Meu iPhone ainda funciona bem, mas o armazenamento está quase cheio e eu continuo recebendo avisos de pouco espaço. Eu preferiria aumentar a memória ou o armazenamento do iPhone em vez de gastar dinheiro com um celular novo, mas não tenho certeza se isso é possível, seguro ou se vale o custo. Alguém já fez isso ou encontrou uma alternativa confiável?
Há um tempo, pesquisei toda essa questão de atualizar o chip de armazenamento do iPhone quando meu celular estava completamente cheio. No começo, isso parecia até meio razoável. As pessoas trocam telas e baterias o tempo todo, então pensei que talvez o armazenamento fosse só mais um serviço comum de assistência técnica.
A primeira loja em que perguntei me convenceu a não fazer isso, e eu agradeci. A resposta deles foi basicamente: sim, dá para fazer, mas é uma má ideia para a maioria das pessoas. Substituir o chip NAND não é uma troca normal de peça. Exige microssoldagem, trabalho de firmware, e há uma chance real de inutilizar a placa lógica. Mesmo que o reparo funcione, você perde a garantia e complica bastante qualquer atendimento futuro da Apple.
O que realmente ajudou foi lidar primeiro com o armazenamento que eu já tinha.
- Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Eu achava que não tinha mais opções, mas essa tela mostrou que eu estava desperdiçando muito mais espaço do que imaginava.
- Para aplicativos que você raramente usa, vale a pena ativar Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove o app, mas mantém seus documentos e dados, então reinstalá-lo depois traz tudo de volta.
- Verifique o app Mensagens também. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos podem se acumular silenciosamente até ocupar vários gigabytes. Apagar automaticamente conversas antigas ajudou a evitar que isso se acumulasse de novo.
As fotos acabaram sendo o principal problema para mim. O álbum Duplicados da Apple mal encontrou alguma coisa porque meu problema não eram cópias exatas. Eram fotos quase idênticas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Comecei a usar o Clever Cleaner para isso. Ele agrupou fotos parecidas, escolheu uma melhor sugestão, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela que eu tinha esquecido que estavam lá e conseguia transformar Live Photos desnecessárias em imagens estáticas. Isso liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois disso, o Fotos do iCloud com a opção Otimizar Armazenamento do iPhone fez uma grande diferença. As fotos em tamanho original ficam no iCloud, enquanto o celular mantém versões locais menores até você abri-las. Quase nem percebo isso no dia a dia, mas reduz o espaço que o app Fotos ocupa no aparelho. Se o iCloud não for a sua praia, o Google Drive ou o Dropbox podem funcionar para arquivos e vídeos, embora exijam mais organização manual.
O único hardware extra que acabei comprando foi um pen drive externo para fotos e vídeos antigos que eu queria guardar, mas não precisava manter no celular o tempo todo. Se você tem um iPhone USB-C mais novo, isso está bem mais fácil agora. Algumas unidades também funcionam com apps que podem gravar vídeo direto no armazenamento externo. Só certifique-se de que a unidade esteja formatada em algo compatível, como exFAT ou APFS.
Fico feliz por não ter mexido no chip de armazenamento. Limpar o celular, mover coisas mais antigas para o armazenamento em nuvem e manter uma unidade externa para arquivos arquivados resolveu o problema sem arriscar o aparelho inteiro. Eu tentaria nessa ordem antes mesmo de considerar uma modificação de hardware.
Uma troca de bateria e um upgrade de armazenamento são dois serviços bem diferentes, mesmo que ambos pareçam coisa de assistência técnica. No caso de um iPhone, eu trataria o armazenamento interno como algo fixo, a menos que você já esteja disposto a perder o aparelho. A opção mais barata que as pessoas esquecem é que os avisos de pouco armazenamento podem piorar durante atualizações do iOS, backups e instalações de aplicativos, então não espere até ele ficar com 500 MB livres. Faça um backup criptografado em um computador, remova vídeos grandes e depois verifique se os Dados do Sistema estão ocupando muito espaço. Se estiverem, fazer backup, apagar e restaurar às vezes pode recuperar espaço sem pagar ninguém. Não é divertido, mas ainda é muito menos arriscado do que deixar alguém dessoldar o armazenamento da placa lógica.
Não pague alguém por um “upgrade de memória do iPhone” a menos que você esteja confortável em tratar o telefone como descartável. Muitos desses anúncios fazem parecer que é como atualizar o SSD de um laptop, mas em um iPhone isso geralmente significa remover e substituir um chip de armazenamento soldado e depois fazer o telefone aceitá-lo. Isso está muito fora do território de um reparo normal.
A pegadinha que falta são os dados. Mesmo que a assistência consiga aumentar o armazenamento, você deve presumir que seu telefone voltará apagado. Então, se o motivo principal para fazer isso é “não quero a dor de cabeça de configurar um telefone novo”, talvez isso não poupe muita dor de cabeça. Você ainda precisa fazer um backup adequado primeiro e, se o backup estiver incompleto porque o telefone já está cheio demais, pode acabar pagando por um serviço arriscado e ainda perder coisas.
Eu gastaria o dinheiro e o esforço nesta ordem: fazer um backup no computador, excluir ou exportar vídeos grandes, limpar os caches dos aplicativos quando o app permitir, verificar os anexos do WhatsApp/Mensagens e depois mover as fotos para o iCloud ou para uma unidade externa. Se isso ainda não for suficiente, um iPhone usado com mais armazenamento geralmente é uma compra mais segura do que modificar o que você tem. Não é tão satisfatório quanto “simplesmente adicionar mais armazenamento”, mas é muito menos provável que transforme um telefone funcionando em um peso de papel.
Isso não é realmente um upgrade de memória do iPhone. As pessoas dizem memória porque essa é a expressão mais comum, mas o que está acabando é o armazenamento, e a Apple projetou isso como uma parte fixa do telefone.
A parte irritante é que o armazenamento em nuvem não muda isso completamente. iCloud, Google Photos, Dropbox etc. podem reduzir o que fica armazenado localmente, mas seu telefone ainda precisa de espaço livre para atualizações do iOS, atualizações de apps, bancos de dados de mensagens, arquivos temporários e downloads. O mesmo vale para uma unidade externa: útil para tirar vídeos antigos do telefone, inútil para fazer um iPhone de 64 GB se comportar como um iPhone de 256 GB no dia a dia.
Eu criaria um pouco de folga antes de fazer qualquer outra coisa. Não um grande projeto de limpeza, apenas o suficiente para que o telefone deixe de ficar no limite. Exclua conteúdos baixados do Netflix, Spotify e podcasts, remova mapas offline antigos, limpe anexos grandes de chats e mova primeiro os vídeos maiores. Os vídeos geralmente são o ganho mais rápido porque excluir um ou dois pode liberar mais espaço do que mexer em vinte apps pequenos.
Se o Fotos for o principal problema, vale a pena limpar a biblioteca antes de pagar por mais armazenamento em nuvem. Algo como o Clever Cleaner pode ajudar com capturas de tela, fotos semelhantes e vídeos grandes, mas eu ainda verificaria o que ele seleciona antes de apagar qualquer coisa. Nenhum app de limpeza deve ser tratado como um botão mágico se as fotos são importantes para você.
Pelo custo, eu compararia o serviço de troca do chip de armazenamento com comprar um iPhone da mesma geração com mais armazenamento, usado ou recondicionado. Uma modificação feita por loja pode parecer mais barata no papel, mas quando você leva em conta o incômodo do backup, o risco, a falta de suporte normal da Apple e o menor valor de revenda, ela deixa de parecer um upgrade simples. Se o seu telefone atual está bom no resto, limpe-o e continue usando. Se você estiver lutando constantemente contra o armazenamento mesmo depois disso, substitua-o por um modelo com mais armazenamento em vez de tentar transformar este em algo para o qual ele nunca foi feito.