Melhor maneira de recuperar vídeo deletado da GoPro após exclusão acidental? Precisa de ajuda

Acidentalmente excluí um vídeo importante da GoPro do meu cartão SD antes de fazer backup, e realmente preciso recuperá-lo. As imagens eram de uma viagem especial, e espero que alguém possa compartilhar os melhores métodos ou softwares de recuperação de vídeo da GoPro que realmente funcionem sem causar mais perda de dados.

Já precisei recuperar clipes perdidos da GoPro mais de uma vez, e esse é um daqueles trabalhos em que o conselho comum de recuperação de fotos desmorona rápido. Às vezes a filmagem ainda está no cartão. Às vezes você recupera um nome de arquivo e um vídeo morto. É aí que muita gente se atrapalha.

Comece por aqui

Pare de usar o cartão SD agora mesmo.

Não grave mais filmagens. Não formate. Não execute ferramentas aleatórias de correção que você encontrou em um tópico de fórum de 2017. Assim que novos dados caem no cartão, os trechos antigos de vídeo são sobrescritos, e suas chances despencam.

Antes de instalar qualquer coisa, eu verificaria alguns lugares simples primeiro:

1. Lixeira da nuvem da GoPro ou Excluídos recentemente, se sua conta tiver backup em nuvem
  2. Qualquer cópia que você tenha jogado no PC, SSD externo ou NAS e esquecido
  3. Arquivos LRV no cartão, já que esses clipes de pré-visualização são pequenos, mas às vezes são melhores do que nada
  4. O próprio aviso de reparo da câmera depois que você reinserir o cartão

Se nada disso funcionar, então sim, o próximo passo é um software de recuperação.

Por que a recuperação da GoPro fica complicada

Eu costumava achar que a recuperação de vídeo excluído funcionava como a recuperação de JPG excluído. Não funciona. Nem de perto.

Com câmeras de ação mais novas, a gravação normalmente não é um único MP4 limpo escrito em uma linha reta. Uma GoPro tende a gravar várias partes ao mesmo tempo, vídeo principal, arquivos de pré-visualização, áudio, informações de GPS, miniaturas, metadados e outros pedaços. No cartão, essas partes geralmente acabam espalhadas por toda parte.

Então um scanner pode encontrar uma assinatura MP4, juntar algumas partes e ainda assim entregar um arquivo que os players se recusam a abrir. Já vi isso com clipes em que o tamanho parecia certo, o nome parecia normal, e o arquivo era lixo.

Isso aparece muito com:

1. Modelos GoPro Hero
  2. Drones DJI
  3. Câmeras Insta360
  4. Câmeras recentes da Sony, Canon, Nikon e Panasonic
  5. Dash cams

Para esse tipo de perda, só a varredura não conta toda a história. A etapa de reconstrução importa muito.

O que eu tentaria primeiro

Eu começaria com o Disk Drill.

O motivo é simples. O modo Advanced Camera Recovery dele foi feito para filmagens de câmera fragmentadas, não para arquivos de escritório simplesmente excluídos. Em vez de presumir que seu vídeo estava em um único bloco limpo, ele tenta remontar os fragmentos na ordem certa e transformá-los em algo reproduzível. Para cartões de GoPro, cartões de drone, armazenamento de dash cam, coisas assim, essa abordagem faz mais sentido.

O fluxo é curto:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões
  2. Abra o Disk Drill
  3. Selecione o cartão
  4. Escolha Advanced Camera Recovery
  5. Execute a varredura
  6. Visualize o que ele encontrar
  7. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não de volta no mesmo cartão

A parte da visualização ajuda. Eu gosto de ver se um clipe abre antes de perder tempo salvando uma pilha de arquivos ruins. Eu também prestaria atenção se o software sugerir criar primeiro uma imagem byte a byte. Já fiz isso em cartões instáveis, e isso evita ficar forçando uma mídia instável repetidamente. É um passo meio chato, mas vale a pena.

Outras opções que as pessoas mencionam

O PhotoRec é a opção gratuita de reserva que eu manteria por perto.

Ele encontra uma tonelada de tipos de arquivo, e não custa nada. A desvantagem é pesada. Não há reconstrução dedicada de vídeo de câmera, não há visualização, não há organização amigável. Você frequentemente acaba com uma bagunça de arquivos recuperados e precisa inspecioná-los um por um. Eu já fiz isso. É horrível, mas se o requisito for ser gratuito, ainda assim é útil.

O UFS Explorer está no outro extremo.

Ele é mais forte do que muitas ferramentas para consumidores quando a situação fica feia, embora exija mais de você. A interface é menos tolerante, e ele ainda não oferece o mesmo caminho focado em recuperação de câmera que o Disk Drill tem para filmagens fragmentadas de action cams. Se você já conhece bem software de recuperação, vale tentar. Se não conhece, talvez passe metade do tempo duvidando de cada opção.

Minha ordem aproximada

Se eu tivesse apagado filmagens de uma GoPro recente, drone DJI ou câmera semelhante, eu faria assim:

1. Verificar lixeira da nuvem, backups, arquivos LRV e o aviso de reparo da câmera
  2. Executar o Disk Drill primeiro
  3. Usar o PhotoRec se eu precisasse de uma segunda tentativa gratuita
  4. Passar para o UFS Explorer se o caso parecesse pior e eu precisasse de mais controle

Pelo que vi, a recuperação de GoPro é um daqueles casos em que “ele encontrou o arquivo” quase não significa nada por si só. O que importa é se o software reconstrói o clipe em algo que você consiga reproduzir. Essa é a parte que as pessoas deixam passar, e sim, eu também deixei passar isso na primeira vez.

Primeira coisa, retire o cartão SD e deixe-o quieto. Se você já gravou mais coisas depois da exclusão, as chances de recuperação caem rápido.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não começaria recolocando o cartão na GoPro repetidamente, esperando que a câmera resolva. Se o cartão tiver setores fracos, cada gravação te prejudica. Abordagem somente leitura primeiro. Isso importa mais do que as pessoas pensam.

O que eu faria:

1. Coloque o cartão em um bom leitor de cartão USB, não na câmera.
  2. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD. Use o Disk Drill ou qualquer ferramenta de criação de imagem. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão original.
  3. Escaneie a imagem em busca de vídeo excluído.
  4. Recupere os arquivos para o seu computador ou unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.
  5. Teste o MP4 recuperado no VLC. O VLC abre arquivos danificados melhor do que o reprodutor padrão.

Se o arquivo recuperado da GoPro aparecer, mas não reproduzir, tente uma ferramenta de reparo como Grau Video Repair ou fix.video. Os clipes da GoPro frequentemente perdem o moov atom, então o reparo importa tanto quanto a recuperação. Essa parte é ignorada com frequência.

O Disk Drill é uma sólida primeira escolha para recuperação de vídeo da GoPro porque lida bem com cartões SD e oferece um fluxo de trabalho mais rápido do que muitas ferramentas mais antigas. Eu ainda faria uma imagem do cartão antes de escanear, porém.

Além disso, verifique o arquivo .LRV em baixa resolução. Não é o ideal, mas é melhor do que perder totalmente as filmagens da viagem.

Guia rápido útil aqui também:
recuperar arquivos de vídeo excluídos do cartão SD rapidamente

Na verdade, eu dividiria isso em dois problemas separados: recuperação e reparo. @mikeappsreviewer focou mais no lado da recuperação, e @sonhadordobosque está certo sobre fazer a imagem primeiro, mas nenhum dos dois pontos resolve totalmente a parte irritante em que o clipe da GoPro volta e ainda assim se recusa a reproduzir.

O que eu faria diferente:

• verificar o cartão em um computador com mostrar arquivos ocultos ativado
  • procurar também por arquivos de capítulos divididos, não apenas o MP4 principal
  • se a sua GoPro criou um par THM/LRV, mantenha-os junto com o arquivo recuperado porque às vezes eles ajudam a identificar o conjunto certo de clipes
  • após a recuperação, passar o vídeo por um utilitário de reparo se o VLC travar ou mostrar quadros pretos

Para a parte real de desfazer a exclusão, o Disk Drill ainda é uma escolha sensata porque a recuperação de vídeo da GoPro é complicada e as ferramentas de recuperação de cartão SD não são todas iguais. Mas eu julgaria o sucesso pelo fato de o arquivo recuperado reproduzir do começo ao fim, não pelo nome do arquivo parecer correto. Grande diferença.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se o cartão era exFAT e a exclusão foi recente, as chances de recuperação geralmente são melhores do que após uma formatação completa. Se a câmera gravou mais imagens depois, é… aí a coisa fica feia rápido.

Também vale a leitura:
Dicas de recuperação de vídeo da GoPro desta discussão no Facebook

Se quiser, publique o modelo da GoPro, o tamanho do cartão e se o arquivo foi excluído ou se o cartão foi formatado. Isso muda bastante a melhor abordagem.