Minha câmera Nikon excluiu um lote de fotos do meu cartão SD, e estou tentando descobrir se ainda podem ser recuperadas. Eram fotos importantes, e não tirei nenhuma foto nova porque não quero sobrescrever os dados. Preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de fotos do cartão SD da Nikon e quais softwares ou métodos realmente funcionam.
Já passei por isso com um cartão da Nikon uma vez, e eu ainda não daria as fotos como perdidas. Fotos apagadas muitas vezes voltam, mesmo depois de uma formatação rápida. O que importou no meu caso não foi a forma como os arquivos sumiram. O que importou foi se novos dados já tinham sido gravados por cima deles.
Primeiro passo, pare de usar o cartão SD. Agora mesmo. Não tire mais fotos, não grave vídeo, não formate de novo. Cada arquivo novo reduz suas chances porque os dados RAW e JPEG vão sendo substituídos aos poucos.
Se você fez uma formatação rápida por engano, a recuperação ainda funciona com bastante frequência. Uma formatação completa é mais complicada. Um apagamento seguro é pior. Esses são os casos em que eu deixo de me sentir otimista.
Se não houver backup, eu iria direto para um software de recuperação. Já usei o Disk Drill para isso. Ele reconheceu formatos da Nikon como NEF e NRW, além de JPEGs padrão, e eu não precisei brigar com a interface por uma hora.
O que eu fiz foi mais ou menos assim:
- Retire o cartão SD da câmera e conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD. Parece óbvio, mas ainda vale dizer.
- Selecione o cartão e clique em Procurar dados perdidos.
- Execute a Verificação Universal. Para exclusão acidental e bagunça de formatação rápida, ela geralmente cobre bem o básico.
- Espere a verificação terminar e depois visualize o que ela encontrou. Se seus arquivos RAW abrirem na visualização, eu consideraria isso um ótimo sinal.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade. Não os coloque de volta no mesmo cartão. Fiz isso uma vez anos atrás e, sim, foi uma péssima ideia.
Se você também perdeu arquivos de vídeo, tente a Recuperação Avançada de Câmera depois da verificação principal. Vídeos de câmera às vezes ficam fragmentados, e essa etapa extra já encontrou clipes para pessoas quando a verificação normal não deu conta.
Uma parte chata é que arquivos RAW recuperados muitas vezes voltam com nomes bagunçados ou sem a estrutura original de pastas. Isso é comum. O software pode identificar os arquivos pelas assinaturas internas em vez de reconstruir o cartão exatamente como ele era. Nomes de arquivo feios não significam que os dados da imagem estejam ruins.
Além disso, não entre em pânico se os arquivos NEF recuperados se recusarem a abrir no aplicativo padrão Fotos do Windows. Já vi o Windows se atrapalhar com o suporte a RAW da Nikon. Tente primeiro um programa que reconheça arquivos NEF antes de concluir que estão corrompidos.
Antes de verificar, procure cópias que você esqueceu. Quero dizer importações antigas no seu PC, transferências do SnapBridge, sincronização na nuvem, pastas aleatórias de viagem, tudo isso. Já vi gente gastar tempo recuperando arquivos que já estavam em alguma pasta esquecida de Imagens com uma data estranha. Meio bobo, mas acontece.
Se o cartão SD nem aparecer, continuar caindo a conexão ou parecer fisicamente danificado, eu pararia por aí. O mesmo vale se a verificação começar e o cartão continuar desconectando. Um cartão com falha piora rápido, e forçar demais é como as pessoas transformam um problema recuperável em um problema sem solução. Nessa hora, eu procuraria um serviço profissional de recuperação.
Então sim, ainda há uma chance. Exclusão acidental, formatação rápida, fotos sumidas depois de uma viagem, nada disso significa que o cartão já era. Se você parar de usá-lo logo no início e fizer a recuperação pelo computador, suas chances aumentam bastante.
Sim, você ainda tem uma chance.
Se a Nikon apenas apagou o índice das fotos, os dados da imagem muitas vezes permanecem no cartão SD até que novas fotos os sobrescrevam. Você fez a coisa certa ao não tirar mais fotos. Continue assim.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: pare de usar o cartão. Onde discordo um pouco é nisso: eu não gastaria muito tempo testando o cartão na câmera novamente. As câmeras adoram “corrigir” cartões e piorar as coisas.
O que eu faria primeiro:
- Coloque o cartão SD em um leitor de cartões, não de volta na Nikon.
- Verifique se o seu computador reconhece a capacidade total do cartão. Se ele mostrar uma capacidade estranha, o próprio cartão pode estar falhando.
- Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão, se possível. Isso importa se o cartão estiver instável. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux funcionam bem.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão original.
Essa etapa costuma ser muito ignorada, e ela salva as pessoas quando o cartão começa a falhar no meio da varredura.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida bem com formatos RAW da Nikon, como NEF, e com arquivos JPG normais. Ainda assim, eu classificaria os resultados por tipo de arquivo e data após a varredura, já que recuperações da Nikon geralmente voltam com nomes feios e pastas misturadas. Chato, mas normal.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: se a sua Nikon gravava em dois cartões ao mesmo tempo, ou se você tinha a gravação de backup ativada, verifique o segundo cartão. Parece bobo, mas já vi pessoas entrarem em pânico por causa de fotos “apagadas” que estavam no Slot 2 o tempo todo.
Se você quiser um guia simples, este guia fácil de recuperação de fotos do cartão SD cobre o processo em português claro.
Se o cartão faz clique, desconecta, esquenta ou não monta, pare. Nesse ponto, software não é a solução. É aí que a recuperação profissional começa a fazer sentido.
Sim, provavelmente recuperável, mas eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @codecrafter só mencionaram de leve: verifique se as fotos foram realmente “excluídas” ou apenas ocultadas por uma estrutura de pastas da Nikon danificada.
Já vi cartões em que a pasta DCIM parecia vazia, mas os dados das imagens ainda estavam lá e podiam ser recuperados com um navegador de arquivos comum em outra máquina, ou o cartão tinha erros no sistema de arquivos que faziam a câmera se comportar de forma estranha. Então, antes de entrar em pânico total, teste o cartão em modo somente leitura, se puder, e veja se algo aparece.
Além disso, discordo um pouco da ideia de que “formatação completa = basicamente sem esperança”. Em cartões SD, mesmo após a formatação, a recuperação ainda pode funcionar dependendo de como a câmera lidou com isso. Não é ótimo, mas também não é derrota automática.
O que eu faria:
- pare de usar o cartão completamente
- use um leitor de cartões, não a câmera
- se possível, copie o cartão inteiro para um arquivo de imagem primeiro
- depois escaneie essa imagem com um software de recuperação
O Disk Drill é uma opção legítima aqui, especialmente para arquivos Nikon NEF, JPG e, às vezes, arquivos de vídeo. Se os nomes dos arquivos voltarem embaralhados, isso é normal. O que importa é se a imagem abre.
Também vale a leitura se você estiver comparando ferramentas: melhores recomendações de software de recuperação de cartão SD para fotos e arquivos de câmera
Se o cartão montar, escanear e mostrar prévias das suas fotos, você ainda tem uma chance razoável. Se ele continuar desconectando ou mostrar 0 bytes, pare de mexer nele porque isso vira um problema de hardware rapidamente.
Boa chance, sim. Concordo em grande parte com @codecrafter, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer sobre a regra principal: mantenha esse cartão SD intocado.
Onde eu discordaria um pouco é da pressa de partir direto para uma varredura longa de recuperação. Antes disso, verifique se a Nikon apenas bagunçou a entrada do sistema de arquivos. Em alguns cartões, as fotos ainda estão lá, mas a tabela de pastas está corrompida, então outro computador pode enxergar mais do que a câmera.
Minha opinião:
- Trave o cartão SD com a pequena chave lateral, se o seu adaptador tiver uma
- Leia-o apenas em um computador
- Tente uma verificação do sistema de arquivos apenas em modo somente leitura, se o seu sistema operacional permitir, não um reparo
- Procure pastas ocultas, subpastas DCIM estranhas ou arquivos com pré-visualizações zeradas, mas tamanho real
Se a navegação normal não mostrar nada útil, então um software de recuperação faz sentido. O Disk Drill é uma opção sólida para cartões Nikon.
Prós do Disk Drill:
- boa detecção de arquivos NEF e JPG
- as pré-visualizações ajudam a separar recuperações reais de lixo
- simples o suficiente se você não quiser ferramentas de linha de comando
Contras:
- varreduras profundas podem gerar nomes de arquivos bagunçados
- a recuperação completa geralmente exige pagamento
- em um cartão com falha, escanear a mídia original ainda é arriscado se você pulou a etapa de criar uma imagem primeiro
Então sim, é possível recuperar. Se o cartão estiver estável, crie uma imagem dele e depois teste o Disk Drill nessa imagem. Se o cartão ficar offline ou informar um tamanho estranho, pare antes que o software piore um cartão já com problema.