Como posso fazer meu disco rígido externo montar no meu Mac?

Meu disco rígido externo parou de montar repentinamente no meu Mac, e alternar entre diferentes portas USB não ajudou. O disco liga, mas não aparece normalmente, e preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema do Mac, um problema no cabo ou um disco com falha, porque tenho arquivos importantes nele.

Já passei por isso no meu Mac mais de uma vez. Você conecta uma unidade externa e não acontece nada. Nenhum ícone na mesa. Nada no Finder. A sensação piora rápido. Ainda assim, eu não presumiria que os arquivos já se foram. Muitas vezes o próprio disco está funcionando, e o macOS é que está agindo de forma estranha.

Comece primeiro pelas verificações mais chatas. Eu sei, ninguém quer fazer isso. Eu pulei essa parte uma vez e perdi meia noite com uma troca de cabo que eu deveria ter tentado no primeiro minuto.

Método 1: Verifique a conexão primeiro

Essa é a parte em que as pessoas reviram os olhos, e no fim acaba sendo a solução.

1. Desconecte a unidade do seu Mac.
  2. Se ela estiver passando por um hub ou dock, elimine o intermediário e conecte-a diretamente ao Mac.
  3. Experimente outra porta USB ou Thunderbolt.
  4. Troque por um cabo que você sabe que funciona.
  5. Teste a unidade em outro Mac ou até em um PC com Windows, se tiver um por perto.
  6. Procure sinais de vida: girando, uma pequena vibração, LED de energia, qualquer ruído. Se ela ligar, normalmente considero isso um bom sinal.

Método 2: Verifique se o Finder não está ocultando

Já vi unidades montadas ficarem invisíveis porque as configurações do Finder estavam incorretas. O disco estava lá. O Finder simplesmente se recusava a mostrá-lo.

1. Abra o Finder.
  2. Vá em Finder > Ajustes. Em versões mais antigas do macOS aparece Finder > Preferências.
  3. Abra a aba Geral.
  4. Marque Discos externos.
  5. Depois abra a aba Barra Lateral.
  6. Marque Discos externos lá também.
  7. Volte ao Finder e verifique novamente.

Recupere os arquivos antes de tentar reparar qualquer coisa

Se a unidade aparece no Utilitário de Disco, mas não monta, eu tiraria os dados dela primeiro antes de executar ferramentas de reparo ou apagar qualquer coisa. Aprendi isso da pior maneira. Muita gente vai direto para Primeiros Socorros, depois o disco piora, e aí o pânico começa.

Disk Drill lê o disco de forma mais direta, então não depende tanto de o macOS montar o volume corretamente.

1. Instale e abra o Disk Drill.
  2. Encontre a unidade não montada na lista.
  3. Se a unidade parecer instável, use primeiro o Backup byte a byte e crie uma imagem completa.
  4. Espere até que a imagem seja concluída. Não tenha pressa nesta parte.
  5. Escaneie o disco original ou o arquivo de imagem.
  6. Veja o que ele encontrar.
  7. Visualize os arquivos principais para confirmar que ainda abrem.
  8. Selecione o que você precisa.
  9. Recupere para uma unidade diferente. Não grave nada de volta no disco com problema.

Depois que seus arquivos estiverem em algum lugar seguro, você terá margem para mexer nos reparos sem ficar nervoso a cada clique.

Interrompa um processo fsck travado

Encontrei isso no macOS após uma ejeção insegura. O sistema iniciou uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano e depois ficou parado para sempre. A unidade nunca foi montada até eu encerrar o processo.

1. Abra o Terminal.
  2. Execute: sudo pkill -f fsck
  3. Digite sua senha de administrador se o macOS pedir.
  4. Aguarde alguns segundos.
  5. Veja se o disco é montado sozinho.

Já vi uma unidade desaparecida aparecer logo depois disso. Solução estranha, mas sim, acontece.

Redefina a NVRAM em Macs Intel ou reinicie se você usa Apple Silicon

Às vezes, o problema está em configurações mais altas do sistema, não no próprio disco.

Para Macs Intel:

1. Desligue o Mac.
  2. Pressione o botão liga/desliga.
  3. Imediatamente, mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R.
  4. Continue pressionando por cerca de 20 segundos.
  5. Solte e deixe o Mac inicializar.
  6. Reconecte a unidade e teste novamente.

Para Macs Apple Silicon:

1. Desconecte a unidade.
  2. Reinicie o Mac normalmente.
  3. Aguarde até que o macOS esteja totalmente carregado.
  4. Conecte a unidade novamente.

Reformate a unidade se os dados já estiverem seguros

Se nenhuma das etapas anteriores funcionou, e você já copiou tudo o que era importante, eu passaria para uma formatação. Este é o ponto em que você para de tentar preservar o sistema de arquivos existente e recomeça do zero.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
  3. Selecione o disco físico, não um dos volumes abaixo dele.
  4. Clique em Apagar.
  5. Escolha um nome. Selecione APFS para uso apenas no Mac, ou exFAT se a unidade precisar ser usada entre macOS e Windows.
  6. Clique em Apagar e aguarde.

Depois que terminar, desconecte a unidade e conecte-a novamente. Se ela ainda não montar após uma formatação limpa, eu começaria a suspeitar de problema de hardware. Em algum momento isso vira perda de tempo, e substituir a unidade faz mais sentido.

A principal lição que tirei de tudo isso foi: salve os arquivos primeiro, repare o disco depois. Unidades podem ser substituídas. Seus dados não, e sim, aprendi isso da forma mais irritante.

Se a unidade ligar, mas não aparecer no Finder, concentre-se em saber se o macOS ao menos detecta o hardware. Isso informa se o problema é de montagem, de sistema de arquivos ou de um gabinete com defeito.

Abra Informações do Sistema. Pressione Option, clique no menu Apple e depois em Informações do Sistema. Vá para USB ou Thunderbolt. Se sua unidade externa aparecer ali, seu Mac está detectando o dispositivo. Se não aparecer, eu começaria a suspeitar do cabo, da placa do gabinete ou da própria unidade. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre interromper o fsck cedo. Se o disco estiver fazendo cliques, lento ou desconectando, eu evitaria mexer demais nele e verificaria a detecção primeiro.

Em seguida, abra o Utilitário de Disco, depois Visualizar, Mostrar Todos os Dispositivos. Procure três coisas:

1. O disco físico aparece, mas o volume está esmaecido. Isso aponta para dano no sistema de arquivos.
  2. O disco físico aparece com tamanho incorreto, como 0 bytes. Isso aponta para falha de hardware ou da ponte.
  3. Nada aparece. Isso aponta para conexão, gabinete ou unidade com defeito.

Se o volume estiver listado, mas não montado, tente no Terminal:
diskutil list
Encontre o identificador do disco e depois execute:
diskutil mountDisk /dev/diskX
ou
diskutil mount /dev/diskXsY

Se o macOS mostrar um erro, anote o texto exato. Os códigos de erro importam. Já vi o 49153 e falhas de montagem semelhantes ligadas a mapas de partição danificados. Esta discussão combina com o que muita gente encontra no Mac quando uma unidade externa se recusa a montar, discussão sobre erro de montagem 49153 em unidade externa no Mac.

Outro teste muitas vezes ignorado: remova a unidade do gabinete, se for uma unidade de mesa ou um modelo portátil mais antigo com gabinete substituível. Coloque-a em um novo adaptador SATA para USB. Já resolvi muitos casos de unidades consideradas mortas em que o disco estava bom e a ponte USB havia falhado. Gabinetes baratos falham o tempo todo.

Se os dados forem importantes, pare de tentar ferramentas de reparo aleatórias antes de saber a condição da unidade. O Disk Drill é útil aqui porque muitas vezes detecta volumes que o macOS se recusa a montar, e você pode primeiro escanear e depois recuperar. Se os dados SMART estiverem disponíveis, verifique-os. Setores defeituosos, erros de leitura ou timeouts são sinais de alerta. Se a varredura estiver muito lenta ou travando, faça primeiro um clone e depois trabalhe a partir da imagem. Isso economiza desgaste no disco original.

Para SEO e em inglês simples, esse problema geralmente é uma unidade externa não montando no Mac por causa de dano no sistema de arquivos, falha no gabinete, defeitos no cabo ou porque o macOS não está lendo a partição corretamente.

Se a unidade montar em outra máquina, copie seus arquivos rapidamente. Se falhar em todos os lugares, o problema provavelmente é de hardware.

Se a unidade ligar, mas nem sequer aparecer no Finder ou no Utilitário de Disco, eu testaria uma coisa que os outros só mencionaram indiretamente: o Modo de Segurança. Às vezes o macOS carrega algum utilitário de disco de terceiros meio problemático, ferramenta NTFS, filtro de antivírus ou extensão de backup que bloqueia a montagem. Inicie no Modo de Segurança, conecte a unidade e veja se ela aparece lá. Se aparecer, a unidade pode estar boa e o problema pode ser o seu ambiente normal de inicialização.

Eu também não iria correndo direto para o Primeiros Socorros só porque o disco aparece. @mikeappsreviewer tem razão sobre salvar os dados primeiro, e @sognonotturno tem razão que a visibilidade importa, mas o Primeiros Socorros pode ser meio inútil em unidades que já estão começando a falhar.

Outra verificação sólida: no Terminal, execute:

log stream --predicate 'process == 'kernel' --info

Depois conecte a unidade e observe as mensagens. Se você vir erros repetidos de E/S, desconexões ou mensagens do tipo “mídia não presente”, isso geralmente aponta para problema no gabinete ou no hardware, não apenas um problema de montagem.

Se o disco aparecer, mas não montar, a recuperação de dados antes do reparo é a jogada mais inteligente. O Disk Drill é uma das melhores opções para um disco rígido externo de Mac que não monta, especialmente se o volume estiver visível, mas ilegível. Se você quiser uma visão geral decente, esta análise do Disk Drill para recuperação de dados no Mac explica isso com bastante clareza.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se a unidade estiver criptografada, verifique se o macOS está esperando por um prompt de desbloqueio que nunca apareceu. Já aconteceu comigo. Super irritante.

Eu acrescentaria um ponto que os outros apenas sugeriram: verifique se a unidade está recebendo energia suficiente. Na verdade, discordo um pouco da ideia de que se liga, então isso já é um bom sinal. Já vi unidades externas acenderem e girarem, mas ainda assim não serem reconhecidas corretamente porque a porta USB não estava fornecendo energia estável. Se for uma unidade portátil de 2,5 polegadas, tente um hub com alimentação própria, um adaptador diferente ou uma conexão USB-C direta, se possível.

Verifique também isto no Terminal:

diskutil info /dev/diskX

Se o disco físico aparecer, mas a mídia estiver marcada como não inicializada, não suportada ou não legível, isso já ajuda a restringir rapidamente o problema. Outro comando útil:

sudo gpt -r show /dev/diskX

Se a saída do GPT estiver corrompida ou ausente, o mapa de partição pode estar danificado mesmo que o hardware ainda esteja respondendo.

Mais uma coisa: se for uma unidade HFS+ antiga, teste em outro Mac com uma versão mais antiga do macOS, se puder. Versões mais novas do macOS podem ser mais exigentes com discos antigos em estado marginal e chips de ponte USB instáveis.

Quanto à recuperação, @sognonotturno, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer estão todos apontando para a ideia central correta: primeiro identificar o hardware, depois decidir se deve montar, reparar ou recuperar. Eu só diria para não continuar reconectando repetidamente uma unidade que faz cliques, trava o Finder ou desaparece no meio da leitura. Esse padrão normalmente piora, não melhora.

Se os dados forem importantes, o Disk Drill é uma próxima etapa razoável antes de tentar reparos.

Prós:

• pode detectar alguns volumes que o macOS não monta
  • visualização útil antes da recuperação completa
  • bom para criar primeiro uma imagem de um disco instável

Contras:

• não faz milagres se o hardware estiver falhando
  • as varreduras podem ser muito lentas em unidades instáveis
  • os recursos pagos de recuperação podem não valer a pena para problemas menores

Se o disco estiver visível, mas com problemas, recupere primeiro. Se estiver invisível em todos os lugares, comece a considerar gabinete, alimentação ou falha na unidade.