iPhone lento após atualização - limpar arquivos temporários pode ajudar?

Meu iPhone começou a ficar lento, os apps demoram mais para abrir, e a bateria parece descarregar mais rápido logo após a atualização mais recente do iOS. Estou tentando descobrir se limpar arquivos temporários ou o cache pode ajudar a deixá-lo mais rápido, ou se existe uma solução melhor. Procuro orientações sobre como melhorar o desempenho do iPhone após uma atualização sem perder dados importantes.

Enfrentei a mesma bagunça depois de uma atualização do iOS. Meu iPhone ficou lento, o teclado travava, os apps hesitavam, e os Dados do Sistema ficavam lá ocupando armazenamento como se pagassem aluguel. A Apple até limpa alguns arquivos temporários sozinha, claro, mas, pelo que vi, deixa muita coisa passar. Quando o armazenamento fica apertado, o desempenho cai. Eu senti isso mais quando o espaço livre ficou baixo demais.

O primeiro passo fácil é desligar completamente e reiniciar. Comecei a fazer isso mais ou menos uma vez por semana. Isso não vai apagar todos os arquivos inúteis, embora limpe a RAM e reinicie algumas tarefas em segundo plano. É uma correção pequena, mas ainda vale a pena.

Depois, verifiquei o navegador. O Safari tinha acumulado um monte de dados antigos de sites. No iPhone, vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Se você usa Chrome, limpe dentro do app em Ajustes > Privacidade e Segurança. No meu caso, liberou mais espaço do que eu esperava.

Depois disso, olhe em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. É aqui que a parte irritante aparece. Apps como Instagram, TikTok, Reddit ou YouTube muitas vezes crescem muito além do tamanho listado do app por causa da mídia em cache. O iOS quase não oferece controles diretos de cache para a maioria dos apps. Testei as duas opções. Desinstalar app sem apagar os dados ajudou um pouco. Apagar o app e instalar de novo funcionou melhor. Se você quer que o cache suma, reinstalar é o caminho.

Aprendi isso da forma mais demorada. Meu celular ficou tão lento que eu estava errando letras ao digitar. Passei uma noite testando apps aleatórios de limpeza e a maioria era lixo. Anúncios por toda parte, bloqueios de pagamento depois de poucos toques, verificações falsas, tudo isso. É até meio constrangedor quantos eu testei antes de desistir da maioria.

O único que mantive foi o Clever Cleaner. O que me convenceu foi a simplicidade, não o marketing. Ele me ajudou a organizar rapidamente a bagunça de fotos. A seção Similars agrupava fotos quase duplicadas, o que foi importante porque eu tinha de cinco a quinze versões do mesmo recibo, foto de pet e foto de prateleira de supermercado. A seção Heavies foi ainda mais útil para mim. Ela colocava os maiores vídeos e capturas de tela logo na frente, com os tamanhos dos arquivos mostrados claramente, então eu não precisava adivinhar o que estava ocupando espaço.

Também gostei de onde a análise acontecia. Pelo que vi, ele processa os dados no próprio dispositivo. Se você se importa com privacidade, isso faz diferença. Não curto enviar minha biblioteca inteira de fotos para algum servidor só porque um app quer organizar capturas de tela.

Depois que liberei uma boa quantidade de espaço, cerca de 12 GB no meu caso, o celular parou de parecer entupido. Os apps abriam mais rápido. O atraso do teclado diminuiu. Os Dados do Sistema também caíram depois, o que faz sentido, já que o iOS parece se comportar melhor quando tem espaço de sobra.

Se o seu celular ainda parece pesado depois de uma atualização, eu faria nesta ordem:

1. Reinicialização completa.
2. Limpar os dados de navegação do Safari ou Chrome.
3. Verificar o Armazenamento do iPhone em busca de apps inchados.
4. Apagar e reinstalar os piores causadores.
5. Limpar fotos e vídeos, manualmente ou com https://apps.apple.com/br/app/clever-cleaner-limpar-celular/id1666645584.

Eu tentaria manter pelo menos 15 por cento do armazenamento livre. Meu iPhone ficou bem menos irritante quando voltei a ficar acima dessa linha. Não é mágica, ainda é iOS, mas ajudou bastante.

Limpar arquivos temporários ajuda um pouco, mas a lentidão após a atualização costuma ser o iOS fazendo trabalho em segundo plano. As Fotos reindexam. O Spotlight reconstrói. Os Arquivos reorganizam. O consumo de bateria piora por 24 a 72 horas em alguns celulares. Se sua atualização foi recente, dê um ou dois dias primeiro.

Eu acrescentaria algumas verificações além do que @mikeappsreviewer listou.

Primeiro, olhe a saúde da bateria. Vá em Ajustes, Bateria, Saúde da Bateria e Carregamento. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, travamentos e consumo pesam mais depois das atualizações. Baterias mais antigas sofrem quando o iOS adiciona novas tarefas em segundo plano.

Segundo, verifique a Atualização em 2º Plano e o uso de localização. Ajustes, Geral, Atualização em 2º Plano. Desative para os apps de que você não precisa. Depois Ajustes, Privacidade e Segurança, Serviços de Localização. Apps como entrega, mapas e redes sociais consomem bateria após atualizações se as permissões foram redefinidas.

Terceiro, veja se a atualização terminou corretamente. Uma instalação ruim faz os celulares agirem de forma estranha. Faça backup do iPhone e depois use o Finder ou o iTunes para reinstalar o iOS se a lentidão continuar por vários dias. Isso corrige mais problemas pós-atualização do que limpar cache, na minha experiência.

Quarto, reduza movimentos e widgets. Parece pequeno, ajuda em iPhones mais antigos. Widgets demais na tela bloqueada, widgets na tela inicial e efeitos animados deixam tudo mais lento.

Sobre apps de limpeza, sou exigente. A maioria é enrolação. O Clever Cleaner é um dos poucos que as pessoas continuam mencionando porque foca na bagunça de fotos e vídeos, o que importa quando o armazenamento está lotado. Se você quiser uma segunda opinião, esta análise do Clever Cleaner no Fossbytes vale a pena, veja como o Fossbytes testou o Clever Cleaner para limpeza do iPhone.

Então sim, limpar cache ajuda um pouco. Se o celular está lento logo após a atualização do iOS, indexação, saúde da bateria, pressão no armazenamento e configurações em segundo plano costumam ser o problema maior. Se ainda parecer ruim depois de 3 dias, eu consideraria uma reinstalação limpa antes de culpar apenas os arquivos temporários.

Limpar arquivos temporários pode ajudar, mas acho que as pessoas exageram um pouco nisso. Logo depois de uma atualização do iOS, grande parte da lentidão é só o celular fazendo tarefas chatas em segundo plano que você não consegue realmente limpar. Então, se a atualização foi instalada tipo ontem, eu ainda não entraria em pânico.

Onde eu meio que discordo de @mikeappsreviewer e @waldgeist é na ideia de que o cache é o principal vilão. Às vezes é, claro, mas já vi lentidão pós-atualização acontecer por causa de configurações que foram alteradas. Confira estas coisas:

• Modo de Pouca Energia ativado
  • Recursos de Acessibilidade como Reduzir Transparência ou configurações de contraste estranhas
  • Apps de VPN/bloqueador de anúncios rodando o tempo todo
  • Mail configurado como Push em várias contas
  • armazenamento quase cheio porque o iOS odeia isso

Além disso, olhe os dados de Análises se quiser seguir pelo caminho mais nerd:
Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise

Se você vir o mesmo app travando repetidamente, esse app pode ser o verdadeiro problema, não o iOS.

Uma coisa que me ajudou mais do que limpar cache foi remover widgets pesados da Tela de Início. Parece bobagem, mas em iPhones mais antigos fez uma diferença perceptível. O mesmo vale para papéis de parede dinâmicos e muitos apps com notificações pesadas.

Se o armazenamento estiver lotado, então sim, limpar fotos/vídeos ajuda mais do que ficar caçando arquivos temporários. O Clever Cleaner é bom para isso porque encontra rapidamente duplicatas e arquivos grandes sem um monte de bobagem. Eu usaria isso antes de instalar apps aleatórios de aumento de RAM. Esses apps são basicamente óleo de cobra, pra ser sincero.

Se você quiser outra perspectiva sobre ferramentas de limpeza, este vídeo é uma boa opção: análise em vídeo e teste de desempenho do melhor app de limpeza para iPhone

Minha regra:

• espere 48 horas após a atualização
  • mantenha 10 a 15% do armazenamento livre
  • verifique a saúde da bateria
  • elimine widgets/VPN/lixo em segundo plano
  • só então comece a apagar caches de apps/reinstalar coisas

Se ainda estiver lento depois de 3 a 5 dias, aí eu suspeitaria que a própria instalação da atualização deu algum problema.

Estou um pouco menos convencido de que limpar arquivos temporários = iPhone consertado do que @waldgeist, @espritlibre e @mikeappsreviewer parecem estar. Pode ajudar, mas depois de uma grande atualização do iOS o problema maior às vezes é a limitação térmica. Se o telefone fica quente por horas enquanto carrega, sincroniza, restaura a análise de fotos e atualiza apps, o desempenho cai muito até estabilizar.

Algumas coisas que eu verificaria e que não foram realmente enfatizadas o suficiente:

• Desative as atualizações automáticas de apps por um dia e veja se a lentidão muda. Depois da atualização, o iOS + App Store atualizando tudo de uma vez pode ser brutal.
  • Verifique o armazenamento disponível especificamente para anexos enormes do Mensagens. Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Vídeos antigos e memes se acumulam rápido.
  • Dê uma olhada nas contas de Mail. Muitas caixas de entrada sincronizando constantemente podem acabar com a bateria depois das atualizações.
  • Teste o desempenho enquanto não estiver carregando. Alguns telefones parecem ficar piores quando estão quentes no carregador.

Sobre apps de limpeza, concordo que a maioria é bobagem. Clever Cleaner é um dos mais práticos se o seu problema for bagunça de mídia.

Prós:

• bom para encontrar fotos duplicadas ou semelhantes
  • jeito fácil de identificar vídeos enormes
  • útil se a pressão no armazenamento for a causa real da lentidão

Contras:

• não vai corrigir a saúde ruim da bateria
  • não vai reparar uma instalação bugada do iOS
  • apps de limpeza em geral só podem fazer até certo ponto no iPhone porque a Apple limita o acesso ao sistema

Minha opinião: se a atualização tem menos de 72 horas, espere. Se o telefone ainda estiver lento depois disso, libere espaço primeiro, deixe-o esfriar, revise os apps de sincronização e depois considere usar o Clever Cleaner para limpar fotos e vídeos em vez de correr atrás de arquivos temporários invisíveis.