Como recupero fotos excluídas de uma câmera Canon EOS?

Excluí acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon EOS antes de fazer backup delas, e realmente preciso recuperá-las. As imagens são de um evento especial, e estou preocupado que possam ter desaparecido do cartão de memória para sempre. Qual é a melhor maneira de restaurar com segurança fotos excluídas da Canon EOS sem causar mais perda de dados?

Eu pararia de fotografar com a Canon agora mesmo. Essa parte é a mais importante.

Quando uma foto é apagada de um cartão SD, a câmera geralmente remove a entrada que aponta para o arquivo. Os dados da foto costumam permanecer no cartão até que novas fotos ou vídeos sejam gravados por cima. Então, se você continuou usando a câmera depois de apagar, a recuperação piora rapidamente.

Retire o cartão SD e use um leitor de cartões no seu computador. Se o cartão tiver uma trava física, deslize-a para a posição de bloqueio primeiro. Além disso, ignore qualquer mensagem do Windows ou do macOS pedindo para formatar o cartão. Não faça isso. Já vi pessoas confirmarem esse aviso e piorarem uma situação que já era ruim. A mensagem geralmente significa que o sistema não consegue ler o cartão da forma normal, não que suas imagens desapareceram.

Se eu estivesse lidando com isso, começaria com o Disk Drill. Já usei ferramentas assim em cartões de câmera antes, e a parte útil é a visualização. Você consegue ver se a imagem recuperada abre corretamente antes de salvá-la. Ele também lê formatos comuns da Canon, incluindo arquivos RAW, o que ajuda se você fotografou em CR2 ou CR3 em vez de JPG.

O que eu faria:

1. Instale o Disk Drill no seu computador.
  2. Conecte o cartão SD da Canon por meio de um leitor de cartões.
  3. Selecione o cartão dentro do Disk Drill.
  4. Execute a Verificação Universal.
  5. Verifique a seção Excluídos ou Perdidos.
  6. Filtre os resultados para Imagens.
  7. Visualize os arquivos que importam para você.
  8. Salve as fotos recuperadas no seu computador, não de volta no mesmo cartão SD.

Mais uma coisa que muita gente ignora. Procure em lugares onde os arquivos talvez já existam em outro lugar. Eu verificaria a Lixeira, o Lixo, o Time Machine, o Histórico de Arquivos, o Google Drive, o OneDrive e o aplicativo image.canon da Canon se você já importou ou sincronizou fotos antes. Uma vez achei que um lote tinha sumido de vez e encontrei tudo parado numa pasta de backup velha e sem sentido de uma sincronização automática que eu tinha esquecido que configurei.

Suas chances são melhores quando o cartão não foi usado desde a exclusão. Se nada novo foi gravado nele, você ainda tem uma boa chance.

Primeiro, eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Se o cartão ainda monta normalmente, eu faria uma imagem completa do cartão SD antes de escaneá-lo. Isso dá a você uma fonte limpa para trabalhar e, se o software de recuperação falhar ou você clicar na coisa errada, seu cartão original permanece intacto.

Use um leitor de cartões e depois clone o cartão com uma ferramenta de imagem de disco no Mac ou no Windows. Salve a imagem no seu computador ou em uma unidade externa. Depois disso, execute a recuperação no arquivo de imagem, não no próprio cartão. Os profissionais fazem isso por um motivo.

Se a sua Canon EOS usa uma configuração com dois cartões, verifique o segundo cartão também. Muita gente esquece que tinha a gravação de backup ativada. Procure também por pastas DCIM ocultas e arquivos auxiliares .THM. Essas pistas mostram onde os clipes ou fotos excluídos estavam no cartão.

O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida para recuperação de fotos da Canon, especialmente se você precisa de suporte a CR2 ou CR3. Eu o classificaria entre as melhores ferramentas de recuperação de fotos de cartão SD porque as visualizações dos arquivos economizam tempo e ajudam a separar rapidamente as fotos intactas das corrompidas.

Mais uma coisa. Se você excluiu as fotos na câmera, não confie na tela de reprodução da câmera como prova de que elas se foram para sempre. O índice se foi. Os dados muitas vezes não.

Se você quiser um guia visual rápido, este vídeo ajuda: assista a este passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD.

Se o cartão mostrar 0 bytes, pedir para formatar ou apresentar erros de E/S, pare com as tentativas caseiras e leve a um laboratório de recuperação. É aí que a recuperação em casa começa a ficar arriscada.

Eu na verdade acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @cazadordeestrellas enfatizaram o suficiente: verifique se sua Canon estava configurada para proteger ou classificar imagens antes da exclusão, porque às vezes as pessoas acham que apagaram tudo e na verdade só excluíram a visualização atual do índice. Já vi fotos supostamente perdidas reaparecerem quando o cartão é lido pelo software da Canon em vez de apenas pelo Finder/Explorador de Arquivos. Então, antes de entrar em pânico total, experimente o Canon EOS Utility ou até outro leitor de cartão, porque leitores de cartão falham de formas estranhas.

Além disso, se as fotos são tão importantes assim, não fique tentando repetidamente aplicativos aleatórios de recuperação. Cada gravação extra, cache de miniaturas ou aviso de reparo é mais uma chance de piorar a situação. Discordo um pouco da mentalidade de ir direto para a varredura. Se forem fotos de um evento único na vida, vale considerar um laboratório de recuperação mais cedo do que as pessoas imaginam, especialmente se o cartão estiver apresentando falhas.

Se o cartão for lido normalmente, então sim, o Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de fotos de Canon EOS, principalmente porque lida bem com formatos RAW da Canon e permite visualizar o que realmente pode ser recuperado. Apenas recupere para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o cartão SD. Essa parte confunde muita gente o tempo todo.

Mais um lugar frequentemente ignorado para verificar: se você já conectou a câmera a um celular ou tablet, procure também por caches de importação automática nesses dispositivos. Às vezes os JPGs perdidos estão em uma galeria móvel enquanto os RAWs estão faltando.

Para uma discussão extra sobre recuperação específica da Canon, este tópico é relevante: Dicas de recuperação de fotos da Canon de usuários reais.

Se o cartão mostrar erros, montar e desconectar aleatoriamente ou esquentar, pare com as tentativas caseiras. Sério.