas:

• Downloads do Safari e arquivos criados por apps em Arquivos podem ficar fora do que você mentalmente conta como armazenamento de apps
  • Alguns apps armazenam mídia offline dentro do próprio sandbox e isso não fica óbvio no número principal
  • Ferramentas de desenvolvedor, modelos de voz, dicionários e pacotes de idioma também podem aumentar a categoria Aplicativos
  • A limpeza do sistema pode demorar bastante se o celular ficou quase cheio por um tempo

Uma coisa que eu tentaria e que ainda não foi mencionada: conectar o iPhone a um Mac ou PC e verificar o armazenamento por lá usando Finder ou Apple Devices/iTunes. Estranhamente, isso às vezes força um recálculo mais honesto.

Verifique também Ajustes > Acessibilidade > Fala ao Vivo / Voz Pessoal / vozes da Siri se você usa algo disso. Esses downloads são fáceis de esquecer.

Se você quer principalmente descobrir o que realmente está ocupando espaço, o Clever Cleaner é útil porque mostra rapidamente os arquivos locais grandes. Além disso, este guia em vídeo para limpar armazenamento oculto do iPhone e arquivos grandes vale a pena assistir.

Se a diferença for enorme e continuar assim por dias, então é, a categoria provavelmente está com bug mais do que inchada.

Estou com @sognonotturno no ponto central: a barra de Aplicativos não é precisa o suficiente para ser tratada como uma planilha. Mas discordo um pouco da ideia de que uma discrepância enorme geralmente é apenas atraso no relatório. Às vezes é, claro. Outras vezes o iOS está contando contêineres de apps, pacotes offline, dados de grupos de apps, extensões e partes compartilhadas que são atribuídas de forma estranha.

Uma coisa que eu verificaria e que não tem sido destacada o suficiente são as análises do dispositivo. Vá para:

Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise

Se você vir logs repetidos de pouco armazenamento ou relacionados à limpeza, isso é um indício de que o iOS não está conseguindo reconciliar o armazenamento corretamente. Também verifique se você baixou vozes da Siri, dados de tradução ou dicionários de teclado. Essas coisas podem inflar a parte de Aplicativos mais do que as pessoas imaginam.

Eu também não confiaria apenas na lista por app. Alguns apps da Apple e recursos incluídos aparecem de forma estranha ali.

Se você quiser uma maneira prática de identificar o que realmente está local e ocupando muito espaço, o Clever Cleaner é razoável para isso.

Prós:

• rápido para mostrar mídias grandes
  • útil para limpar fotos duplicadas e semelhantes
  • mais simples do que vasculhar os menus do iPhone

Contras:

• não vai corrigir magicamente um banco de dados de armazenamento quebrado do iOS
  • menos útil se o espaço faltando vier de erro de relatório do sistema
  • apps de limpeza em geral podem incentivar a excluir coisas de forma agressiva demais

Comparado ao que @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer descreveram, eu diria que a verdade está no meio-termo: parte da diferença é dado oculto real de apps, parte é apenas a contabilidade bagunçada da Apple. Se o número continuar absurdamente errado depois de alguns dias e após uma sincronização com um computador, isso geralmente aponta mais para corrupção no relatório do que para volume real de apps.