Alguém pode recomendar uma ferramenta gratuita de recuperação de fotos?

Apaguei acidentalmente uma pasta de fotos da família do meu celular e percebi tarde demais que elas não tinham backup. Estou tentando encontrar uma solução gratuita de recuperação de fotos que realmente funcione, porque essas imagens são muito importantes para mim e não posso pagar por um software pago agora. Quais são as melhores ferramentas ou métodos gratuitos de recuperação de fotos para tentar?

Já tive que recuperar fotos perdidas mais de uma vez, e a parte que as pessoas pulam é justamente a que mais importa. Pare de usar o cartão ou a unidade imediatamente. Quero dizer agora mesmo. Se novos dados forem gravados por cima das fotos excluídas, suas chances caem muito.

Fotos excluídas normalmente não somem na hora. O armazenamento marca o espaço como livre e então espera. Se você continuar fotografando, movendo arquivos ou até deixando alguns apps gravarem arquivos temporários inúteis, corre o risco de sobrescrever os dados antigos da imagem. Depois disso, o software de recuperação não vai ajudar muito. Então sim, o primeiro passo é simples. Ejete o cartão. Desconecte a unidade. Deixe tudo quieto.

Depois disso, a ferramenta importa, mas menos do que as pessoas pensam. Já testei várias delas. A que mais uso é o Disk Drill. Para os meus arquivos, tem sido a opção mais confiável, principalmente quando estou lidando com mídia de câmera e arquivos RAW. A interface é limpa, as verificações são fáceis de iniciar, e ele lida com formatos como CR3, NEF e ARW sem fazer você brigar com o app antes.

Uma parte que vale destacar é o modo de recuperação focado em câmera. Arquivos fragmentados são onde muitas ferramentas desmoronam. Uma câmera grava partes de uma foto ou vídeo em locais diferentes, então o app de recuperação pega os pedaços, mas não consegue reconstruir o arquivo em algo utilizável. Você acaba com uma miniatura, ou um arquivo que abre pela metade, ou nada. O Disk Drill se sai melhor nisso do que a maioria dos que testei.

A parte irritante é a versão gratuita. No Windows, a recuperação é limitada a 100 MB. Então, não, não é muito. Ainda assim, é útil. Já usei para confirmar se um cartão tinha salvação antes de pagar por qualquer coisa. Se você precisa recuperar algumas fotos importantes, ou quer ter certeza de que os arquivos são visualizados corretamente, ele dá conta do recado.

Se você não quer limites de recuperação e está bem com algumas concessões, eu olharia para o PhotoRec e o Recuva em seguida.

1. O PhotoRec vai fundo. Ele verifica setores brutos e procura assinaturas de arquivos em vez de depender do sistema de arquivos. Isso ajuda quando um cartão está corrompido a ponto de o computador mal conseguir reconhecê-lo, ou nem conseguir montá-lo direito. O problema é que o fluxo de trabalho dele é meio ruim. Não há galeria polida. Não há organização elegante. Não há nomes originais nem estrutura de pastas. Você recebe um monte de arquivos com nomes como 'f12345.jpg' e depois organiza a bagunça por conta própria. Funciona, mas não é divertido.

2. O Recuva é o mais fácil. Apenas para Windows, gratuito, configuração simples, sem complicação. Se você excluiu fotos recentemente de uma unidade saudável, muitas vezes ele basta. Já tive resultados decentes com ele nesses casos limpos, com pouco dano. Quando a corrupção entra em cena, ou depois de uma formatação rápida, os resultados pioram. Ele não reconstrói danos complexos tão bem quanto as ferramentas pagas, pelo menos pelo que vi.

Cada caso de perda é uma bagunça diferente. A marca do cartão importa. O sistema de arquivos importa. Como os arquivos desapareceram importa. Minha abordagem habitual é verificar primeiro com o Disk Drill e conferir as pré-visualizações, porque elas dizem mais do que os nomes dos arquivos. Se as pré-visualizações estiverem boas, você ainda tem chance. Se quiser uma segunda tentativa, use o PhotoRec depois, se conseguir tolerar o fluxo de trabalho feio. Teste alguns e veja qual deles recupera mais arquivos utilizáveis do seu cartão, não do cartão de outra pessoa.

Se as fotos foram apagadas do armazenamento interno do seu celular, eu pularia o Recuva primeiro. Ele é bom em PCs, não tão bom para celulares modernos. @mikeappsreviewer falou do PhotoRec, então vou acrescentar uma perspectiva diferente.

Verifique primeiro a lixeira da nuvem da marca do celular. Google Fotos, OneDrive, Galeria Samsung, Fotos do iCloud. Alguns mantêm fotos apagadas por 30 a 60 dias, mesmo se o backup estivesse desativado para a pasta que você percebeu depois. As pessoas deixam passar essa etapa o tempo todo.

Para recuperação gratuita, experimente o DiskDigger no Android. A versão gratuita recupera fotos e vídeos, e funciona melhor se o celular tiver root. Sem root, os resultados são limitados, mas ainda assim já vi ele recuperar miniaturas e JPGs antigos de alguns dispositivos. Se o seu celular usa um cartão microSD, remova-o e escaneie o cartão em um computador. As taxas de recuperação costumam ser melhores assim.

Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. A qualidade da prévia é útil, mas em celulares a origem importa mais. O armazenamento interno com criptografia baseada em arquivos muitas vezes acaba com as chances de recuperação após a exclusão. Exclusões em cartão SD são um alvo muito melhor.

Se você quer uma ferramenta para desktop, vale a pena testar o Disk Drill para um cartão SD ou para um celular montado como armazenamento. É fácil de testar, e você saberá rapidamente se os arquivos ainda estão lá.

Além disso, este resumo das principais ferramentas para restaurar imagens perdidas é bom:
melhores ferramentas de recuperação de fotos para imagens apagadas

Se isso fosse armazenamento interno do telefone, eu seria um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer parece, e um pouco mais cauteloso do que @boswandelaar. Em telefones mais novos, arquivos apagados da memória interna costumam ser eliminados rapidamente por causa de criptografia/TRIM, então muitos apps de “recuperação gratuita” prometem muito mais do que entregam.

O que eu faria em vez disso:

• Verifique a lixeira/itens excluídos recentemente no app Arquivos do telefone
  • Conecte o telefone a um PC/Mac e navegue por DCIM, Pictures, WhatsApp etc. Às vezes a “pasta excluída” só foi movida ou ocultada pelo app de galeria
  • Procure por caches específicos de apps se as fotos vieram do WhatsApp, Messenger ou apps de edição
  • Se houver um cartão microSD, escaneie ele em um computador, não pelo telefone

Quanto a ferramentas de fato, Disk Drill vale a pena testar primeiro em um cartão ou armazenamento montado porque é fácil verificar se algo pode ser recuperado. Eu sei que já o mencionaram, mas onde eu meio que discordo é que eu não perderia muito tempo executando vários apps de telefone no próprio dispositivo. Cada instalação/uso extra pode piorar as coisas. Meio que vai contra o propósito.

Se você quiser mais opções, esta lista é bem sólida:
melhor software de recuperação de fotos para imagens apagadas

Versão curta: cartão SD = chance razoável. Armazenamento interno = sinceramente, talvez não. Essa parte é ruim, mas ainda é melhor do que falsa esperança de apps duvidosos de “recuperação 100%”.

Eu acrescentaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: se isto fosse um iPhone, sua melhor ferramenta gratuita de recuperação pode ser um backup mais antigo, não um scanner. Verifique os backups do Finder/iTunes em qualquer computador que você já tenha usado antes. Muita gente esquece que o telefone foi salvo automaticamente em backup local meses atrás. A mesma ideia vale no Android com os suítes de backup do fabricante.

Discordo um pouco de @boswandelaar e @sternenwanderer sobre o desktop ser sempre a resposta se o telefone não tiver cartão SD. Para o armazenamento interno moderno, muitas ferramentas de varredura quase não encontram nada útil, então passar horas alternando aplicativos pode ser um esforço desperdiçado.

Sobre o Disk Drill:

• Prós: fácil de usar, visualização rápida, bom para cartões SD e armazenamento externo, útil para verificar se a recuperação é sequer possível
  • Contras: a recuperação gratuita é limitada, menos útil em armazenamento interno criptografado do telefone, e você não deve instalar nada no mesmo dispositivo do qual está tentando recuperar

@mikeappsreviewer está certo ao dizer que a visualização importa, mas eu colocaria a busca por backups à frente da varredura em casos de telefone.

Minha ordem seria:

1. Verificar itens apagados/excluídos recentemente dentro do aplicativo de fotos
  2. Verificar backups antigos do computador
  3. Verificar exportações de aplicativos de mensagens e pastas de mídia compartilhada
  4. Se as fotos estavam no cartão SD, escaneie-o em um PC com o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação
  5. Se elas estavam apenas no armazenamento interno, mantenha expectativas baixas e pare de usar o telefone imediatamente

Ferramentas gratuitas podem funcionar, mas em telefones mais novos o verdadeiro inimigo é como o armazenamento lida com a exclusão, não qual aplicativo tem os anúncios mais bonitos.