Posso recuperar arquivos de um cartão SD no Mac com os nomes de arquivo originais?

Perdi acidentalmente arquivos de um cartão SD no meu Mac, e as opções de recuperação que encontrei parecem trazê-los de volta com nomes aleatórios em vez dos nomes de arquivo originais. Eu realmente preciso restaurar fotos e vídeos na ordem original para um projeto, e espero que alguém possa recomendar a melhor maneira de recuperar dados do cartão SD no Mac, mantendo os nomes originais, se possível.

Encontrei isso com um cartão SD Sony no meu Mac. A primeira coisa é: ainda não trate isso como um caso perdido.

A maioria dos arquivos excluídos em cartões SD é marcada como excluída. Muitas vezes eles ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. É por isso que os apps de recuperação funcionam.

Se você quiser o caminho mais simples no Mac, eu começaria com Disk Drill. Outras opções sólidas são UFS Explorer e R-Studio. Eu sempre acabava voltando para o Disk Drill porque o fluxo parecia menos irritante. A instalação foi rápida, os resultados da varredura eram fáceis de analisar, e ele lidou com arquivos de foto RAW sem que eu precisasse brigar com o app.

A parte da visualização importou mais do que eu esperava. Quando a visualização de um arquivo abria corretamente, a recuperação geralmente funcionava. Usei isso como filtro antes de restaurar um monte de lixo de que eu não precisava.

Algumas coisas práticas fizeram diferença para mim:

Antes de escanear

Use um leitor de cartão SD adequado. Não deixe o cartão na câmera e conecte a câmera ao Mac. Eu também não faria isso por meio de um hub USB barato. Uma vez tive um que falhou no meio da varredura, e isso desperdiçou muito tempo.

Se o cartão for grande, a varredura pode demorar um pouco. Mantenha seu Mac ativo. E recupere os arquivos para o SSD interno do seu Mac ou para outra unidade externa separada. Não grave os arquivos de volta no mesmo cartão SD.

Se o cartão foi formatado

Ainda não é o fim, pelo menos não de imediato. Uma formatação rápida normalmente apaga a tabela de arquivos, não os dados reais das fotos. Eu já recuperei imagens depois de uma formatação, então eu não entraria em pânico por isso logo de cara.

As coisas que as pessoas fazem e pioram a situação

É aqui que tudo desanda rápido.

Continuam fotografando no cartão.
Formatam de novo.
Tentam ferramentas de reparo aleatórias de posts antigos em fóruns.
Deixam a câmera gravar novas miniaturas e metadados por cima do espaço antigo.

É assim que as chances de recuperação caem.

O que eu faria, passo a passo

1. Pare de usar o cartão SD agora.
  2. Coloque-o em um leitor de cartões e conecte-o ao seu Mac.
  3. Instale e abra Disk Drill.
  4. Execute uma varredura completa no cartão.
  5. Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes da hora.
  6. Visualize os arquivos primeiro.
  7. Recupere os bons para o seu Mac ou outra unidade.

Se você quiser uma opção gratuita

PhotoRec é a melhor opção totalmente gratuita que já usei no Mac, ou chega bem perto disso. O problema é que a interface é ruim. Ela tem um estilo antigo e depende muito do teclado, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes bagunçados e sem estrutura de pastas. Funciona, mas não é agradável.

Uma coisa que vale checar antes de tudo isso

Veja primeiro seus backups e a sincronização em nuvem. Já vi gente passar uma hora escaneando um cartão e depois perceber que as fotos já estavam no Fotos do iCloud, Lightroom, Google Fotos ou Dropbox.

Então sim, eu pararia de gravar no cartão, faria uma varredura com uma ferramenta decente, usaria a visualização para julgar o que é recuperável e salvaria tudo em outro lugar primeiro. Se você agir rápido e o cartão não tiver sido muito reutilizado, suas chances ainda são boas.

Sim, às vezes. Depende do que foi perdido.

Os nomes originais dos arquivos geralmente voltam apenas se os metadados do sistema de arquivos ainda estiverem intactos. Se o cartão SD teve uma exclusão normal, e as entradas do diretório não foram sobrescritas, o software de recuperação pode restaurar nomes como IMG_2451.CR3 ou MVI_1032.MP4. Se a tabela de arquivos sumiu, após formatação, corrupção ou sobrescrita parcial, o aplicativo recorre à varredura por assinatura. Isso gera arquivos com nomes como f000123.jpg. Irritante, mas normal.

Então, a resposta curta é esta:

1. Se os metadados sobreviverem, você obtém os nomes originais.
  2. Se os metadados sumirem, você obtém nomes aleatórios.
  3. Fotos e vídeos ainda podem ser recuperados normalmente mesmo com nomes de arquivo feios.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão. Mas discordo um pouco em um ponto. A visualização é útil, mas não prova que o arquivo recuperado manterá o nome original ou o caminho da pasta original. A visualização apenas informa que os dados do arquivo parecem legíveis.

O que eu faria no Mac é escanear em uma ferramenta que mostre separadamente tanto as entradas excluídas quanto os arquivos encontrados em modo bruto. O Disk Drill faz isso muito bem. R-Studio e UFS Explorer são mais fortes se você quiser inspecionar o sistema de arquivos com mais detalhes, mas são menos amigáveis. O ponto principal é procurar primeiro por seções rotuladas como Excluídos ou pastas Reconstruídas, não apenas pelos resultados da Varredura Profunda. É aí que os nomes originais têm mais chance de sobreviver.

Algumas verificações práticas:

1. Abra o Utilitário de Disco e veja qual formato o cartão usa, exFAT, FAT32, APFS é raro em cartões SD.
  2. Se for exFAT ou FAT32, a recuperação de nomes depende muito do dano ao diretório.
  3. Se você esvaziou arquivos pelo Finder a partir do cartão SD, os nomes muitas vezes têm uma chance melhor do que após uma reformatação pela câmera.
  4. Se o cartão foi usado novamente após a exclusão, a recuperação dos nomes de arquivos cai rapidamente.

Se você obtiver nomes aleatórios, classifique por tipo de arquivo e carimbo de data e hora. O EXIF de fotos e os metadados de vídeo ainda costumam conter data de captura, modelo da câmera, lente e até pistas de sequência. Aplicativos como Lightroom, Fotos ou ExifTool ajudam a renomear arquivos em lote. Então, mesmo se os nomes se perderem, você pode reconstruir algo próximo da ordem original.

Veja também isto se você quiser um guia visual curto:
Recuperação de arquivos de cartão SD no Mac com nomes originais

Então sim, você tem uma chance de recuperar os nomes originais dos arquivos, mas somente se os registros de diretório do cartão ainda existirem. Se a varredura mostrar apenas arquivos de mídia brutos com nomes genéricos, os dados sobreviveram e os nomes não.

Sim, mas apenas no melhor cenário possível de recuperação.

O que @mikeappsreviewer disse sobre parar de usar o cartão está certíssimo. O que @suenodelbosque disse sobre nomes de arquivos dependerem dos metadados também é a resposta real. A parte que eu acrescentaria é esta: as pessoas ficam obcecadas com o app de recuperação, mas o tipo de resultado da varredura importa mais do que o nome da marca.

Se a sua ferramenta de recuperação no Mac encontrar os arquivos em entradas de diretório excluídas ou em registros do sistema de arquivos reconstruídos, você pode obter os nomes originais dos arquivos e talvez até a estrutura de pastas. Se ela só os encontrar por assinaturas de arquivo, normalmente você vai receber algo como file000245.jpg. Isso não significa que o app seja ruim. Isso é o cartão dizendo Eu esqueci os nomes, mas ainda tenho os bits.

Uma coisinha da qual eu meio que discordo: a visualização é útil, claro, mas eu não a usaria como o principal critério de decisão. Já vi visualizações falharem em arquivos RAW perfeitamente recuperáveis, e já vi visualizações abrirem em clipes que depois acabaram se mostrando parcialmente corrompidos. Então, útil sim, mágica não.

O que ajuda no Mac:

• faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD se o cartão parecer instável
  • faça a varredura da imagem, não do cartão físico, se possível
  • procure primeiro por itens recuperados do sistema de arquivos, não apenas por mídia de varredura profunda
  • se os nomes foram perdidos, use carimbos de data e hora EXIF para renomear em lote após a recuperação

O Disk Drill é uma escolha sólida para Mac porque separa as categorias de varredura com bastante clareza, o que facilita identificar se os nomes originais ainda estão disponíveis. Se você quiser um passo a passo rápido, esta análise do Disk Drill e demonstração de recuperação de cartão SD no Mac é fácil de acompanhar.

Versão curta: sim, os nomes originais dos arquivos podem voltar, mas apenas se as informações de diretório do cartão SD tiverem sobrevivido. Se tudo o que você está vendo são nomes aleatórios, os dados dos arquivos provavelmente são recuperáveis, mas os dados de nomeação provavelmente não. Irritante, mas não é o fim do jogo.

Sim, às vezes, mas eu moderaria um pouco mais as expectativas do que @suenodelbosque e @sternenwanderer fizeram.

O verdadeiro divisor não é apenas excluir vs formatar. É se o cartão SD ainda tem registros de diretório utilizáveis. Se esses registros estiverem danificados, nenhum app para Mac pode reconstruir magicamente o nome de arquivo original exato com certeza. Isso inclui Disk Drill, R-Studio, UFS Explorer, todos eles.

O que eu verificaria primeiro é se os arquivos recuperados ainda mantêm metadados internos:

• fotos: data de captura EXIF, número de série da câmera, sequência temporal
  • vídeos: hora de criação, informações do codec, duração

Isso importa porque, mesmo que os nomes dos arquivos tenham sumido, muitas vezes você pode reconstruir depois um esquema de nomenclatura bem próximo do original.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• fácil de organizar por tipo de arquivo
  • categorias de varredura claras
  • bom suporte de visualização no Mac
  • amigável para iniciantes

Contras

• os resultados da varredura profunda podem ser confusos
  • nomes genéricos quando os metadados se perdem
  • não é o melhor se você quer inspeção forense do sistema de arquivos
  • a recuperação paga é a parte útil

Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre a visualização como teste de confiança. Ela ajuda, mas já vi arquivos perfeitamente válidos falharem na visualização e ainda assim serem recuperados sem problemas.

Então: se o Disk Drill mostrar entradas excluídas do sistema de arquivos, os nomes originais podem ser possíveis. Se ele mostrar apenas arquivos encontrados brutos, os nomes provavelmente se perderam, mas as fotos/vídeos ainda podem estar totalmente utilizáveis.