Alguém pode recomendar um software de recuperação de dados para Mac para unidades externas?

Estou tentando recuperar arquivos de um disco rígido externo que de repente parou de aparecer corretamente no meu Mac. Ele tem fotos importantes e documentos de trabalho, e eu preciso de um software de recuperação de dados para Mac que ofereça suporte a discos rígidos externos sem piorar a situação. Estou procurando conselhos sobre opções de recuperação seguras e confiáveis.

Recuperação de dados no Mac no macOS, o que eu escolheria depois de testar um monte deles

Testei vários aplicativos de recuperação para Mac nos últimos anos, e ainda acabo indicando para a maioria das pessoas o Disk Drill. Não porque ele ganha em tudo. Não ganha. Continuo voltando para ele porque lida bem com o meio-termo. Boas taxas de recuperação, pouco atrito, menos pegadinhas estranhas em Macs mais novos.

Muitas ferramentas de recuperação para Mac caem em dois grupos ruins. Um grupo parece simplificado demais e deixa passar arquivos que você esperava encontrar. O outro grupo te joga em uma parede de opções técnicas e logs quando você já está estressado e tentando recuperar suas coisas. O Disk Drill fica entre esses dois extremos, e para a maioria das pessoas isso importa mais do que ficar exibindo recursos.

Por que funcionou melhor para mim no Mac

O que mais se destacou primeiro foi como ele parece nativo no macOS. A interface não é poluída. O suporte a APFS pareceu sólido nos meus testes. Funcionou bem no Apple Silicon. Usei com SSDs externos, unidades USB, cartões SD e até volumes do Time Machine sem muito drama.

Mas o principal para mim foram os volumes APFS corrompidos. Tive alguns casos em que outros apps encontraram menos coisas ou me deram resultados bagunçados. O Disk Drill foi melhor nisso. Não é mágica, ainda não há promessas com armazenamento danificado, mas foi melhor.

As partes às quais eu sempre voltava

1. Foi bem com arquivos apagados e unidades formatadas.
  2. A visualização de arquivos antes da recuperação foi confiável o bastante para economizar tempo.
  3. Inclui ferramentas de backup e criação de imagem de disco, o que ajuda quando uma unidade está instável.
  4. A recuperação de fotos e vídeos é sólida, incluindo formatos RAW de câmeras.
  5. É mais fácil de usar do que a maioria das ferramentas de recuperação mais sérias.

Outras ferramentas de recuperação para Mac que eu ainda manteria na conversa

PhotoRec

Se o seu orçamento é zero, o PhotoRec é difícil de ignorar. É gratuito e muito mais forte do que a interface feia sugere. Já vi ele fazer um trabalho sólido em cartões SD e em sistemas de arquivos que estavam em estado ruim.

A desvantagem é irritante. Você normalmente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas. Então você recupera os arquivos, mas organizá-los depois parece um trabalho de limpeza vindo do inferno.

iBoysoft Data Recovery

Esse pareceu fácil de abordar rapidamente. Boa opção para quem quer suporte a APFS sem precisar aprender todo um fluxo de trabalho antes. Em casos comuns de perda de arquivos, funcionou bem para mim.

Meu problema foi o preço. O modelo de assinatura cansa rápido.

Data Rescue

Ferramenta mais antiga, com cara antiga também. Ainda assim, eu não descartaria. Tive resultados decentes com unidades externas e trabalhos de recuperação mais simples em que eu não precisava de nada sofisticado. É um daqueles apps que eu não colocaria em primeiro lugar, mas também não chamaria de inútil.

A parte em que as pessoas mais erram

Quando os arquivos somem, pare de usar a unidade. Na mesma hora.

Já vi mais recuperações serem arruinadas pelo uso contínuo da unidade do que pela escolha do software em si. Em SSDs, isso piora porque o TRIM pode apagar dados excluídos rapidamente em Macs mais novos. Se você continuar gravando no mesmo disco, suas chances caem. Rápido.

Coisas que eu faria antes de escanear qualquer coisa

1. Instale o app de recuperação em uma unidade diferente, se tiver uma.
  2. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta na mesma.
  3. Se o disco parecer instável, faça um clone dele primeiro antes de rodar uma varredura atrás da outra.
  4. Ignore ferramentas de reparo aleatórias até que os dados estejam seguros.

Essa última pega muita gente. A pessoa roda o Primeiros Socorros, depois algum limpador, depois algum utilitário de “conserte meu disco” que encontrou em um post de fórum de 2018, e até lá o trabalho de recuperação já ficou pior.

Minha resposta curta

Se alguém quiser uma sugestão de baixo risco e não quiser uma palestra, eu ainda digo Disk Drill.

Se você entende de ferramentas de recuperação, ou se o seu caso é estranho, uma das outras pode servir melhor. PhotoRec para recuperação gratuita na força bruta. iBoysoft para uma opção mais simples e amigável ao APFS. Data Rescue para trabalhos mais diretos, no estilo antigo.

Mas para a maioria dos usuários de Mac, o Disk Drill ainda é o primeiro com que eu começaria.

Eu começaria com o Disk Drill para um caso de recuperação de disco rígido externo no Mac como o seu. Ele oferece suporte a discos rígidos USB, SSDs, cartões SD, APFS, HFS+, exFAT e fluxos de leitura NTFS no Mac. Para fotos e documentos de trabalho, a visualização é útil porque você vê o que pode ser recuperado antes de pagar.

Pequeno ponto em que discordo de @mikeappsreviewer. Se a unidade não estiver aparecendo corretamente de jeito nenhum, o software importa menos do que a condição da unidade. Se o Utilitário de Disco vê o dispositivo, mas não o volume, o software de recuperação ainda tem chance. Se o macOS não detecta a unidade física, pare de mexer nela e pense primeiro em um serviço de laboratório. Reconexões e novas varreduras repetidas são como as pessoas pioram a situação.

Minha lista curta:

1. Disk Drill, melhor primeira escolha para a maioria dos usuários de Mac.
  2. R-Studio, melhor se você quiser um controle manual mais profundo.
  3. UFS Explorer, forte em partições danificadas, interface menos amigável.
  4. PhotoRec, gratuito, mas nomes de arquivos e pastas geralmente voltam uma bagunça.

Guia em vídeo do melhor software de recuperação de dados para Mac, unidades externas, APFS, USB, SSD:
assista a este guia sobre o melhor software de recuperação para Mac em unidades externas

Uma verificação prática. Abra Informações do Sistema, depois USB ou Thunderbolt, e veja se o gabinete aparece lá. Se sim, tente o Disk Drill na unidade ou faça primeiro um backup byte a byte. Se não, eu suspeitaria do cabo, do gabinete ou da própria unidade. Esse detalhe muda todo o plano.

Eu provavelmente começaria com o Disk Drill para recuperação de unidades externas no Mac, mas com uma ressalva: se a unidade estiver fazendo cliques, travando o Finder ou se desconectando aleatoriamente, o software é meio que a segunda questão. Nesse caso, cada varredura extra pode piorar as coisas.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @sternenwanderer é em ir direto para varreduras completas. Eu primeiro testaria o gabinete e o cabo. Muitas “unidades externas mortas” na verdade são uma placa bridge USB com defeito, não o disco em si. Se for uma unidade externa do tipo desktop, às vezes retirar o disco e conectá-lo de outra forma muda tudo.

Se o Mac conseguir pelo menos ver alguma coisa no Utilitário de Disco ou nas Informações do Sistema, então sim, o Disk Drill é uma escolha inicial sólida porque lida bem com sistemas de arquivos comuns do Mac e de unidades externas, e a visualização ajuda com fotos/documentos. Se você quiser algo mais forense e menos amigável, o R-Studio também vale a pena considerar. Já vi o R-Studio encontrar melhor a estrutura de pastas em alguns casos complicados de exFAT, mesmo que a interface pareça um formulário de imposto.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se a unidade estiver falhando, recupere os arquivos mais importantes primeiro, não todos os 2 TB de vídeos de férias de 2017. Priorize o que é insubstituível.

Além disso, este tópico da Apple tem algum contexto útil sobre opções de recuperação de arquivos:
melhores dicas do fórum da Apple para recuperar arquivos de uma unidade externa no Mac

Versão curta:

• Disk Drill: melhor primeira tentativa para a maioria dos usuários de Mac
  • R-Studio: mais potente se você se sente à vontade com ferramentas mais técnicas
  • PhotoRec: gratuito, resultados bagunçados
  • Nenhuma detecção: talvez seja melhor parar e considerar um laboratório

Não recupere os arquivos de volta para a mesma unidade. Parece óbvio, mas as pessoas fazem isso mesmo assim.