Posso recuperar dados de um cartão SD corrompido antes de formatá-lo?

Meu cartão SD de repente aparece como corrompido e continua pedindo para eu formatá-lo antes que eu possa abrir qualquer coisa. Ele tem fotos importantes e arquivos de vídeo que eu realmente preciso salvar, e estou preocupado que a formatação apague minha única cópia. Qual é a maneira mais segura de recuperar dados de um cartão SD corrompido antes de formatá-lo?

Já tive cartões SD suficientes dando problema para parar de me importar muito com o texto exato do erro. O que importava, todas as vezes, era a ordem dos passos depois que isso acontecia. Já testei apps de recuperação, comandos de reparo, todas as soluções rápidas que as pessoas postam em tópicos antigos. Alguns cartões saíram de uma bolsa de câmera, outros de um estojo de drone, outros vieram de amigos que achavam que um ano de fotos tinha sido perdido.

O mesmo erro continuava aparecendo. As pessoas clicavam primeiro no aviso de reparo.

Péssima ideia, na minha experiência.

Quando um cartão fica corrompido, seu celular, câmera ou PC geralmente tenta empurrar você para uma correção imediata. Você verá coisas como SD card needs to be formatted, Drive must be repaired before use ou Tap to fix. Parece inofensivo. Se os seus arquivos importam, ignore isso por enquanto. Ainda não formate o cartão.

Formatar geralmente faz o cartão voltar a ser montável, claro. Também deixa a recuperação mais complicada. Eu trato isso como dois trabalhos separados. Primeiro, tire seus dados dele. Depois disso, cuide do cartão.

Recuperar Dados de um Cartão SD Corrompido

Eu começo com software de recuperação, não com ferramentas de reparo. Muitas vezes, os arquivos ainda estão no cartão e o que foi danificado é o sistema de arquivos.

Das ferramentas que eu mesmo já usei, Disk Drill costuma ser minha primeira escolha. Ele lidou bem com os problemas mais comuns quando eu o testei: formatação acidental, sistema de arquivos danificado, cartões SD RAW, arquivos ausentes após uma transferência com falha.

A parte com a qual eu mais me importo é a opção de backup byte a byte antes de a recuperação começar. Alguns cartões com defeito pioram cada vez que você lê os dados deles. Já vi cartões serem montados uma vez e, uma hora depois, parecerem mortos. Criar uma imagem primeiro oferece uma cópia mais segura para trabalhar, enquanto o original permanece intocado. A ferramenta de visualização também ajuda. Você pode verificar se suas fotos, vídeos ou documentos podem ser lidos antes de salvar um monte de lixo no seu disco.

Depois que seus arquivos importantes forem recuperados e copiados para algum lugar seguro, aí sim você passa para o reparo.

1. Execute o CHKDSK

Esta é a primeira etapa de reparo que eu geralmente tento no Windows. O CHKDSK procura danos no sistema de arquivos e tenta corrigi-los.

Abra o Prompt de Comando como Administrador e depois execute:

chkdsk X: /r

Substitua X pela letra da unidade do seu cartão SD.

2. Experimente o TestDisk

Se a partição sumiu ou o Windows mostra o cartão como não alocado, eu daria uma olhada no TestDisk em seguida.

Já usei isso em cartões que o Windows tratava como plástico em branco. A interface parece antiga e um pouco bruta, não adianta fingir o contrário, mas ele faz um trabalho sólido ao encontrar partições perdidas e reconstruir tabelas de partição corrompidas.

3. Formate o cartão

Se o CHKDSK não ajudou e o TestDisk não o recuperou, a formatação é a última etapa que eu seguiria.

Nesta fase, seus arquivos já devem ter sido recuperados e salvos em outro lugar. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, escolha Formatar e depois selecione o sistema de arquivos. Para a maioria dos cartões SD atuais, o exFAT é o que eu uso, pois lida com arquivos grandes e funciona com muitos dispositivos.

Depois que a formatação terminar, teste o cartão antes de voltar a confiar nele.

Uma coisa que aprendi da pior forma é que corrupção repetida geralmente significa que o cartão está começando a falhar. Quando um cartão começa a fazer isso mais de uma vez, eu paro de usá-lo para qualquer coisa que me importe e o substituo. Já tentei economizar com isso antes. Isso me custou fotos, então agora não faço mais isso.

Sim, recupere primeiro, formate depois.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão SD. Não tire mais fotos, não copie arquivos para ele, não execute a janela de reparo do telefone. Cada gravação reduz suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em evitar o aviso de formatação. Onde eu divirjo um pouco é que eu pularia o CHKDSK no começo se o cartão tiver arquivos de vídeo importantes. O CHKDSK é bom para corrigir um sistema de arquivos, mas pode renomear pastas, mover fragmentos e tornar a recuperação de mídia mais confusa em cartões danificados. Para coisas com que você se importa, eu faria a recuperação a partir de uma leitura somente primeiro.

Melhor ordem na minha experiência:

1. Coloque o cartão em um bom leitor de cartão USB, não na câmera nem no telefone.
  2. Se ele aparecer de alguma forma, faça primeiro uma imagem do cartão.
  3. Examine a imagem ou o cartão com um software de recuperação como o Disk Drill.
  4. Salve os arquivos recuperados no seu computador, nunca de volta no cartão SD.
  5. Só depois que seus arquivos estiverem seguros, tente reparar ou formatar.

Se o cartão desconectar, esquentar, mostrar 0 bytes ou ler absurdamente devagar, pare de insistir. Isso indica falha de hardware, não um simples erro de arquivo.

Além disso, se você quiser ler mais, este tópico tem dicas úteis de recuperação de cartão SD corrompido e soluções do mundo real:
dicas práticas de recuperação de cartão SD corrompido para fotos e vídeos

Versão curta: sim, seus arquivos ainda têm chance. Não formate ainda. Recupere primeiro, depois aposente o cartão se ele começar a fazer isso de novo.

Ainda não formate. Esse aviso é basicamente o seu dispositivo dizendo “não consigo ler o sistema de arquivos”, e nem sempre “seus arquivos sumiram para sempre”.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles, mas sou um pouco mais cauteloso quanto a fazer qualquer tentativa de reparo antes de uma etapa de recuperação. Até o CHKDSK pode “consertar” as coisas de um jeito que ajuda o Windows, mas prejudica sua chance de recuperar uma estrutura limpa de pastas de fotos e vídeos. Se esses arquivos importam, trate o cartão como evidência, não como armazenamento.

O que eu faria:

1. Trave o cartão SD se ele tiver uma chave física de proteção contra gravação.
  2. Use um leitor de cartão decente em um computador, não a câmera/celular.
  3. Verifique primeiro o Gerenciamento de Disco. Se o cartão mostrar a capacidade correta, isso é um bom sinal.
  4. Faça uma imagem completa do cartão, se possível.
  5. Recupere os arquivos da imagem/cartão com algo como o Disk Drill.
  6. Salve o material recuperado em outra unidade, obviamente não de volta no cartão SD.

Se o cartão é detectado, mas pede para formatar, um software de recuperação muitas vezes ainda consegue ver os dados subjacentes. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de cartão SD corrompido, especialmente para fotos e vídeos, e é fácil o suficiente para que você não precise brigar com alguma janela de terminal jurássica por uma hora. Se quiser uma lista comparativa, esta seleção de software de recuperação de cartão SD testado em cartões realmente corrompidos vale a pena conferir.

Mais uma coisa que as pessoas costumam pular: copie os arquivos recuperados para algum lugar seguro e depois abra vários deles de fato. Não presuma que a recuperação funcionou só porque os nomes dos arquivos voltaram.

Se o cartão começar a desconectar, ler super devagar ou mostrar tamanho errado, isso se parece mais com falha de hardware. Nesse ponto, mantenha as tentativas no mínimo ou você pode piorar tudo bem rápido.