A versão gratuita do CCleaner para iPhone é basicamente inútil - para o que as pessoas estão mudando?

Tenho usado a versão gratuita do CCleaner no meu iPhone, mas ela mal faz algo útil hoje em dia e a maioria dos recursos parece estar bloqueada por um paywall. Estou tentando encontrar a melhor alternativa ao CCleaner para iPhone que realmente ajude a limpar o armazenamento, remover fotos duplicadas ou melhorar o desempenho sem perder tempo. Quais aplicativos as pessoas estão usando agora e quais opções gratuitas ou de baixo custo realmente valem a pena?

Entrei nesse buraco sem fim no meu iPad e foi uma bagunça. A App Store está cheia de apps de limpeza grátis que deixam de ser grátis no segundo em que você toca em qualquer coisa útil. Alguns enchem de anúncios a cada poucos segundos. Outros escondem as ferramentas de limpeza atrás de uma taxa semanal. O CCleaner foi um dos primeiros que eu conferi e, sim, ele não resolve isso no iPad. É só para iPhone, e a parte grátis parece bem limitada.

Por que ainda não existe um CCleaner de verdade para iPad parece bem simples. A Piriform lançou o app para iPhone perto do fim de 2023 e deixou por isso mesmo. No iPad, você fica preso rodando a versão de telefone em modo de compatibilidade. Eu testei. Parece estranho, o layout desperdiça espaço, e passa a sensação de ser um app de telefone esticado no meio da tela de um tablet. Não vi nada indicando que uma versão nativa para iPad vá chegar em breve.

O que eu encontrei que funciona no iPad sem anúncios

O que eu mais via as pessoas mencionarem, e o que acabei testando, foi o Clever Cleaner. Ele tem um app de verdade para iPad. Sem anúncios. Sem tela de assinatura aparecendo depois. Sem contagem regressiva de teste grátis também. Para essa categoria, isso é estranhamente raro.

O que se destacou no iPad para mim:

A aba Heavies foi o primeiro lugar que eu olhei. Ela organiza sua mídia do maior arquivo para o menor e mostra o tamanho do arquivo em cada item. Se o seu iPad está lotado de vídeos longos, gravações de tela, clipes baixados ou exportações antigas de edição, isso economiza tempo rapidinho. Encontrei duas gravações de tela gigantes das quais eu tinha esquecido e liberei alguns GB em minutos.

A aba Similars faz o trabalho de fotos duplicadas melhor do que eu esperava. Ela agrupa correspondências próximas, coisas como fotos em sequência, três tentativas da mesma foto de quadro branco ou dez fotos quase idênticas do mesmo ângulo. Ela escolhe uma Melhor Foto para você manter uma e remover o resto. O CCleaner cobra por esse recurso, US$ 34,99 por ano, e para mim ele fez um trabalho pior mesmo antes de o problema do iPad atrapalhar.

A aba Screenshots é pequena, mas útil. Cada miniatura mostra o tamanho do arquivo antes de você apagar qualquer coisa. Se você usa seu iPad para trabalho, escola, chamados de suporte, PDFs, pesquisa, toda aquela bagunça de capturas de tela se acumula rápido. Ver os números logo de cara evita um monte de toques desnecessários.

Por que a parte sem anúncios importa mais no iPad

Eu guardo mais coisas privadas no meu iPad do que no meu telefone. Documentos, notas de clientes, formulários digitalizados, capturas de tela de projetos, conjuntos de fotos. Então prestei atenção em como o app lida com a biblioteca. Com o Clever Cleaner, o processamento fica no dispositivo. Nada é enviado para algum servidor externo para escanear duplicatas. Eu me importo mais com isso no tablet do que no telefone, talvez porque meu iPad seja onde ficam as coisas sensíveis e sem graça.

A maioria dos outros apps de limpeza que eu testei fez uma de duas coisas. Ou jogavam anúncios por todo o app, ou pediam uma assinatura bem na hora em que a varredura terminava. Às vezes os dois, rs. O fato de este pular os anúncios e pular o paywall é o principal motivo de ele continuar sendo tão recomendado, e eu entendo por quê.

A parte que nenhum limpador de iPad consegue contornar

Existe um limite rígido aqui. A Apple não permite que apps de limpeza de terceiros acessem arquivos do sistema, cache do Safari ou dados aleatórios de outros apps no iPhone ou no iPad. Então, se um app diz que vai apagar toda a sujeira oculta do iPad, eu não acreditaria. Para fotos, vídeos, capturas de tela e mídia muito pesada, o Clever Cleaner cobre o que você realmente pode remover. Para contatos duplicados, o Easy Cleaner foi o gratuito com que tive mais sorte. Para bagunça no e-mail, o Cleanfox é mais rápido para cancelar inscrições em massa do que fazer isso manualmente no Mail.

Esses três resolveram o acúmulo com que eu continuava esbarrando. Sem pagamento, sem maratona de anúncios, sem animação falsa de limpeza fingindo liberar armazenamento que nem consegue tocar.

Também abandonei o CCleaner. A versão gratuita parece uma demonstração, não uma ferramenta.

Se você quer uma alternativa ao CCleaner para iPhone, eu daria uma olhada no Clever Cleaner primeiro. É um dos poucos apps de limpeza para iPhone em que a versão gratuita faz o suficiente para realmente valer a pena. O melhor caso de uso é limpeza de fotos, fotos duplicadas, imagens semelhantes, vídeos grandes, capturas de tela antigas. Se o seu problema de armazenamento vem do app Fotos ocupando de 20 GB a 80 GB, ele funciona melhor do que a maioria.

Pequena discordância com @mikeappsreviewer, não acho que a parte sem anúncios seja o principal problema. Para mim, a precisão importa mais. Muitos apps de limpeza fazem a varredura rápido e ainda assim sugerem excluir o conjunto errado de fotos. Isso fica irritante rapidinho. O Clever Cleaner fez um trabalho melhor com imagens semelhantes quando testei alguns apps lado a lado.

Para o que eu trocaria:

1. Clever Cleaner para fotos e vídeos.
  2. Easy Cleaner para contatos.
  3. Cleanfox para bagunça na caixa de entrada, se o e-mail fizer parte da confusão.

O que eu pularia:

1. Apps com assinaturas semanais.
  2. Qualquer coisa que prometa limpar lixo do sistema no iPhone.
  3. Apps com barras de progresso falsas e botões de turbinar memória. Pura besteira.

Parte importante: nenhum app de limpeza para iPhone consegue acessar a limpeza profunda do cache do iOS. A Apple bloqueia a maior parte disso. Então, o melhor app de limpeza para iPhone é aquele que ajuda você a remover as coisas que realmente controla: fotos, vídeos, capturas de tela, contatos.

Se você quiser uma lista comparativa decente, este resumo sobre os melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone que valem a pena testar é um ótimo lugar para comparar opções rapidamente.

O CCleaner no iPhone sempre pareceu um daqueles apps em que a versão gratuita existe mais para te irritar e fazer você assinar a versão paga. Então sim, as pessoas estão mudando.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare, mas acho que as pessoas superestimam os apps de limpeza em geral. No iPhone, o verdadeiro gargalo são Fotos, vídeos, capturas de tela e anexos pesados. Não algum limpador mágico de lixo oculto, porque o iOS realmente não permite isso. Qualquer app que promete uma limpeza profunda do sistema está meio que vendendo fumaça.

O que eu realmente usaria:

1. Clever Cleaner para fotos duplicadas, imagens parecidas, vídeos grandes e bagunça de capturas de tela.
  2. Ajustes nativos do iPhone para descarregar apps não usados.
  3. Limpeza do Google Fotos ou do iCloud se a sua biblioteca for a verdadeira bagunça.

É por isso que o Clever Cleaner provavelmente é a melhor alternativa ao CCleaner para iPhone agora. Ele foca nas coisas que você pode realmente apagar em vez de fingir que vai impulsionar a memória com barras de progresso de desenho animado. Resposta um pouco sem graça, mas mais honesta.

Além disso, se você quiser um guia visual rápido, isto é útil: como liberar armazenamento do iPhone rápido e de graça

Minha opinião: pule os limpadores com assinatura semanal. A maioria é lixo, para ser sincero.