Excluí acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD e estou com medo de piorar a situação ao usá-lo novamente. Preciso de ajuda com a maneira mais segura de recuperar arquivos perdidos de um cartão SD sem sobrescrever dados, incluindo quais etapas devo evitar e quais métodos de recuperação realmente funcionam.
Já fiz isso uma vez com um cartão de 128 GB depois de uma viagem de fim de semana. Apertei delete na pasta errada e depois fiquei ali olhando para a câmera como se ela me devesse um pedido de desculpas. Então, a primeira coisa é tirar o cartão SD agora e parar de usá-lo.
Essa parte importa mais do que as pessoas pensam. Quando as fotos são apagadas, o cartão geralmente não apaga os dados da imagem imediatamente. Ele remove a entrada que aponta para o arquivo e marca o espaço como livre. Muitas vezes, suas fotos ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você continuar fotografando, copiando ou editando no cartão, aumenta as chances de apagar o que quer recuperar.
O que funcionou para mim foi manter o processo simples:
1. Use um leitor de cartão SD de verdade. Coloque o cartão no slot SD do seu computador ou em um leitor de cartão USB. Não conecte a câmera ou o celular com um cabo e torça para dar certo. Muitos dispositivos aparecem no modo MTP, e os aplicativos de recuperação fazem um trabalho pior quando não conseguem acessar o cartão de forma mais direta.
2. Faça a varredura com um software de recuperação. Já testei alguns. O que me deu menos dor de cabeça foi o Disk Drill. O que me convenceu foi a pré-visualização. Eu podia verificar se uma foto abria antes de restaurar um monte de arquivos inúteis. Para arquivos de vídeo, especialmente de câmeras e drones, o modo de recuperação de câmera dele se saiu melhor do que eu esperava com clipes divididos ou corrompidos. No Windows, a versão gratuita permite testar e recuperar até 100 MB, o que é suficiente para ver se seus arquivos ainda estão lá.
3. Recupere para outra unidade. É aqui que muita gente estraga tudo. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Se você gravar dados no cartão durante a recuperação, corre o risco de sobrescrever os arquivos ocultos que está tentando trazer de volta. Coloque os arquivos recuperados no drive interno do seu computador ou em um SSD externo ou disco rígido.
Se você quiser outras opções, aqui vai a versão curta.
- R-Studio pareceu melhor quando eu estava lidando com arquivos RAW como NEF e CR2. Ele também permite fazer uma imagem completa do cartão SD primeiro, o que é inteligente se o cartão parecer instável. O lado ruim é que a interface é meio confusa se você é novo nisso, e a versão de teste tem limitações.
- TestDisk é gratuito e existe há muito tempo. Ele é forte quando a própria partição está danificada. Mas eu não entregaria isso para alguém que quer um fluxo de trabalho visual e limpo. Não tem interface gráfica, é mais no estilo terminal, com mais espaço para erro do usuário se você estiver cansado ou com pressa.
- DiskDigger é mais leve e fácil de executar no Windows sem precisar instalar muita coisa. Boa varredura por assinatura para fotos e vídeo. A versão gratuita fica irritante rápido se você tiver um cartão grande, já que você acaba confirmando os arquivos um por um, com atrasos. Também existe uma versão para Android, embora ela tenda a ser mais útil em celulares com root.
Uma coisa que eu pularia, sem pensar duas vezes, é usar ferramentas de reparo como CHKDSK ou o Primeiros Socorros do Mac em um cartão com fotos apagadas que você quer recuperar. Essas ferramentas são para reparo do sistema de arquivos, não para recuperação de fotos. Às vezes elas organizam o cartão de um jeito que destrói os registros de arquivo restantes de que você precisava.
Então é isso: leitor de cartão, aplicativo de recuperação, salvar em outro lugar. Faça essas coisas nessa ordem e suas chances ainda são boas. Eu começaria por aí antes de tentar qualquer coisa mais complicada.
Retire o cartão e trave-o com a pequena chave lateral, se o seu adaptador SD tiver uma. Essa etapa é muito ignorada. Ela ajuda a evitar gravações acidentais enquanto você trabalha.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre não usar o cartão novamente. Discordo um pouco de ir direto para uma varredura ao vivo primeiro se o cartão parecer instável. Se o cartão for antigo, apresentar erros de leitura ou desconectar, faça primeiro uma imagem dele e trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Uma única passagem de leitura ruim é melhor do que dez.
Melhor ordem segura:
-
Pare todas as gravações.
Nada de fotos novas. Nada de formatação. Nada de edições. Nada de copiar e colar de volta no cartão. -
Use um leitor de cartões.
O acesso direto é mais limpo e mais rápido. -
Verifique a saúde do cartão.
Se o Windows pedir para corrigir, clique em não. A mesma ideia no Mac. Ignore as ferramentas de reparo por enquanto. -
Faça uma imagem byte a byte se o cartão estiver falhando.
No Linux ou macOS, o ddrescue é a ferramenta em que confio mais do que na maioria dos aplicativos com interface gráfica.
No Windows, alguns aplicativos de recuperação também oferecem criação de imagem. -
Faça a varredura da imagem, ou do cartão se ele for lido sem problemas.
O Disk Drill é bom para isso. A visualização ajuda a separar arquivos reais de lixo, e ele lida bem com formatos comuns de foto e vídeo. Se você quiser uma visão rápida de uma análise e passo a passo do Disk Drill, assista a veja como o Disk Drill recupera arquivos excluídos de cartão SD. -
Restaure os arquivos em outra unidade.
SSD interno, unidade externa, qualquer lugar, exceto o cartão SD.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se você excluiu arquivos em uma câmera, a estrutura de pastas costuma ser importante para vídeos. Recuperar por assinatura de arquivo traz o clipe de volta, mas os nomes e as datas podem estar errados. Classifique por tamanho de arquivo e visualize um por um. É irritante, mas funciona.
Se nada aparecer após uma varredura profunda, pare por aí. Mais ferramentas aleatórias nem sempre ajudam, e desperdiçam ciclos de leitura em um cartão que está morrendo. Nesse ponto, um laboratório profissional é a opção mais segura.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @nachtdromer disseram: verifique se o cartão foi usado em um celular, Switch ou câmera mais nova que possa usar criptografia ou uma limpeza agressiva parecida com TRIM. Se era apenas um cartão SD normal de câmera, suas chances são bem melhores. Se veio de um celular, a recuperação pode ser muito mais incerta do que as pessoas em fóruns gostam de fingir.
Minha versão de “mais seguro” é esta:
- Separe o cartão e nem volte a navegá-lo na câmera
- Se você tiver uma trava física de proteção contra gravação, use-a
- No seu computador, desative apps de importação automática como Fotos, Lightroom, upload de câmera do Dropbox etc.
- Se o cartão montar, não copie nada para ele e não deixe o sistema operacional corrigir nada
- Se os arquivos forem muito importantes, clone/faça uma imagem do cartão primeiro e depois recupere a partir da imagem
Essa última parte é onde eu discordo um pouco do pessoal do “é só escanear”. Escanear tudo bem em um cartão saudável, claro. Mas se isso for um microSD barato que ficou em um drone, dashcam ou celular por muito tempo, eles falham de maneiras bem feias. Fazer a imagem primeiro é mais sem graça, mas sem graça é exatamente o que você quer.
Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma escolha razoável porque visualiza fotos/vídeos bem e é fácil para pessoas normais usarem sem transformar a recuperação em um projeto científico. Só garanta que você recupere para o seu computador ou uma unidade externa, não de volta para o cartão SD. Essa é a parte em que as pessoas erram o tempo todo.
Além disso, se os nomes dos arquivos e pastas sumiram, não entre em pânico. Muitas fotos recuperadas voltam com nomes estranhos, mas ainda abrem normalmente. Depois classifique por data de captura no EXIF. Vídeos são mais bagunçados, especialmente se a câmera dividiu os clipes.
Se o cartão começar a desconectar, ficar super lento ou fizer seu leitor enlouquecer, pare de mexer com ferramentas caseiras. É nessa hora que a recuperação profissional vale mais do que outra varredura de 6 horas.
Se você quiser mais experiências de usuários e comparações de ferramentas, este tópico do Reddit sobre recuperar arquivos apagados de um cartão SD vale a leitura.
Uma pequena discordância com o conselho imagem primeiro custe o que custar de @nachtdromer e @ombrasilente: se o cartão estiver íntegro, estável e for lido normalmente, uma varredura imediata somente leitura pode ser aceitável. Criar uma imagem é mais seguro, mas também dobra o tempo de espera se você estiver apenas tentando recuperar alguns JPGs excluídos de um cartão em bom estado.
O que eu acrescentaria em vez disso é o seguinte: verifique se as exclusões aconteceram após uma formatação na câmera, e não apenas uma exclusão normal. Em muitas câmeras, uma formatação rápida ainda deixa dados recuperáveis. Em alguns dispositivos mais novos, especialmente telefones e certas action cams, a limpeza é mais agressiva e as chances de recuperação caem rápido.
Um truque prático que as pessoas ignoram: compare o espaço usado/livre do cartão antes de fazer qualquer coisa. Se o espaço livre aumentou de repente exatamente pelo tamanho dos arquivos ausentes, eles provavelmente apenas foram desindexados. Isso é uma boa notícia. Se o cartão mostrar capacidade estranha, RAW ou pedir para ser inicializado, pare de tratá-lo como um simples caso de exclusão.
Em termos de software, o Disk Drill é uma opção intermediária sensata.
Prós:
- pré-visualização fácil para fotos e vídeos
- amigável o suficiente para usuários não técnicos
- bom com formatos comuns de mídia em cartão SD
Contras:
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
- menos ideal do que ferramentas mais avançadas quando o dano ao sistema de arquivos é grave
Então minha versão é: verifique a condição do cartão, decida se isso é um caso de exclusão ou um caso de corrupção, depois use algo como o Disk Drill apenas em modo de leitura e restaure em outro local. Se os resultados parecerem bagunçados, isso não significa fracasso. Muitas vezes, isso apenas quer dizer que as informações de diretório se perderam.