Percebi Mídia Sincronizada no armazenamento do meu iPhone e não tenho certeza do que isso realmente inclui ou se isso pode afetar a velocidade, a duração da bateria ou o desempenho geral. Recentemente notei que meu celular está um pouco mais lento, então estou tentando descobrir se músicas, vídeos ou outros arquivos sincronizados podem fazer parte do problema e o que eu poderia remover com segurança.
Também me deparei com isso, e sim, a Apple escondeu o jogo aqui.
O que significa “Mídia Sincronizada”
É conteúdo local copiado do seu computador para o seu iPhone pelo Finder, iTunes ou Apple Devices. Música, filmes, programas de TV, podcasts, audiolivros, fotos. Coisa antiga de sincronização por cabo. Às vezes, sincronização por Wi‑Fi também.
Em versões mais antigas do iOS, esse armazenamento ficava misturado nos totais dos apps. Um monte de músicas sincronizadas parecia armazenamento do app Música. Depois de atualizações mais recentes do iOS, a Apple separou isso em um rótulo próprio. Então agora há uma diferença:
- baixado no telefone por um app, continua no app
- enviado de um Mac ou PC, vai para “Mídia Sincronizada”
Isso não tem nada a ver com o iCloud. O iCloud é dado em nuvem vinculado à sua conta. A Mídia Sincronizada fica no próprio telefone.
Por que isso continua mesmo depois de você apagar coisas
Essa parte me pegou. Apaguei músicas e fotos que eu conseguia ver, depois conferi o armazenamento, e a mesma barra enorme continuava lá como se nada tivesse acontecido.
O motivo é simples. O iOS trata arquivos sincronizados pelo computador como gerenciados pelo computador, não pelo telefone. Nesses arquivos, a opção de apagar no iPhone muitas vezes está ausente ou desativada. Então o telefone continua mostrando o armazenamento até que a fonte de sincronização o remova.
O que resolveu para mim
Você precisa reconectar o telefone ao computador.
No Mac, abra o Finder. No Windows, abra o iTunes ou o Apple Devices. Depois verifique as seções de mídia, geralmente Fotos, Música, Filmes ou algo parecido, e desmarque o que você não quer mais sincronizado.
Se o armazenamento ainda parecer travado, usei a solução mais tosca imaginável e funcionou. Criei uma pasta vazia no meu computador e depois defini a sincronização de fotos para usar essa pasta vazia. Sincronize de novo. Isso substituiu o conjunto antigo de fotos sincronizadas por nada. Depois disso, o armazenamento fantasma sumiu.
Isso deixa o telefone mais lento
Pelo que eu vi, sim. Meu telefone ficou lento quando o armazenamento ficou apertado. Digitar dava atraso. Os apps reabriam o tempo todo. A câmera também parecia estranha.
Os iPhones parecem funcionar pior quando o espaço livre fica baixo. Agora tento deixar pelo menos 5 GB ou 6 GB livres. Quando o armazenamento enche, arquivos temporários, caches e a sujeira normal do sistema brigam pelas sobras. Dá para sentir.
O que usei para limpar o resto
Depois que limpei a sujeira sincronizada, ainda fiquei com um monte de mídia aleatória ocupando espaço. Capturas de tela, vídeos gigantes, fotos duplicadas, a bagunça de sempre. Testei alguns apps de limpeza e a maioria era ruim ou bloqueada por assinaturas.
Este acabou sendo útil:
Gostei dele porque mostrava claramente os tamanhos dos arquivos, o que economizou tempo. Não precisei adivinhar qual vídeo era enorme. A seção de arquivos grandes me ajudou a encontrar clipes antigos ocupando gigabytes. A ferramenta de fotos duplicadas também era decente. Ela agrupava fotos quase iguais, o que ajudou com a bagunça de fotos em sequência.
Uma coisa com a qual eu me importava era a privacidade. Pelo que eu vi, ele faz a análise no próprio dispositivo, o que foi suficiente para eu continuar usando.
A ordem em que eu faria isso
- Verifique o Armazenamento do iPhone e confirme que “Mídia Sincronizada” é o problema
- Conecte o telefone ao seu Mac ou PC
- Desative ou reduza a sincronização de Fotos, Música, filmes ou o que quer que se aplique
- Se o armazenamento de Fotos não sair, sincronize uma pasta vazia
- Depois que a parte grande sumir, limpe capturas de tela, duplicatas e vídeos enormes
- Deixe alguns gigabytes livres para o iOS parar de tropeçar em si mesmo
Para mim, limpar o bloco sincronizado mais a mídia extra liberou cerca de 15 GB. Depois disso, o telefone voltou ao normal. Se o gráfico de armazenamento mostrar “Mídia Sincronizada” ocupando uma parte enorme, comece primeiro pelas configurações de sincronização no computador. Fazer isso só no telefone geralmente não leva a lugar nenhum. Aprendi isso do jeito mais irritante.
Mídia Sincronizada é conteúdo copiado para o seu iPhone a partir de um Mac ou PC. Pense na sincronização clássica pelo Finder ou iTunes. Músicas, filmes, programas de TV, fotos, podcasts, audiolivros. Fica no telefone, então conta no armazenamento.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a definição. Discordo um pouco sobre o desempenho. A Mídia Sincronizada em si não deixa o iOS mais lento. Uma biblioteca de músicas sincronizada de 10 GB e 10 GB gravados em um app ocupam espaço do mesmo jeito. A lentidão geralmente vem do pouco armazenamento livre, não do rótulo sincronizado. Quando o espaço livre fica apertado, o iPhone começa a sofrer com caches, arquivos temporários, indexação e processamento de fotos. Essa parte é real.
O impacto na bateria geralmente é pequeno. A mídia só fica lá. O consumo aparece se o Fotos estiver analisando, o Música estiver indexando, ou se o seu telefone estiver quase cheio e fazendo limpeza de armazenamento em segundo plano.
O que verificar:
- Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
- Veja primeiro o espaço livre. Se você tiver menos de 5 a 10 GB livres, isso é um sinal de alerta.
- Reinicie o telefone depois de uma limpeza grande. Os gráficos de armazenamento às vezes demoram para atualizar.
- Verifique se Fotos, Música ou TV ainda estão indexando após uma sincronização.
Se a Mídia Sincronizada estiver grande, remova conteúdo suficiente para ter uma folga. Depois observe o desempenho por um dia. Se o seu telefone ainda parecer lento, a causa está em outro lugar, geralmente atualização em segundo plano de apps, saúde da bateria antiga ou bugs do iOS.
Para limpar depois de corrigir o problema de armazenamento, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos duplicadas e arquivos grandes. Ele ajuda a liberar armazenamento do iPhone rapidamente e facilita encontrar mídias grandes. Este clipe mostra melhor do que eu, veja como limpar o armazenamento do iPhone rapidamente.
Versão curta. Mídia Sincronizada é conteúdo local sincronizado. Isso importa quando consome armazenamento. Não existe alguma taxa secreta de desempenho só por si só.
“Synced Media” é basicamente a categoria para coisas que foram copiadas para o iPhone a partir de um computador, não criadas nem baixadas diretamente no telefone. Então sim, @mikeappsreviewer e @mike34 estão certos no ponto principal. Onde eu faria uma pequena ressalva é o seguinte: às vezes as pessoas tratam isso como algum problema oculto estranho do sistema, mas na maior parte das vezes é só um rótulo de armazenamento.
O que pode incluir:
- músicas sincronizadas
- filmes / TV
- podcasts ou audiolivros
- bibliotecas de fotos sincronizadas do Mac/PC
- talvez sobras mais antigas da era do iTunes
Por si só, isso normalmente não prejudica o desempenho. Um arquivo é um arquivo. O problema é quando isso deixa você com pouco espaço livre. Isso pode causar travamentos, recarregamento de apps, lentidão no teclado, aquecimento do telefone e, às vezes, gasto extra de bateria. Não porque “Synced Media” seja amaldiçoado, mas simplesmente porque o iOS não lida bem com pouco espaço.
Uma coisa que eu verificaria e que eles não abordaram muito: se o seu telefone parece lento, olhe também a Saúde da Bateria. Se ela estiver degradada, isso pode importar tanto quanto o armazenamento. Verifique também se o iOS foi atualizado recentemente, porque a indexação pós-atualização pode fazer o telefone parecer meio instável por um tempo.
Se você já liberou algum espaço e o telefone ainda parece estranho, eu olharia além de Synced Media:
- saúde da bateria
- indexação de fotos em segundo plano
- modo de baixo consumo sempre ativado
- mau comportamento de algum app
- bugs antigos do iOS
Se depois disso você quiser limpar a bagunça não sincronizada, o Clever Cleaner é bom para encontrar duplicados e arquivos enormes. Além disso, este tópico é útil se você quiser opiniões reais sobre ele: veja o que usuários do Reddit dizem sobre o Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone.
Versão curta: Synced Media é conteúdo local sincronizado a partir de um computador. Isso importa se estiver ocupando armazenamento. Normalmente não é o motivo direto de o seu iPhone parecer lento, mesmo que a Apple faça o rótulo parecer estranho e misterioso rs.
Um ângulo extra além do que @mike34, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer disseram: às vezes “Mídia Sincronizada” é basicamente bagagem histórica. Se você usou a sincronização pelo iTunes ou Finder anos atrás, essa categoria pode permanecer por mais tempo do que o esperado porque o iOS ainda a rastreia separadamente, mesmo que seus hábitos atuais sejam todos de streaming e iCloud.
Discordo um pouco da ideia de que isso é totalmente inofensivo, a menos que o armazenamento esteja criticamente baixo. Bibliotecas grandes de mídia local também podem fazer a indexação do Spotlight, as atualizações do banco de dados de mídia e a preparação de backup demorarem mais logo após uma sincronização ou atualização. Geralmente é temporário, mas é real.
No que eu focaria:
- não no rótulo em si
- se o armazenamento livre está caindo abaixo de cerca de 10 por cento
- se a lentidão acontece apenas após carregar, sincronizar ou atualizar
- se o problema afeta o sistema todo ou apenas Fotos/Música/TV
Se o telefone estiver lento em tudo, verifique:
- Saúde da Bateria
- armazenamento disponível
- versão do iOS
- atividade do Fotos em segundo plano
Se estiver lento apenas nos apps de mídia, é mais provável que a Mídia Sincronizada esteja envolvida.
Quanto aos apps de limpeza, o Clever Cleaner é útil depois que você lida com o conteúdo sincronizado pelo computador, não antes. Prós: detecção fácil de duplicatas, identificação de arquivos grandes, limpeza visual rápida. Contras: ele não consegue remover magicamente por conta própria bibliotecas sincronizadas gerenciadas pelo computador, e algumas pessoas podem considerar qualquer app de limpeza desnecessário se já gerenciam o armazenamento manualmente.
Então: Mídia Sincronizada é, em sua maior parte, conteúdo offline copiado de um computador. Geralmente afeta o desempenho indiretamente por meio da pressão no armazenamento e, ocasionalmente, por causa da sobrecarga de indexação de curto prazo.