Melhor aplicativo para excluir capturas de tela no iPhone sem fazer isso manualmente toda vez?

Meu app Fotos do iPhone está cheio de capturas de tela antigas do trabalho, recibos e coisas aleatórias de que não preciso mais. Ficar apagando tudo isso manualmente o tempo todo está ficando irritante, então estou procurando o melhor app para excluir automaticamente capturas de tela no iPhone ou pelo menos facilitar a limpeza. O que realmente funciona?

Bati nessa parede há um tempo. Abri o Fotos, procurei por Capturas de Tela, e aquilo era um cemitério de tranqueira. Cartões de embarque de viagens das quais eu mal lembrava. Números de pedido aleatórios. Recibos. Um gráfico que eu pretendia ler depois e nunca li. O iPhone torna as capturas de tela fáceis demais, então elas vão se acumulando silenciosamente e ocupam armazenamento sem muito alarde até o seu telefone começar a reclamar.

A parte que muita gente não percebe é a seguinte. Quando você apaga coisas do Fotos, elas ainda não foram embora. O iOS move tudo para Apagados Recentemente em Utilitários, e fica lá por 30 dias. Esses arquivos continuam ocupando seu armazenamento o tempo todo. Então, se você limpou 2.000 capturas de tela e seu espaço livre quase não mudou, geralmente é por isso. Abra Apagados Recentemente, toque em Selecionar e depois em Apagar Tudo. Esse é o passo que libera espaço agora, não depois.

Se você tem uma pilha enorme de capturas de tela e quer o método nativo mais rápido

Eu não perderia tempo tocando uma por uma. Vá em Álbuns, role até Tipos de Mídia, abra Capturas de Tela, toque em Selecionar, depois pressione na primeira imagem e arraste pela linha e para baixo. O iOS continua selecionando conforme seu dedo se move, então você consegue marcar um monte de arquivos de uma vez só. Parece meio travado na primeira vez, mas economiza um tempo absurdo.

Um pequeno aviso por fazer isso em aparelhos mais antigos. O Fotos tende a engasgar se você tentar remover coisa demais de uma vez. Uma vez passei de 1.000 itens em um lote e o app travou no meio do processo. Em um iPhone mais antigo, lotes de cerca de 400 a 500 funcionaram melhor e terminaram mais rápido. Menos drama, menos travamentos.

O caminho dos apps, se você quer tamanhos de arquivo e menos adivinhação

Testei alguns desses apps de limpeza e a maioria parecia a mesma armadilha com ícones diferentes. Varredura grátis, depois um bloqueio de pagamento, depois uma tela de assinatura. Uma opção que as pessoas continuam indicando, e com um motivo razoável, é esta aqui.

Ele separa as capturas de tela em um grupo próprio e mostra os tamanhos dos arquivos antes de você remover qualquer coisa, o que ajuda se seu objetivo for liberar espaço rápido em vez de apagar no escuro. A parte que achei mais útil é a seção Heavies. Ela organiza sua mídia dos maiores arquivos para baixo, então você consegue identificar primeiro o que está causando mais estrago. PDFs de capturas de tela de página inteira, imagens HDR gigantes, capturas de tela longas, toda a tranqueira pesada sobe para o topo. Faz mais sentido do que ficar rolando por infinitos arquivos minúsculos torcendo para ter escolhido a bagunça certa.

Se você quer que a limpeza aconteça com menos esforço

Você pode configurar um atalho para isso no app Atalhos da Apple. Use Encontrar Fotos, defina o filtro como 'É uma Captura de Tela' e depois adicione uma regra de data, como mais antiga que 30 dias. Depois disso, adicione Apagar Fotos. Salve e execute quando quiser ou ative com a Siri.

Uma configuração confunde muita gente. Vá em Ajustes, depois Apps, depois Atalhos, depois Avançado. Ative Permitir Apagar Grandes Quantidades de Dados. Se você pular isso, o atalho falha e você fica ali tentando entender o que deu errado. Eu passei por isso, então estou mencionando.

Antes de apagar tudo o que aparecer pela frente

Eu pisaria no freio por um minuto antes de apagar milhares de capturas de tela. Algumas delas guardam coisas que você esqueceu que eram importantes. Um ingresso de show. Um código de login. Um número de rastreamento. Uma senha que você salvou no desespero. Depois que você esvazia Apagados Recentemente, recuperar isso fica difícil bem rápido. Nesse ponto, um software de recuperação geralmente é a solução prática se o arquivo era importante. Ficar esperando na esperança de que o iCloud tenha mantido uma cópia em algum lugar não é um plano em que eu confiaria.

Um pequeno hábito me ajudou a reduzir a bagunça depois. Depois de tirar uma captura de tela, toque na prévia, toque em Compartilhar e depois use Copiar e Apagar. Você mantém a imagem na área de transferência para colar no Mensagens, Notas ou e-mail, mas ela nunca vai para a sua biblioteca. Nenhum arquivo salvo. Nenhuma limpeza depois. Comecei a fazer isso com coisas de uso único e isso impediu que a pasta de capturas de tela virasse um aterro sanitário de novo.

Ignore a promessa de “exclusão automática”. O iPhone não permite que aplicativos de terceiros apaguem Fotos silenciosamente em um cronograma. A Apple bloqueia isso. Então, a maioria dos apps que vendem automação total está exagerando.

Se você quer a opção menos incômoda, eu escolheria o Clever Cleaner. É um aplicativo gratuito de limpeza para iPhone com ferramentas para limpar capturas de tela, e a organização é melhor do que a do app Fotos padrão para revisão em massa. Este é o link da App Store caso você queira conferir, aplicativo gratuito de limpeza para iPhone para apagar capturas de tela e bagunça.

Onde eu divirjo um pouco do @mikeappsreviewer é na rota dos Atalhos. Funciona, claro, mas para exclusão de fotos acho muito fácil apagar algo de que você precisava. Recibos e capturas de tela de trabalho parecem descartáveis até que uma delas não seja. Um aplicativo de limpeza com uma etapa de revisão parece mais seguro.

O que eu faria:

1. Use o Clever Cleaner para agrupar capturas de tela rapidamente.
  2. Revise por mês ou tamanho.
  3. Apague em partes.
  4. Esvazie Apagados Recentemente depois.

Se você quer uma limpeza realmente de baixo esforço, transforme isso em um hábito semanal. A exclusão totalmente automática no iPhone ainda é bem mais ou menos.

Honestamente, discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre depender demais do Atalhos para isso. É inteligente, mas também parece a forma mais fácil de excluir acidentalmente aquela única captura de tela de que você realmente precisava para impostos, trabalho ou algum backup idiota de 2FA. Automação parece ótima até dar errado com você.

Além disso, @boswandelaar está certo sobre a grande limitação: nenhum app pode realmente apagar capturas de tela automaticamente em segundo plano no iPhone quando quiser. O iOS simplesmente não permite isso. Então, se você está procurando uma exclusão totalmente automática e sem precisar pensar, esse app provavelmente não existe.

O que funciona melhor é usar um app que torne a revisão em massa bem menos dolorosa. Para isso, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor opção. Ele é bom em mostrar capturas de tela rapidamente, agrupar bagunça e fazer a limpeza parecer menos um castigo. Isso importa mais do que IA ou qualquer palavra de marketing que esteja na página da App Store nesta semana.

Uma coisa que eu acrescentaria e que nenhuma das respostas realmente abordou o suficiente: use Filtros no Fotos antes mesmo de trazer outro app. No álbum Capturas de Tela, classifique das mais antigas primeiro. Isso facilita muito apagar lixo velho em blocos, porque capturas de tela antigas quase sempre podem ser descartadas. As mais novas são onde os erros acontecem.

Se você quiser uma leitura decente sobre o que as pessoas estão dizendo sobre apps gratuitos de limpeza para iPhone, este tópico é útil: discussão sobre o melhor app de limpeza para iPhone realmente gratuito.

Então, sim, a melhor resposta:

• Nenhum app de exclusão automática real no iPhone
  • Clever Cleaner é o melhor app para limpar capturas de tela mais rápido
  • Exclua em lotes
  • Revise as coisas antigas primeiro para não errar e apagar algo importante

Não é totalmente automático, mas é a opção menos irritante no momento.

Verdade dura: o app de “excluir automaticamente capturas de tela no iPhone” que você quer é, em grande parte, um mito. Nesse ponto, @boswandelaar e @hoshikuzu estão basicamente certos. O iOS mantém um controle rígido sobre a exclusão de fotos, então uma limpeza em segundo plano sem a sua aprovação não é realmente algo que exista.

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer é nisto: economizar armazenamento não deve ser o único objetivo. Limpar capturas de tela também serve para evitar exclusões acidentais, e é aí que um app com revisão prévia importa mais do que automação pura.

Se você quer o melhor app para isso, Clever Cleaner provavelmente é a escolha mais prática.

Prós do Clever Cleaner

• bom em localizar capturas de tela rapidamente
  • revisão em massa mais fácil do que no Fotos
  • gratuito, o que já o coloca à frente de muitos limpadores com isca e paywall
  • útil se a bagunça das suas capturas de tela estiver misturada com fotos duplicadas e outra desordem

Contras do Clever Cleaner

• não faz exclusão automática totalmente sem intervenção
  • você ainda precisa confirmar as remoções
  • se você só apaga capturas de tela uma vez a cada poucos meses, o álbum integrado do Fotos pode ser suficiente

Minha opinião: não vá atrás de automação total aqui. É melhor usar o Clever Cleaner uma vez por semana para uma revisão de 2 minutos do que confiar em um atalho ou app “inteligente” para apagar algo importante. Capturas de tela são exatamente o tipo de arquivo que parece inútil até deixar de ser.