Excluí vários anexos grandes de mensagens no meu iPhone para liberar espaço, mas o total de armazenamento quase não mudou. Já verifiquei o Armazenamento do iPhone e reiniciei o telefone, então não tenho certeza se os arquivos estão presos no Mensagens, no iCloud ou em cache em outro lugar. Preciso de ajuda para entender por que o armazenamento do meu iPhone não está sendo atualizado e quais etapas realmente liberam espaço.
Enfrentei a mesma bagunça no meu iPhone. O armazenamento estava quase cheio, o Mensagens tinha virado uma gaveta de tranqueiras, e o telefone ficou lento a ponto de abrir a Câmera com atraso. Passei tempo demais fuçando nas configurações, então aqui vai a versão simples.
Se você quiser remover anexos de mensagens pelas Configurações, vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Se o iOS identificar seus anexos como grandes o suficiente, você verá Revisar Anexos Grandes. Abra isso, e ele lista os arquivos do maior para o menor.
Más notícias primeiro. Ainda não existe um botão Selecionar Tudo ali. Você toca em Editar e depois escolhe os itens um por um. Se você tem anos de fotos, vídeos e GIFs bobos em conversas antigas, isso fica cansativo rápido.
Se Revisar Anexos Grandes nunca aparecer, faça isto em vez disso:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens
Role para baixo. Você deve ver seções como Fotos, Vídeos, GIFs e outros grupos de mídia. Abra qualquer uma delas e apague coisas por lá. O problema é o mesmo, porém, ainda é manual.
A parte do iCloud confunde muita gente. Se Mensagens no iCloud estiver ativado, remover um anexo do Mensagens no seu iPhone também o remove dos seus outros dispositivos Apple. Mas se você salvou uma dessas fotos ou clipes no app Fotos primeiro, apagá-lo do Mensagens não remove a cópia no Fotos. São coisas separadas.
Então, se houver qualquer coisa com que você se importe, salve no Fotos antes de começar a limpar. Fiz isso com alguns vídeos de família porque eu não confiava em mim mesmo para não tocar na coisa errada.
Outra parte que preocupa as pessoas: apagar um anexo não apaga a conversa de texto em si. O chat permanece. Você perde a foto, o vídeo ou o arquivo, não as mensagens escritas.
A configuração que apaga todo o histórico de mensagens fica em outro lugar:
Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens
Se você mudar de Para Sempre para 1 Ano ou 30 Dias, o iPhone começa a remover conversas mais antigas e seus anexos com base na idade. Eu não usaria isso, a menos que você esteja bem em perder conversas antigas.
Se você apagou um monte de coisas e seu espaço livre quase não mudou, sim, eu também vi isso. Duas coisas geralmente explicam isso.
Primeiro, verifique Apagados Recentemente no Mensagens. Os arquivos ficam lá por 30 dias, a menos que você esvazie.
Abra Mensagens, depois toque em Editar ou Filtros perto da área superior esquerda, depois em Apagados Recentemente, e então remova tudo dali.
Segundo, os números de armazenamento do iPhone atualizam devagar. Às vezes absurdamente devagar. Depois de uma limpeza grande, reiniciei meu telefone e o número de armazenamento finalmente mudou para algo normal.
E sim, pouco armazenamento realmente faz um iPhone funcionar pior. O meu começou a travar, os apps fechavam aleatoriamente e as fotos demoravam mais para processar. Quando o espaço livre caiu muito, o telefone inteiro pareceu apertado.
Cansei de apagar anexos um por um nos menus da Apple, então procurei outro caminho. Acabei testando https://www.youtube.com/watch?v=PJZfJnOUmRE
O que mais me chamou a atenção foi a seção Heavies. Ela organizava fotos e vídeos grandes por tamanho, então encontrei os maiores arquivos rapidamente em vez de ficar rolando anos de tranqueira às cegas. Também há uma visualização Similars para fotos quase duplicadas. A minha tinha toneladas de fotos repetidas de shows, recibos, pets, toda a bagunça de sempre.
Uma coisa de que gostei: ele fazia a organização no próprio dispositivo, então eu não estava jogando minha biblioteca em algum servidor aleatório. Depois de limpar cerca de 20 GB, o telefone parou de engasgar tanto. Os apps abriram normalmente de novo, e a câmera parou de agir de forma estranha.
Se você ficar com as ferramentas nativas da Apple, funciona. É lento e irritante, mas funciona. Se você quiser o caminho mais curto, comece em Armazenamento do iPhone, verifique Mensagens, limpe Apagados Recentemente e depois reinicie após a limpeza. Essa combinação resolveu a maior parte para mim.
O que você apagou pode ter sumido, mas o iOS часто move o armazenamento para uma categoria diferente antes de mostrar como espaço livre. Então o total parece travado.
Algumas coisas que eu verificaria, além do que o @mikeappsreviewer já cobriu.
Primeiro, veja Dados do Sistema em Armazenamento do iPhone. Se você apagou muita coisa de uma vez, o iOS às vezes aumenta os caches e os dados de indexação por um tempo. Já vi gente remover 5 GB do Mensagens e só recuperar 1 a 2 GB de imediato. O resto aparece depois de carregar durante a noite no Wi‑Fi.
Segundo, verifique a própria conversa de mensagens. Às vezes os anexos ainda aparecem embutidos em chats antigos mesmo depois da exclusão em massa pelos menus de armazenamento. Abra as conversas piores, toque no nome do contato e depois veja as fotos e links ali. Não gosto muito da tela de armazenamento da Apple para isso, para ser sincero. Ela deixa passar coisas ou atualiza devagar.
Terceiro, se você usa Mensagens no iCloud, seu iPhone pode estar sincronizando as exclusões, mas o armazenamento local não cai rápido se o aparelho ainda mantiver cópias em cache. Desativar e reativar a sincronização do Mensagens é arriscado se o armazenamento já estiver baixo, então eu não começaria por aí a menos que você tenha um backup.
Verifique também o app Fotos. Muita gente apaga uma imagem do Mensagens depois de tê-la salvo meses antes e depois se pergunta por que o espaço não mudou. Mesmo arquivo, duas cópias, dois lugares.
Se você quiser uma forma mais rápida de encontrar o que ainda está ocupando espaço fora do Mensagens, vale dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a identificar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas na sua biblioteca. Esta análise dá uma boa visão geral de análise do Clever Cleaner para iPhone, um limpador de iOS realmente gratuito.
Versão curta: seus arquivos muitas vezes não estão travados. O iOS demora para recalcular, e parte do espaço fica presa em cache, dados de mensagens sincronizadas ou cópias salvas em outro lugar. Irritante, sim. Mas normal no iPhone, irritantemente normal.
O que geralmente acontece é que o espaço não volta para Disponível imediatamente porque o iOS o reatribui antes de recalculá-lo. Então, muitas vezes os anexos são apagados, mas o gráfico de armazenamento parece falso por um tempo. Super útil, Apple.
Uma coisa que eu verificaria e em que @mikeappsreviewer e @boswandelaar não focaram muito: Mail, Safari e caches de apps podem aumentar logo após uma limpeza. O iOS vê espaço de sobra e começa a armazenar em cache de novo, então pode parecer que apagar coisas do Mensagens não adiantou nada. Nem sempre, mas já vi isso acontecer.
Além disso, eu meio que discordo da ideia de que reiniciar deveria ser suficiente. Às vezes é preciso um ciclo completo de carga, estar conectado à energia, bloqueado e no Wi‑Fi antes de o iOS terminar a manutenção interna. Irritante, mas real.
Algumas coisas menos óbvias para tentar:
- abra Ajustes > Conta Apple > iCloud > Gerenciar Armazenamento e veja se o Mensagens ainda está ocupando muito espaço lá
- verifique se os anexos apagados eram na verdade prévias pequenas em linha, enquanto os verdadeiros vilões de espaço são vídeos no Fotos ou Arquivos
- abra app Arquivos > No Meu iPhone e procure downloads ou lixo salvo por mensagens
- se você usa WhatsApp/Telegram/Instagram, esses caches podem consumir instantaneamente o espaço liberado
Se as barras de armazenamento ainda parecerem erradas depois de um dia, eu honestamente suspeitaria de atraso na indexação, não de arquivos presos.
E sim, se você quiser descobrir o que realmente está ocupando espaço no telefone inteiro, e não só no Mensagens, o Clever Cleaner provavelmente é mais útil do que fuçar nos péssimos menus de armazenamento da Apple. Este texto em por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente explica isso muito bem. Ele é melhor para identificar vídeos gigantes, duplicatas e bagunça restante que a limpeza do Mensagens não resolve totalmente.
Então é isso, seus arquivos provavelmente já foram. Seu iPhone só está sendo estranho na hora de admitir isso.
Eu observaria uma coisa que os outros só tocaram de leve: snapshots do APFS e espaço liberável. O armazenamento do iPhone não é um contador simples em tempo real. Às vezes, anexos apagados viram espaço recuperável, mas o iOS não o devolve para “Disponível” até que o sistema realmente precise dele. Então o número pode continuar estranho mesmo quando a exclusão funcionou.
É por isso que eu discordo um pouco da ideia de que você deveria esperar uma queda óbvia logo após a limpeza. Às vezes você não verá nenhuma queda, e ainda assim o telefone conseguirá instalar atualizações ou gravar vídeo novamente, porque o iOS trata esse espaço como utilizável nos bastidores.
O que eu faria em seguida:
- tente gravar um vídeo longo em 4K ou baixar um app grande e veja se dá certo
- verifique se o armazenamento Disponível melhora nas próximas 24 a 48 horas, não apenas imediatamente
- compare o armazenamento pelo Finder em um Mac ou pelo Apple Devices/iTunes no Windows, porque às vezes eles mostram as categorias de forma diferente do telefone
- se o tamanho do Mensagens caiu mas o total ficou igual, outra categoria provavelmente aumentou ao mesmo tempo
Além disso, se você apagou dentro de uma conversa, alguns anexos podem permanecer como marcadores de espaço de baixo tamanho, então visualmente parece que eles ainda existem mesmo que o arquivo grande tenha sumido.
@boswandelaar e @shizuka têm razão sobre o iOS ser lento e confuso nisso, e @mikeappsreviewer tem razão ao apontar a pasta Apagados Recentemente. Eu só acrescentaria que às vezes nada está realmente “travado”. A interface de armazenamento só é ruim em refletir a realidade.
Se você quiser uma verificação rápida mais sensata em todo o telefone, o Clever Cleaner pode ajudar a mostrar o que realmente ainda está ocupando muito espaço.
Prós:
- fácil de identificar vídeos enormes e fotos duplicadas
- mais rápido do que vasculhar as categorias de armazenamento da Apple
- útil se o Mensagens era só parte do problema
Contras:
- não vai corrigir magicamente os atrasos de contabilização do iOS
- menos útil se o espaço ausente for realmente Dados do Sistema ou armazenamento liberável
- você ainda precisa revisar antes de apagar qualquer coisa importante
Então, causa provável: não anexos restaurados, mas contabilização atrasada ou espaço sendo reclassificado em vez de ser liberado instantaneamente.