Posso recuperar uma partição excluída se ela agora aparece como não alocada?

Apaguei acidentalmente uma partição, e agora o Gerenciamento de Disco mostra o espaço como não alocado. Estou tentando recuperar a partição e seus arquivos sem piorar a situação. Quais etapas ou ferramentas de recuperação de partição devo usar para restaurar a partição excluída com segurança?

Fiz isso uma vez no Gerenciamento de Disco e escolhi o volume errado. Passei mal por uns dez segundos. A parte boa é que uma partição excluída muitas vezes significa que o Windows removeu o mapa, não os arquivos que estão por baixo dele. Se novos dados não foram gravados nessa parte da unidade, suas chances ainda são razoáveis.

Primeiro passo: pare de mexer na unidade. Nada de criar nova partição. Nada de formatar. Nada de copiar arquivos para ela. Cada gravação reduz suas chances de recuperação e, em SSDs, a situação piora rápido.

Antes de assumir que a partição sumiu, verifique o Gerenciamento de Disco.

1. Se a partição ainda aparecer e só tiver perdido a letra da unidade, atribua uma. Já vi o volume voltar direto para o Explorador de Arquivos depois de fazer só isso.
  2. Se o espaço aparecer como Não alocado, trate como uma partição excluída. Recupere seus arquivos primeiro, corrija a estrutura depois.

Primeiro, retire seus arquivos

Eu faria a recuperação dos arquivos antes de tentar reconstruir a tabela de partições. Menos risco, menos arrependimento.

O Disk Drill foi o caminho mais fácil para mim porque ele detectou a partição excluída como uma partição, e não como um monte de fragmentos aleatórios de arquivos. Os nomes das pastas e dos arquivos foram preservados na maior parte, o que me poupou muito trabalho de organização. Ele também lê os formatos comuns do Windows, incluindo NTFS, FAT32, exFAT e ReFS.

O que eu fiz, passo a passo:

1. Instalei o Disk Drill em uma unidade física diferente. Não na danificada. Não pule isso.
  2. Abri o programa e selecionei o disco físico inteiro onde a partição ausente ficava.
  3. Iniciei uma varredura.
  4. Esperei. Levou um tempo. Quando ele encontrou a partição antiga, ela apareceu como um item separado.
  5. Visualizei primeiro alguns arquivos importantes. Fotos, documentos, um arquivo ZIP. Você precisa ter certeza de que os arquivos abrem antes de recuperar um monte de coisas.
  6. Selecionei as pastas que me interessavam.
  7. Recuperei tudo para outra unidade. Nunca de volta para o mesmo disco.
  8. Abri os arquivos recuperados imediatamente e verifiquei se estavam corretos antes de fazer qualquer outra coisa com a unidade original.

Se o disco já estava se comportando de forma estranha antes disso acontecer, com desconexões aleatórias, ruídos incomuns, alertas SMART, eu criaria uma imagem da unidade primeiro e faria a varredura nessa imagem. Leituras repetidas em um disco morrendo são uma aposta ruim. Aprendi isso da pior forma com o HDD de um notebook antigo.

Depois tente restaurar a partição

Depois que seus arquivos importantes estiverem seguros, aí eu mexeria no reparo da partição.

O TestDisk ainda é uma das melhores opções gratuitas. Ele parece antigo e não é amigável, mas faz um trabalho sério se a tabela de partições não tiver sido sobrescrita demais.

O fluxo básico:

1. Baixe e extraia o TestDisk.
  2. Execute testdisk_win.
  3. Crie um novo log quando ele pedir.
  4. Selecione o disco físico com a partição ausente.
  5. Aceite o tipo de tabela de partições detectado.
  6. Escolha Analyse.
  7. Execute Quick Search.
  8. Se a partição ausente aparecer, destaque-a.
  9. Se não aparecer, execute Deeper Search.
  10. Escolha Write para salvar a tabela de partições reconstruída.
  11. Confirme, reinicie o Windows e depois verifique o Gerenciamento de Disco novamente.

Se funcionar, a partição geralmente volta com os arquivos originais ainda lá. Mesmo assim, eu não ficaria mexendo no TestDisk antes de recuperar qualquer coisa importante. Há escolhas demais de baixo nível e é fácil demais entrar em um caminho que você não entende.

Mais uma coisa. SSDs perdoam menos por causa do TRIM. Uma partição excluída nem sempre aciona o TRIM na hora, mas o tempo não está a seu favor aqui. Se o SSD continuar em uso, a limpeza interna pode apagar blocos que você esperava recuperar. Então é isso, pare de usá-lo rápido.

Se nem o Disk Drill nem o TestDisk restaurarem a partição em si, mas seus arquivos já estiverem seguros, eu consideraria isso uma vitória. Nesse ponto, crie uma nova partição no Gerenciamento de Disco, faça uma formatação rápida e copie seus arquivos recuperados de volta.

Se o Gerenciamento de Disco mostrar Não alocado, sua entrada de partição desapareceu, mas os dados do sistema de arquivos ainda podem estar lá. Então a primeira regra é simples. Não crie um novo volume. Não formate. Não execute chkdsk no espaço vazio. Isso torna a recuperação mais difícil.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu nem sempre reconstruiria a partição primeiro. Se esta for a unidade principal do seu PC, uma gravação errada na tabela de partição adiciona mais risco. Eu prefiro esta ordem.

1. Verifique primeiro a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou uma ferramenta semelhante.
    Se a saúde da unidade estiver ruim, clone-a setor por setor para outro disco e trabalhe a partir do clone.

2. Tire uma captura de tela do Gerenciamento de Disco e anote o tamanho da partição antiga.
    Tamanho e posição importam quando você faz a varredura.

3. Faça a varredura do disco físico inteiro, não apenas do bloco não alocado.
    Disk Drill é sólido para isso porque ele frequentemente encontra partições excluídas e preserva a estrutura de pastas melhor do que ferramentas de recuperação bruta. Recupere os arquivos para uma unidade diferente.

4. Se seus arquivos parecerem intactos, pare por aí e faça backups primeiro.
    Somente depois que seus dados estiverem seguros você deve tentar ferramentas de reparo de partição.

Para reparo de partição, vale a pena dar uma olhada no DMDE. Ele é menos amigável que o Disk Drill, mas é forte para restaurar uma entrada de partição perdida quando o setor inicial e o sistema de arquivos ainda estão intactos. Em volumes NTFS, se a MFT estiver saudável, as chances de recuperação são razoáveis.

Mais uma coisa, SSDs são complicados. O TRIM pode apagar dados excluídos rapidamente. Se isto for um SSD, desligue-o e trabalhe nele o quanto antes.

Se você quiser um guia simples para recuperar arquivos excluídos no Windows, este vídeo é bom:
assista a este passo a passo de recuperação de arquivos do Windows

Versão curta. Pare de usar a unidade. Faça a varredura do disco completo com Disk Drill. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Depois tente restaurar a partição somente após seus arquivos estarem seguros. Esse é o caminho mais seguro para a maioria das pessoas.

Se aparecer como não alocado, isso geralmente significa que a entrada da partição sumiu, não necessariamente os arquivos. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @boswandelaar sobre a regra principal: pare de usar essa unidade. Mas discordo um pouco da ideia de “recuperar os arquivos primeiro não importa o quê”, porque em alguns casos uma restauração limpa da partição excluída é na verdade menos invasiva do que uma varredura gigante de recuperação. O problema é que você precisa ter muita certeza de que a unidade está saudável e que nada sobrescreveu essa área.

O que eu faria:

1. Desligue o computador se for um SSD e especialmente se for a unidade do sistema.
  2. Se possível, conecte-a a outro PC como unidade secundária.
  3. Primeiro, faça uma imagem byte a byte com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue se a integridade do disco for duvidosa.
  4. Use uma ferramenta focada em partições para ver se a entrada antiga ainda pode ser detectada. O DMDE é excelente para isso, e o R-Studio também se você já o tiver.
  5. Se você conseguir ver claramente a partição antiga com os setores inicial/final corretos, restaure a entrada da partição.
  6. Se isso parecer confuso ou incerto, mude para o modo de recuperação de arquivos e salve os dados em outro lugar.

O Disk Drill continua sendo uma escolha sólida aqui porque tende a identificar partições perdidas de forma limpa e é mais fácil de usar do que algumas ferramentas mais antigas. Apenas escaneie o disco físico inteiro, não só o espaço não alocado.

Além disso, não execute o CHKDSK. As pessoas fazem isso cedo demais e isso pode piorar as coisas.

Se você quiser mais opções, vale a pena dar uma olhada nesta seleção de melhores softwares de recuperação de dados para trabalhos de recuperação em Mac e PC.