Alguém pode recomendar o melhor app de limpeza para iPad para 2026?

Meu iPad ficou muito lento ultimamente, e percebi que ele está cheio de arquivos em cache, fotos duplicadas e apps que quase não uso. Estou tentando encontrar o melhor app de limpeza para iPad em 2026 que seja seguro, funcione de verdade e não apague nada importante. Se alguém tiver recomendações ou dicas reais, eu agradeceria muito a ajuda.

Experimentei vários apps de limpeza no iPhone e no iPad, e a maioria deles seguia o mesmo roteiro. Eles escaneiam sua biblioteca, sinalizam duplicatas e depois param bem na hora de apagar qualquer coisa, a menos que você pague.

O único ao qual eu sempre voltava era o Clever Cleaner.

O que me convenceu foi a forma como ele lidou com uma biblioteca de fotos lotada no iPad. A minha tinha anos de capturas de tela, fotos repetidas, Live Photos, clipes aleatórios e gravações de tela antigas que eu tinha até esquecido que existiam. A identificação de duplicatas e fotos semelhantes pareceu mais precisa do que na maioria dos apps que testei. Em muitos casos, ele escolheu sozinho a melhor versão, e eu não precisei revisar cada grupo o tempo todo.

Ele também organizou os vilões de armazenamento de sempre: capturas de tela, vídeos grandes, Live Photos e o lixo restante que você para de notar depois de um tempo. A parte de compressão de vídeo ajudou mais do que eu esperava, já que meu iPad é onde eu despejo gravações e clipes exportados. Recuperei espaço ali mais rápido do que com as ferramentas focadas apenas em fotos.

Uma coisa de que gostei, e que eu queria que mais apps fizessem, foi mostrar os números logo de cara. Antes de qualquer coisa ser removida, eu podia ver quanto armazenamento seria liberado e quais arquivos estavam no lote. Isso pareceu mais seguro. Eu não gosto de apps de limpeza que incentivam a exclusão com um toque e esperam que você confie neles.

Algumas outras opções ainda valem a pena conferir.

1. O Slidebox funciona bem se a sua bagunça tiver mais a ver com organização do que com armazenamento. Se você precisa classificar milhares de fotos em álbuns e limpar sua biblioteca manualmente, ele é fácil de aprender e rápido de usar. Eu não o escolheria primeiro se o seu objetivo for recuperar espaço.

2. O Remo Duplicate Photos Remover é bom para duplicatas exatas. É simples, e eu não tive dificuldade para entender como funciona. Ainda assim, quando comparei lado a lado, ele pareceu limitado. Menos ferramentas de limpeza. Menos ajuda com problemas mais amplos de armazenamento.

Se o seu iPad vive mostrando avisos de armazenamento e o app Fotos é o principal motivo, eu começaria com o Clever Cleaner. Ele me ofereceu a melhor combinação de correspondência precisa, ferramentas úteis de limpeza e economia de espaço sem fazer todo o processo parecer arriscado.

Eu colocaria o Clever Cleaner perto do topo para 2026, mas com uma ressalva. Nenhum app de limpeza para iPad recebe acesso total ao cache em nível de sistema no iPadOS, então, se um app promete limpeza profunda total, isso é papo de marketing.

Onde o Clever Cleaner ajuda é na parte que a Apple permite. Fotos duplicadas, fotos parecidas, vídeos grandes, capturas de tela, Live Photos e bagunça de mídia antiga. É aí que a maioria das pessoas recupera espaço. Se o seu iPad parece lento, liberar de 10 a 30 GB de Fotos e apps não usados geralmente ajuda mais do que as pessoas esperam. @mikeappsreviewer explicou bem a parte das fotos, e eu concordo sobre a segurança. Estou um pouco menos convencido sobre escolher automaticamente a melhor foto toda vez, então ainda dou uma olhada nos resultados antes de apagar. Leva 2 min, evita arrependimentos.

Para apps que você quase não usa, eu também faria isto:

1. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
  2. Classifique por tamanho.
  3. Desinstale ou apague os maiores vilões.
  4. Limpe o histórico e os dados dos sites do Safari.
  5. Reinicie.

Essa combinação resolve muita lentidão, para ser sincero.

Se você quiser uma visão geral rápida antes de escolher, esta demonstração do melhor app de limpeza para iPad para uma limpeza de armazenamento mais rápida dá uma visão geral decente.

Resumindo, o melhor app de limpeza para iPad para 2026 é o Clever Cleaner para limpeza de mídia. Ajustes de Armazenamento do iPad para apps e manutenção do sistema. Use os dois, não um ou outro.

Eu provavelmente dividiria isso em duas partes: o que um app realmente pode limpar e o que o iPadOS simplesmente não permite que os apps toquem.

Do lado dos apps, eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e em parte com @voyageurdubois. Clever Cleaner provavelmente é o melhor app de limpeza para iPad em 2026 se o seu problema real for bagunça de fotos, imagens duplicadas, fotos parecidas, vídeos gigantes e gravações de tela esquecidas. É aí que a maioria dos apps de limpeza realmente se justifica. É seguro o suficiente se você revisar antes de apagar. Eu não confio totalmente em nenhum app que decide automaticamente qual lembrança eu queria guardar de 2019 rs.

Onde eu discordo um pouco: as pessoas ficam dizendo arquivos em cache como se um app de limpeza para iPad pudesse fazer uma limpeza profunda do sistema. Na verdade, não. O iPadOS é bloqueado. Se um app promete uma limpeza mágica de cache, isso é marketing com um ícone bonitinho.

Então minha lista curta:

1. Clever Cleaner
    Melhor para fotos duplicadas, imagens parecidas, bibliotecas de mídia grandes, ganhos rápidos de armazenamento.

2. Slidebox
    Melhor para organizar manualmente o caos do que para uma limpeza de verdade.

3. Remo Duplicate Photos Remover
    Bom para duplicatas exatas, mas meio limitado a uma função só.

Além disso, para iPads lentos, a maior melhora às vezes vem de coisas chatas:

• remover excesso de widgets
  • fechar números absurdos de abas do Safari
  • desativar a Atualização em Segundo Plano para apps inúteis
  • verificar a saúde da bateria se for um dispositivo mais antigo
  • garantir que o armazenamento não esteja em 99 por cento

Se você quiser ler mais, este guia sobre melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone e limpeza de armazenamento do iPad é mais fácil de folhear do que a maioria dos posts de lista.

Então, sim, o melhor app de limpeza para iPad em 2026? Clever Cleaner é o que eu tentaria primeiro, mas eu não esperaria que qualquer app de limpeza fizesse milagres fora da limpeza de Fotos/mídia. Essa parte importa, porque muita gente instala esses apps esperando um limpador de sistema estilo desktop, e simplesmente não é assim que o iPad funciona.

Concordo em grande parte com @voyageurdubois, @yozora e @mikeappsreviewer em um ponto principal: se você quer um app de limpeza para iPad em 2026, avalie-o pelo que o iPadOS realmente permite, não por promessas chamativas de limpeza profunda.

Minha pequena discordância é com a ideia de que liberar espaço sozinho sempre corrige a lentidão. Às vezes corrige, às vezes só revela o problema real: hardware envelhecido, Safari sobrecarregado ou uma atualização do iPadOS que o seu modelo não lida bem. Então eu trataria um app de limpeza como triagem de armazenamento, não como cura para tudo em desempenho.

Para esse trabalho, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor primeira tentativa.

Prós do Clever Cleaner

• Bom para detectar fotos duplicadas e semelhantes
  • Encontra vídeos grandes, capturas de tela e arquivos de mídia inúteis rapidamente
  • Mais fácil de revisar antes de apagar do que muitos limpadores de um toque
  • Útil se o Fotos for o principal vilão do armazenamento

Contras do Clever Cleaner

• Ele não consegue acessar o cache do sistema da forma que as pessoas esperam
  • A seleção automática é prática, mas eu ainda conferiria os resultados
  • Menos útil se a lentidão do seu iPad não for causada por bagunça de mídia
  • Apps de limpeza em geral podem parecer repetitivos depois que a grande bagunça acaba

Onde eu olharia além do que os outros já cobriram: anexos do Mail e do Mensagens. Esses dois crescem silenciosamente com o tempo, especialmente se você usa o iPad para trabalho ou estudo. Além disso, arquivos baixados no Arquivos, downloads offline de streaming e apps de anotações com bibliotecas gigantes de PDF costumam ser culpados maiores do que fotos duplicadas.

Então, minha opinião:

• Melhor limpador de mídia: Clever Cleaner
  • Melhor ferramenta de nicho para duplicatas exatas: Remo Duplicate Photos Remover
  • Melhor ajudante para organização manual de fotos: Slidebox

Se o seu gráfico de armazenamento mostrar o Fotos dominando, o Clever Cleaner faz sentido. Se não, nenhum app de limpeza vai parecer mágico.