Posso recuperar fotos excluídas de um cartão SD?

Excluí acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto movia arquivos, e agora estou tentando descobrir se há alguma forma de recuperá-las. Essas fotos significam muito para mim, e preciso de ajuda com os melhores métodos de recuperação de fotos do cartão SD antes que algo seja sobrescrito.

Recuperando fotos apagadas de um cartão SD

Já passei por isso mais de uma vez. Se você parou de usar o cartão logo depois que as fotos sumiram, suas chances costumam ser boas.

O que geralmente acontece é simples. Apagar uma foto de um cartão SD não apaga os dados da imagem imediatamente. O dispositivo remove a entrada do arquivo, algo como o índice que aponta para onde a foto está. Os dados muitas vezes continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Então o primeiro passo é chato, mas importante. Pare de usar o cartão. Nada de mais fotos. Nada de vídeo. Não copie arquivos para ele. Não formate.

Eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões de câmera e uma vez em um cartão de drone, e foi mais fácil do que muita coisa gratuita que testei. Ele costuma funcionar bem com cartões SD de câmeras, celulares, dash cams, sistemas Nintendo Switch, drones e equipamentos parecidos.

O que me fez escolhê-lo foi o seguinte. Ele não se limita a arquivos apagados há cinco minutos. Também lida com cartões que ficam RAW, ilegíveis, corrompidos ou formatados por acidente. Ele reconhece tipos comuns de foto como JPG, PNG, CR2, NEF, ARW, DNG, além de outros formatos RAW da Canon, Nikon, Sony, Fujifilm e das marcas de câmera mais comuns.

A recuperação de vídeo também importa. Muitos cartões SD de GoPros, drones e câmeras mirrorless armazenam vídeo em partes. Algumas ferramentas engasgam com clipes fragmentados. O Disk Drill se saiu melhor para mim nisso do que várias ferramentas gratuitas que testei.

O que eu faria

1. Retire o cartão SD imediatamente.
  2. Use um leitor de cartão e conecte-o ao seu computador. Eu evito conectar pela câmera quando tenho escolha.
  3. Instale e abra o Disk Drill.
  4. Escolha o cartão SD na lista de unidades.
  5. Clique em Search for lost data e depois use Universal Scan.
  6. Deixe a verificação terminar, mesmo que pareça lenta.
  7. Abra Review found items e verifique a seção Pictures.
  8. Visualize os arquivos primeiro. Se uma foto abrir corretamente na visualização, as chances de recuperação geralmente são melhores.
  9. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não de volta no mesmo cartão SD.

Se o cartão parecer vazio ou pedir formatação

Não presuma que acabou. Já vi cartões aparecerem como vazios, RAW ou ilegíveis quando a parte que quebrou foi o sistema de arquivos. As fotos ainda estavam lá por baixo. Em casos assim, às vezes o software de recuperação consegue extraí-las sem problema.

Limites da versão gratuita e uma coisa que muita gente ignora

O Disk Drill tem opção gratuita de verificação e visualização. No Windows, você tem recuperação gratuita de até 100 MB. No Mac, a parte gratuita é mais voltada para visualização, então recuperações maiores geralmente significam pagar.

Se o cartão começar a perder conexão, travar seu gerenciador de arquivos ou se comportar de forma instável, eu faria primeiro uma imagem de backup byte a byte e trabalharia a partir dessa cópia. Isso já me salvou uma vez com um cartão microSD antigo. Assim você evita forçar o cartão original repetidas vezes.

Outras ferramentas que eu consideraria

1. PhotoRec
    Gratuito, forte, feio. Funciona, mas a interface parece antiga e técnica. Os arquivos recuperados geralmente perdem os nomes originais e a estrutura de pastas, então a organização depois fica irritante rapidinho.

2. DiskGenius
    Bom quando o problema do cartão está ligado a partições ou danos no sistema de arquivos. Interface mais técnica, mais opções para mexer.

3. DiskDigger
    Útil se o cartão estiver em um celular Android e você não tiver um PC por perto. Não está no mesmo nível das ferramentas de recuperação para desktop. Verificações profundas geralmente exigem root.

Quando o software deixa de ser suficiente

Se o cartão SD estiver fisicamente danificado, continuar desconectando, sumir do sistema ou o computador não o detectar de jeito nenhum, o software muitas vezes não vai ajudar muito. Nesse ponto, eu pararia de mexer nele. Laboratórios de recuperação custam dinheiro, sim, mas tentativas repetidas em um cartão com falha às vezes pioram a situação.

Sim, se você parou de usar o cartão SD rapidamente, a recuperação de fotos ainda é possível.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal. Não grave nada novo no cartão. Isso é o que reduz as taxas de recuperação. Os arquivos excluídos muitas vezes permanecem no cartão até que novos dados os sobrescrevam.

Onde eu discordo um pouco é na escolha da ferramenta. O PhotoRec é bom, mas para a maioria das pessoas acaba virando uma bagunça. Milhares de arquivos, nomes ruins, sem estrutura de pastas, muita organização manual. Se suas fotos são importantes e você quer visualizações, filtros e menos dor de cabeça, o Disk Drill é a escolha mais fácil para recuperação de fotos de cartão SD.

Algumas coisas práticas que eu acrescentaria:

1. Verifique primeiro o seu computador.
    Às vezes os arquivos foram movidos, não excluídos. Pesquise por tipo de arquivo: JPG, PNG, CR2, NEF, ARW, DNG. Verifique também os arquivos ocultos.

2. Use manuseio somente leitura, se possível.
    Se o seu adaptador tiver uma trava, use-a. Isso ajuda a evitar gravações acidentais. É algo pequeno, mas vale a pena.

3. Classifique os resultados da varredura por assinatura de arquivo e data.
    Em cartões danificados, os resultados do sistema de arquivos deixam passar coisas. A varredura por assinatura encontra dados brutos de imagem. Os filtros por data ajudam a reduzir os arquivos inúteis.

4. Recupere para seu SSD ou disco rígido, nunca de volta para o cartão SD.
    As pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que algumas fotos estão corrompidas.

5. Se o cartão veio de um telefone, impeça o telefone de sincronizar.
    Aplicativos de sincronização em nuvem às vezes alteram arquivos ou armazenam dados em cache quando você reconecta o cartão.

O Disk Drill é uma opção sólida para isso porque lida bem com formatos comuns de câmera e oferece suporte a visualização antes da recuperação. Se a visualização funcionar, suas chances são melhores. Se você quiser um guia visual, este tutorial em vídeo de recuperação de fotos de cartão SD mostra o processo com clareza.

Se o cartão for detectado com o tamanho errado, desconectar sozinho ou pedir formatação toda vez, pare de tentar correções aleatórias. Nesse ponto, criar uma imagem do cartão primeiro é a opção mais segura. Basta uma reconexão ruim para piorar as coisas.

Sim, provavelmente você consegue, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @voyageurdubois disseram: não presuma que excluído seja o único cenário. Se isso aconteceu enquanto movia arquivos, algumas das fotos podem na verdade ainda estar no dispositivo de origem, em um local temporário/de cache, ou em uma pasta de transferência parcialmente concluída no seu computador. Vale a pena verificar isso antes de entrar totalmente no modo de recuperação.

O que eu faria primeiro:

• verificar a Lixeira / Trash do PC
  • procurar no computador por JPG, JPEG, PNG, CR2, NEF, ARW, DNG
  • verificar também a memória interna da câmera, se ela tiver alguma
  • procurar arquivos ocultos no cartão SD

Depois disso, claro, use um software de recuperação. Eu sei que tanto @mikeappsreviewer quanto @voyageurdubois tenderam ao Disk Drill, e sinceramente isso é justo. Para recuperação de fotos de cartão SD, é uma das ferramentas mais fáceis se você quer pré-visualizações e não está a fim de lutar com uma interface desajeitada por uma hora. No entanto, não concordo totalmente que as pessoas devam partir direto para consertar o cartão. Não execute ferramentas de reparo, não deixe o Windows verificar e reparar, e definitivamente não o formate só porque o dispositivo sugere isso.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se o cartão foi usado em um telefone ou câmera que cria miniaturas, você pode recuperar versões menores de pré-visualização mesmo que alguns originais estejam danificados. Não é o ideal, mas é melhor do que nada.

Se o Disk Drill vê o cartão e mostra prévias das fotos, isso é um sinal muito bom. Se o cartão continua desconectando ou mostra uma capacidade estranha, pare de mexer nele porque isso pode piorar rápido.

Além disso, este tópico pode ajudar se você quiser mais dicas de recuperação de cartão SD: conselhos reais do Reddit para recuperar fotos excluídas de um cartão SD.

Versão curta: pare de usar o cartão, verifique se a movimentação realmente falhou antes da exclusão, depois escaneie-o com o Disk Drill e recupere os arquivos para o seu computador, não de volta para o cartão.

Uma pequena discordância com @voyageurdubois, @jeff e @mikeappsreviewer: eu não continuaria escaneando repetidamente o cartão original com ferramentas diferentes só para comparar resultados. Cada montagem e nova tentativa é mais uma chance de um cartão SD instável apresentar falhas. A melhor prática é fazer uma passagem cuidadosa, ou melhor ainda, clonar/criar uma imagem do cartão primeiro e testar a recuperação na imagem.

Algumas coisas que eles não enfatizaram muito:

• Se isso aconteceu durante uma transferência, verifique se os arquivos foram copiados, mas ficaram ocultos por uma alteração incorreta de atributo de arquivo. No Windows, problemas com attrib podem fazer as fotos parecerem perdidas quando ainda estão lá.
  • Observe os carimbos de data e hora dos arquivos recuperados. Às vezes você obtém versões em cache mais antigas, miniaturas ou exportações duplicadas em vez dos originais.
  • Se o cartão veio de uma câmera, não o coloque de volta nessa câmera para ver se ela lê. Algumas câmeras recriam silenciosamente pastas ou metadados.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• visualização fácil
  • suporta muitos formatos de foto
  • bom para pessoas que não querem uma ferramenta de linha de comando
  • também pode recuperar de cartões formatados/corrompidos

Contras

• os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma
  • varreduras mais profundas podem retornar muita bagunça
  • não é a melhor escolha se você quiser um controle manual muito granular

Se o Disk Drill não encontrar muita coisa, o PhotoRec ainda vale uma segunda tentativa porque às vezes ele recupera arquivos que outros aplicativos não encontram, só que com resultados mais feios. Então sim, a recuperação é possível, mas eu priorizaria preservar o estado atual do cartão em vez de tentar todos os truques às pressas.