Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido e agora estou tentando encontrar um software gratuito de recuperação de dados que realmente funcione. Preciso muito de ajuda para escolher uma opção segura e confiável, porque alguns desses arquivos são documentos pessoais e fotos que não consigo substituir facilmente.
Eu pararia de gravar na unidade agora mesmo. Essa parte importa mais do que o aplicativo que você escolher. Arquivos excluídos muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima, então cada instalação, download, cópia, gravação de cache, tudo isso reduz suas chances.
Já testei uma pilha de ferramentas de recuperação ao longo do tempo, e a melhor depende de quão grande é o problema.
Estas são as que eu olharia primeiro:
Disk Drill é o que eu normalmente indico primeiro para pessoas comuns. É fácil de navegar, e não te afoga em bobagens logo na primeira tela. Tive resultados razoáveis com ele em arquivos excluídos, partições formatadas, volumes RAW e unidades com danos no sistema de arquivos. A ferramenta de visualização ajudou bastante, já que eu podia verificar se os arquivos pareciam intactos antes de gastar dinheiro. A opção de backup byte a byte também vale a atenção se a sua unidade parecer instável. No Windows, você pode recuperar até 100 MB gratuitamente.
Recuva ainda funciona para os casos simples e comuns, como excluir arquivos por engano e depois esvaziar a Lixeira. É gratuito, leve e rápido de testar. Também parece antigo, porque é antigo. Eu não confiaria nele para corrupção séria ou recuperações grandes de mídia, mas para fotos, PDFs e documentos normais, ele ainda recupera coisas com mais frequência do que as pessoas imaginam.
R-Studio é para onde eu iria se a situação estiver bagunçada e você souber lidar com ferramentas técnicas. RAID, partições corrompidas, layouts de armazenamento incomuns, coisas assim. É poderoso, mas a interface é difícil se você é novo nisso. Se você não precisa desses recursos mais avançados, eu ainda começaria com o Disk Drill porque o processo é mais fácil de gerenciar e mais difícil de estragar.
A grande regra é simples. Não instale o software de recuperação na mesma unidade da qual você está tentando salvar arquivos. Coloque-o em outro disco, ou use outra máquina se tiver uma.
Mais uma coisa. Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, apitando, desconectando, ou não aparecer na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, eu pararia com as varreduras por software. Esses sinais apontam mais para falha de hardware do que para um problema normal de exclusão. Varreduras repetidas em uma unidade com defeito são como as pessoas transformam um dia ruim em algo pior. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.
Se isso foi apenas uma exclusão normal, suas chances ainda são razoáveis. Espero que dê tudo certo. Responda depois contando o que aconteceu.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer, mas estou menos convencido sobre o Recuva para qualquer coisa além de exclusões simples. Ele ainda funciona, claro, mas os resultados da varredura parecem meio imprevisíveis em sistemas mais novos.
Se você quer um software gratuito de recuperação de dados que valha a pena testar, eu faria os testes nesta ordem:
-
PhotoRec. Interface feia. Ótima taxa de recuperação. Ele ignora o sistema de arquivos e recupera arquivos por assinatura, então muitas vezes consegue extrair dados de unidades danificadas ou formatadas quando aplicativos mais bonitos falham. Ponto negativo: nomes de arquivos e pastas costumam voltar bagunçados.
-
Windows File Recovery. Gratuito da Microsoft. Só por linha de comando. Chato, mas seguro e legítimo. Melhor se os arquivos excluídos forem recentes e você souber o tipo de unidade, NTFS, exFAT, SSD etc.
-
Disk Drill. Vale a pena dar uma olhada se você quer algo mais fácil de usar e as pré-visualizações ajudam a organizar a bagunça mais rápido. O limite gratuito no Windows é pequeno, então eu o trato mais como uma ferramenta inicial de triagem.
Dica rápida que muita gente ignora. Se for um SSD, as chances de recuperação caem rápido porque o TRIM apaga blocos excluídos rapidamente. Em HDDs antigos, suas chances geralmente são melhores.
Além disso, não instale nada na mesma unidade. Salve os arquivos recuperados em outra unidade também. Se você quiser um resumo rápido, esta análise em vídeo dos melhores softwares de recuperação de dados para arquivos excluídos é um bom ponto de partida.
Eu acrescentaria uma opção na qual nem @mikeappsreviewer nem @andarilhonoturno realmente apostaram: TestDisk. Não é bonito, não é amigável para iniciantes, mas se o problema for uma partição perdida ou uma tabela de partição bagunçada em vez de apenas um arquivo excluído, ele pode fazer coisas que o Recuva não consegue. É gratuito e legítimo.
Dito isso, para recuperação real de arquivos excluídos, eu meio que discordo das pessoas que vão direto para a ferramenta mais poderosa. Mais poder muitas vezes = mais caos nos resultados. Se você quer o ponto de partida mais fácil e seguro, Disk Drill provavelmente é o mais prático porque a visualização facilita muito identificar o que realmente pode ser recuperado antes de perder horas.
Se você quiser uma comparação mais ampla, este guia dos melhores softwares gratuitos e pagos de recuperação de dados é uma lista razoável.
Uma coisa que eu verificaria primeiro: era um HDD ou SSD? Se for SSD, suas chances podem ser baixas mesmo com o melhor software. Se for HDD, a chance é bem melhor. Além disso, recupere os arquivos em outra unidade, não na mesma. Essa parte é ignorada com muita frequência e depois as pessoas se perguntam por que as coisas sumiram de vez.