Como recuperar dados de um cartão CF com arquivos de imagem perdidos?

Estou tentando recuperar arquivos de imagem excluídos de um cartão CompactFlash depois que um erro da câmera fez minhas fotos desaparecerem. O cartão tem imagens importantes, e preciso de orientação sobre as melhores etapas ou software de recuperação de cartão CF para restaurar os dados perdidos sem causar mais danos.

Isso aconteceu comigo depois de um trabalho em evento: cheguei em casa, coloquei o cartão CF no leitor e a pasta parecia meio vazia. Alguns clipes tinham sumido, alguns RAWs não abriam. A sensação ruim bate rápido. Mesmo assim, se o cartão não estiver fisicamente danificado, suas chances são boas.

A primeira parte importa mais do que o software.

Faça estas três coisas primeiro

1. Pare de usar o cartão CF. Retire-o da câmera. Não tire mais fotos nele. Não o teste copiando arquivos inúteis para ele.
  2. Não o formate. Se o Windows ou o macOS disser que o cartão precisa ser formatado, feche o aviso. A formatação regrava as informações do sistema de arquivos e a recuperação fica mais complicada.
  3. Use um leitor de cartão CF de verdade. Ignore a conexão da câmera via USB. Tive resultados melhores com um leitor dedicado porque o computador acessa o armazenamento de forma mais direta.

O que geralmente acontece é simples. A tabela de arquivos é danificada ou removida, enquanto os dados de foto e vídeo ainda permanecem no cartão. Se novos dados forem gravados por cima desses setores, a recuperação cai drasticamente. Então o objetivo é evitar gravações. Nada além disso primeiro.

Verifique se o computador reconhece o cartão

Conecte o leitor ao seu PC ou Mac e depois abra o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac. Se o cartão CF aparecer ali com aproximadamente a capacidade correta, ainda há algo que você pode tentar fazer em casa.

Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão sofreu danos físicos, as ferramentas caseiras geralmente deixam de ajudar. Nesse ponto, um laboratório como o centro de recuperação de dados da CleverFiles passa a fazer mais sentido.

Se o cartão for detectado, a recuperação por software costuma ser o caminho normal. Há um link do YouTube aqui, se você quiser:

Com o tempo, testei várias ferramentas. A que me deu menos dor de cabeça foi o Disk Drill. O motivo é simples: ele lidou melhor com arquivos de câmera para mim, incluindo CR2, NEF, ARW e arquivos de vídeo maiores.

Existem ferramentas gratuitas. O PhotoRec encontra muita coisa, mas o fluxo de trabalho é complicado e os nomes dos arquivos muitas vezes voltam todos embaralhados em um monte só. O Recuva serve para alguns trabalhos básicos de recuperação, embora eu tenha visto ele ignorar ou lidar mal com alguns conjuntos de arquivos RAW. Visualizar os arquivos antes da recuperação me ajudou a separar o que prestava do que estava corrompido, então acabei preferindo a opção com uma etapa de visualização mais limpa.

As etapas de recuperação que eu seguiria

1. Instale o software na unidade do seu computador. Não no cartão CF, obviamente.
  2. Faça primeiro um backup byte a byte. Se o cartão parecer instável, clone-o para um arquivo de imagem no seu disco rígido. Faça a varredura da imagem, não do cartão. Isso já me salvou uma vez com um cartão que ficava perdendo a conexão no meio da leitura.
  3. Execute a varredura. Escolha o cartão ou a imagem dele e deixe concluir. Não interrompa porque os resultados iniciais parecem estranhos.
  4. Visualize os resultados. Abra as fotos e teste os vídeos. Uma miniatura sozinha não prova muita coisa.
  5. Recupere para outra unidade. Salve na sua unidade interna ou em um SSD externo. Nunca grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Se os vídeos voltarem danificados

Já recuperei arquivos MP4 e MOV com reprodução estranha, quadros pretos ou sem informações de duração. Ainda não descarte eles.

No VLC Media Player, tente a configuração em entrada e codecs e altere o tratamento de AVI quebrado ou incompleto para “Sempre corrigir”. Para alguns arquivos no Windows, o Untrunc ajudou a reconstruir cabeçalhos danificados quando eu tinha um bom clipe de amostra da mesma câmera e configurações.

Depois que os arquivos estiverem seguros

Depois de copiar e verificar tudo, aí sim lide com o cartão.

No Windows, o CHKDSK às vezes corrige erros do sistema de arquivos. No Mac, o Primeiros Socorros faz o mesmo tipo de limpeza. Se o cartão começar a funcionar normalmente de novo, eu ainda assim teria cautela. Para trabalho remunerado, costumo reformatar o cartão na câmera e ficar de olho nele. Se der problema duas vezes, eu aposento. A mídia flash fica instável sem muito aviso.

Então é isso: vá com calma, não formate, use um leitor de cartões, faça a verificação antes de mexer em qualquer coisa. Essa ordem importa.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: pule as ferramentas de reparo antes da recuperação. Eu sei que as pessoas adoram CHKDSK, fsck, First Aid, tudo isso. Eu não. Em cartões de câmera danificados, essas ferramentas às vezes corrigem o diretório removendo entradas que você ainda precisava. Recupere primeiro. Repare depois.

Minha ordem seria:

1. Monte o cartão CF em modo somente leitura, se o seu adaptador ou sistema operacional permitir.
  2. Faça uma imagem do cartão com algo como ddrescue ou uma ferramenta de cópia forense.
  3. Analise a imagem com o Disk Drill primeiro, porque ele faz um trabalho sólido com JPEG, CR2, NEF, ARW, RAF excluídos e formatos de vídeo comuns.
  4. Se o Disk Drill não encontrar arquivos, execute o PhotoRec na imagem como uma segunda passada. É feio, os nomes dos arquivos ficam destruídos, mas ele frequentemente recupera raws extras.
  5. Classifique os arquivos recuperados por tamanho e visualize-os. Arquivos RAW pequenos geralmente estão corrompidos.

Um detalhe que as pessoas ignoram: verifique se as fotos desaparecidas estão ocultas em uma estrutura DCIM danificada. Às vezes os arquivos existem, mas a tabela da pasta está quebrada. O software de recuperação os vê mesmo quando o Finder ou o Explorer não vê.

Se o cartão desconectar no meio da leitura, pare. Isso aponta mais para falha de hardware do que para exclusão simples. Nesse ponto, a recuperação em laboratório começa a fazer mais sentido.

Além disso, se você quiser uma explicação visual rápida, este guia em vídeo de recuperação de fotos de cartão CF é mais fácil de entender do que um tutorial longo.

Versão curta: faça a imagem primeiro, recupere a partir da imagem, salve os resultados em outra unidade. Não mexa muito no cartão ou você piora a situação. É nessa parte que as pessoas erram.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sognonotturno, mas tem um detalhe pequeno que eu faço um pouco diferente: se o cartão ainda estiver estável e lendo bem, às vezes faço uma verificação rápida de pré-visualização antes de criar uma imagem completa, só para ver se a perda é lógica ou física. Se começar a apresentar erros de leitura, aí sim, imagem primeiro, sem mexer mais.

O que eu acrescentaria é o seguinte: verifique o cartão também na sua câmera, mas apenas para reprodução, sem gravar nada. Às vezes os arquivos ainda estão lá e o computador simplesmente não consegue lidar com o sistema de arquivos do CF. Se a câmera consegue ver miniaturas, mas o PC não, isso aponta mais para dano no diretório do que para exclusão real.

Além disso, preste atenção aos tamanhos dos arquivos após a recuperação. JPEGs muito pequenos, ou RAWs que têm todos tamanhos idênticos, são um mau sinal. As pessoas perdem horas recuperando lixo porque o nome do arquivo parece correto. Abra uma amostra de cada lote antes de fazer a exportação completa.

Quanto ao software, Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos em cartão CompactFlash porque geralmente reconhece formatos de câmera melhor do que as ferramentas básicas antigas. Eu usaria isso primeiro e depois recorreria ao PhotoRec apenas se necessário. Se o cartão desaparecer, fizer cliques, superaquecer ou desconectar aleatoriamente, pare com as tentativas caseiras. Isso já é caso de laboratório.

Se você quiser leitura extra, este tópico sobre recomendações de software de recuperação de dados de cartão CF para fotos excluídas também é bem relevante.

Uma pequena discordância com @espritlibre aqui: eu não me preocuparia em verificar a reprodução na câmera, a menos que você tenha absoluta certeza de que a câmera não vai gravar nada ao montar ou oferecer um aviso de reparo. Alguns corpos fazem coisas estranhas e “úteis”.

O que eu faria que complementa @sognonotturno e @mikeappsreviewer:

• Tente primeiro um leitor CF diferente e uma porta USB diferente. Leitores ruins simulam “corrupção do cartão” com mais frequência do que as pessoas imaginam.
  • Observe o tamanho exato do cartão mostrado pelo sistema operacional. Se um cartão de 64 GB de repente informar uma capacidade sem sentido, isso é um sinal de alerta maior do que arquivos ausentes.
  • Se você recuperar RAWs, valide-os em um editor de verdade, não apenas pelas miniaturas. Bridge, Lightroom, Capture One, o que você usar. As miniaturas podem sobreviver mesmo quando os dados da imagem já eram.
  • Verifique se há lacunas duplicadas na sequência. Se IMG_1041 pula para IMG_1057, isso geralmente indica se houve exclusão, perda de diretório ou gravação interrompida.

Sobre software, o Disk Drill é uma ferramenta sensata para uma primeira tentativa de recuperação de cartão CF.

Prós:

• bom suporte para formatos de foto
  • a visualização é útil
  • mais fácil organizar os resultados do que com ferramentas apenas de varredura

Contras:

• é pago se você precisar da recuperação completa
  • varreduras profundas podem retornar muitos falsos positivos
  • não é a minha opção favorita quando o cartão está fisicamente instável

Se o Disk Drill encontrar a estrutura de pastas, ótimo. Se ele encontrar apenas arquivos recuperados por varredura, espere nomes genéricos e ordem de captura ausente. Isso importa se este era um trabalho para cliente.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: compare os carimbos de data e hora EXIF dos JPEGs recuperados e os dados de série da câmera. Isso ajuda a separar seus arquivos reais de fragmentos de lixo.

Então sim, eu concordo em grande parte com @sognonotturno, @espritlibre e @mikeappsreviewer no panorama geral. Meu ponto extra é verificar o leitor, verificar a capacidade e validar corretamente os arquivos recuperados antes de presumir que o trabalho está concluído.