Melhor maneira de recuperar arquivos de um pen drive formatado?

Formatei acidentalmente minha unidade USB e perdi fotos importantes, documentos de trabalho e alguns arquivos pessoais de que realmente preciso recuperar. Estou procurando o melhor método ou software de recuperação de arquivos para uma unidade flash formatada antes que qualquer coisa seja sobrescrita. O que devo tentar primeiro para recuperar dados de uma unidade USB formatada?

Passei por isso uma vez com um pendrive cheio de fotos, então sim, eu conheço essa sensação de frio na barriga. Mesmo assim, uma formatação nem sempre apaga seus arquivos de forma irrecuperável. Se você percebeu isso cedo, ainda tem uma chance.

Primeiro passo, pare de mexer no USB.

Não copie novos arquivos para ele. Não o formate novamente. Não execute CHKDSK. Deixe-o quieto. A recuperação funciona melhor quando os dados antigos não foram sobrescritos. Quando novos dados ocupam o mesmo espaço, esses arquivos antigos já eram.

Uma coisa que muita gente confunde, você não desfaz uma formatação. Essa parte já era. O que os aplicativos de recuperação fazem é escanear a unidade em busca de dados de arquivos que ainda estão lá e remontá-los. Então a formatação permanece, mas seus arquivos ainda podem ser recuperáveis.

O tipo de formatação que aconteceu importa

1. Formatação rápida
    Este é o melhor resultado. Geralmente termina rápido, muitas vezes em segundos. O Windows cria um novo sistema de arquivos e deixa o conteúdo antigo dos arquivos no lugar até que algo novo o substitua. Se você parou de usar a unidade imediatamente, as chances de recuperação são boas.

2. Formatação completa
    Isto leva mais tempo. Em sistemas Windows mais novos, uma formatação completa grava em toda a unidade. Se você fez uma dessas, a recuperação por software geralmente não vai muito longe.

3. Formatação feita por outro dispositivo
    Câmeras, TVs, consoles, câmeras veiculares e equipamentos semelhantes geralmente fazem uma formatação rápida. Em casos assim, eu ainda tentaria a recuperação.

Se você não tiver um backup, eu iria direto para um software de recuperação. Tive resultados razoáveis com Disk Drill. Ele lê sistemas de arquivos USB comuns, como FAT32, exFAT e NTFS, e lida com uma longa lista de tipos de arquivo.

O que eu faria

1. Instale o Disk Drill na unidade interna do seu computador. Não no USB formatado.

2. Conecte o pen drive e abra o aplicativo.

3. Escolha a unidade USB na lista de dispositivos.

4. Clique em Search for Lost Data. Se for solicitado, use Universal Scan. Esse modo tende a funcionar melhor em unidades formatadas, pois verifica de mais de uma forma.

5. Deixe a verificação terminar. Você pode analisar os resultados antes, mas já vi arquivos extras aparecerem perto do fim, então esperar ajuda.

6. Revise os resultados. Normalmente, ele organiza tudo em grupos como fotos, vídeos, áudios, documentos e arquivos compactados. Filtrar por tipo, data, tamanho ou nome do arquivo ajuda bastante se a lista ficar confusa.

7. Visualize os arquivos antes de recuperá-los. Se uma foto abrir ou um documento parecer normal na visualização, isso geralmente é um bom sinal.

8. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Use a unidade do seu PC ou outro disco externo. Não os restaure de volta no mesmo USB.

Se a unidade flash parecer instável

Esta parte é ignorada com muita frequência. Se o USB continuar desconectando, apresentar erros de leitura ou parecer instável, faça primeiro uma imagem do disco e analise a imagem em vez da unidade original. Trabalhar a partir de uma cópia é mais seguro e reduz o estresse extra em uma unidade que pode estar falhando.

Sobre correções no Prompt de Comando

Continuo vendo pessoas sugerirem CHKDSK e ATTRIB para tudo. Depois de uma formatação, eu não começaria por aí.

1. CHKDSK
    Ele corrige problemas no sistema de arquivos. Não recupera arquivos de uma unidade formatada. Pior ainda, pode alterar coisas de maneiras que dificultem a recuperação.

2. ATTRIB
    Este ajuda quando os arquivos foram ocultados pelo sistema ou por malware. Não faz nada por arquivos perdidos devido à formatação.

Eu só me preocuparia com eles se a formatação nunca tivesse terminado ou se a unidade apresentasse falha no meio do processo. No caso normal de formatação acidental, recupere primeiro. Repare depois.

Quando pode ser mais do que formatação

Se o USB não for detectado, perder a conexão a cada poucos segundos, mostrar o tamanho errado ou tiver danos físicos, o problema pode ser de hardware. Eu não continuaria insistindo com verificação após verificação. Se os arquivos forem importantes, uma empresa de recuperação é a opção mais segura.

Versão curta: sim, a recuperação de uma unidade flash formatada geralmente é possível, especialmente após uma formatação rápida. Os dois fatores principais são que tipo de formatação aconteceu e se algo foi gravado na unidade depois. Se foi rápida e você parou imediatamente, suas chances ainda são bem boas.

Se a formatação foi rápida, suas chances ainda são razoáveis. @mikeappsreviewer explicou bem a parte da primeira resposta, então vou acrescentar a parte que as pessoas costumam pular.

Verifique primeiro a integridade S.M.A.R.T. da unidade, se o adaptador USB permitir isso. Use CrystalDiskInfo ou smartctl. Se o pendrive mostrar leituras com erro, faça primeiro um clone dele com USB Image Tool ou ddrescue, depois analise o clone. Menos passagens de leitura fazem diferença em uma mídia instável.

Quanto ao software, eu ainda colocaria o Disk Drill perto do topo para recuperação de USB formatado, principalmente porque a varredura por assinatura de arquivo funciona bem com fotos e documentos do Office. O Recuva é bom para exclusões simples, mas em unidades formatadas ele deixa passar mais coisas na minha experiência. O PhotoRec também é forte, mas os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas muitas vezes voltam uma bagunça.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer. A formatação completa nem sempre é derrota total em PCs antigos com Windows ou em algumas ferramentas de formatação de terceiros. É raro, mas vale uma varredura se os arquivos forem importantes.

Além disso, se isso aconteceu com um pendrive pequeno usado em uma câmera ou telefone, veja se o dispositivo criou pastas de backup ocultas antes da formatação. Já vi cópias da DCIM sobreviverem em lugares estranhos.

Se você quiser um guia visual rápido, este guia em vídeo de recuperação de pendrive formatado e corrompido é fácil de seguir.

O principal: recupere para outra unidade. Não de volta para o USB. Essa parte confunde muita gente.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram: antes de usar todos os aplicativos de recuperação no USB, verifique se os arquivos recuperados são realmente utilizáveis, e não apenas “encontrados”. Muitas ferramentas listam centenas de arquivos, mas metade deles abre corrompida. É por isso que normalmente avalio softwares de recuperação pela qualidade da visualização e pela integridade dos arquivos, não pela contagem gigantesca da varredura.

Para um pen drive formatado, o Disk Drill continua sendo uma das melhores opções porque lida muito bem tanto com a varredura do sistema de arquivos quanto com a recuperação baseada em assinatura, especialmente para fotos, PDFs, documentos do Office e arquivos pessoais comuns. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Alguns aplicativos parecem impressionantes até você tentar recuperar a estrutura de pastas ou os nomes originais dos arquivos.

Um ponto em que eu meio que discordo do conselho habitual: eu não gastaria muito tempo tentando verificar S.M.A.R.T. em um pen drive básico. Muitos USBs baratos nem expõem dados úteis de integridade, então, se a unidade monta normalmente, eu partiria direto para uma tentativa de recuperação em modo somente leitura.

O que ajuda bastante:

• classificar os resultados por Existentes e Reconstruídos
  • recuperar primeiro algumas fotos/documentos de exemplo
  • abri-los antes de pagar ou continuar uma grande sessão de recuperação
  • se os nomes dos arquivos sumiram, usar tipo de arquivo + tamanho + data de modificação para reconstruir o que é importante

Além disso, se isso envolvia documentos de trabalho + fotos de família, verifique também a lixeira da sincronização em nuvem. As pessoas esquecem que OneDrive, Google Drive, Dropbox e até o upload automático do celular ainda podem ter cópias.

Se você quiser uma explicação sólida sobre como recuperar dados de um USB formatado, isto aqui é realmente bem legível:
como recuperar arquivos de um USB formatado facilmente

Versão curta: pare de usar o pen drive, faça uma varredura com o Disk Drill, visualize antes de restaurar e salve tudo em outra unidade. Se o USB continuar desconectando, pule o faça você mesmo e clone-o primeiro, ou você pode piorar as coisas.

Um ponto que os outros só tocaram de leve: verifique para qual sistema de arquivos o USB foi reformatado. Se ele foi alterado de exFAT/FAT32 para NTFS, ou vice-versa, a qualidade da recuperação pode mudar bastante porque algumas ferramentas conseguem reconstruir melhor a estrutura antiga de diretórios a partir de certos layouts de metadados. Então, antes de escanear, anote o sistema de arquivos atual e a capacidade mostrada no Gerenciamento de Disco. Se o tamanho exibido estiver repentinamente errado, isso é menos um problema de formatação e mais um problema do controlador.

Discordo um pouco da abordagem de “simplesmente testar todos os scanners” que algumas pessoas adotam. Muitas varreduras profundas em um pendrive instável podem desperdiçar tempo e às vezes provocar mais desconexões. Escolha primeiro uma passagem sólida e depois avalie.

Disk Drill é uma escolha inicial razoável aqui porque tende a equilibrar usabilidade com uma recuperação bruta decente de pendrives formatados.

Prós do Disk Drill

• bom suporte de visualização para fotos, PDFs, documentos
  • lida tanto com varredura por sistema de arquivos quanto por assinatura
  • é mais fácil analisar os resultados do que em muitas ferramentas de recuperação bruta
  • é bom para tipos de arquivo variados, não apenas imagens

Contras do Disk Drill

• não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
  • arquivos reconstruídos podem perder os nomes/pastas originais
  • em mídia flash muito danificada, não substitui a clonagem prévia
  • os resultados da varredura podem parecer maiores do que o que realmente é recuperável

O que eu faria de forma diferente do conselho habitual:

• recupere primeiro um pequeno lote de teste
  • abra de 10 a 20 arquivos de cada categoria importante
  • se as fotos abrirem normalmente e os documentos não estiverem corrompidos, continue
  • se tudo estiver quebrado, pare e tente um mecanismo de recuperação diferente em vez de restaurar cegamente milhares de arquivos

Também vale verificar: arquivos temporários do Office, catálogos do Lightroom, importações do celular, arquivos recentes do Windows e anexos de e-mail. Às vezes, a “cópia perdida no USB” não é sua única cópia.

@sternenwanderer, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer já explicaram bem a parte de parar de usar a unidade. Eu só acrescentaria isto: para um pendrive formatado, a qualidade dos arquivos recuperados importa mais do que a contagem total encontrada.