Meu cartão SD exFAT foi corrompido depois que arquivos foram excluídos acidentalmente, e agora meu computador pede para formatá-lo ou não consegue lê-lo corretamente. Preciso de ajuda para encontrar uma maneira segura de recuperar as fotos e vídeos excluídos sem piorar a perda de dados.
Sim, é possível recuperar arquivos de um cartão SD ou pendrive exFAT, mesmo que ele pareça corrompido e você nunca tenha feito backup. O principal é parar de usar o dispositivo imediatamente. Cada nova foto, vídeo, operação de cópia ou tentativa de reparo pode sobrescrever dados que ainda podem estar lá.
Não formate só porque o Windows pede. O mesmo vale para executar o CHKDSK como primeiro passo. Essas ferramentas servem para tornar o sistema de arquivos utilizável novamente, não para proteger seus arquivos desaparecidos. Se o problema for corrupção lógica, corrigir isso primeiro pode, na verdade, dificultar a recuperação. Uma formatação rápida geralmente apaga os registros do sistema de arquivos mais do que os dados reais, então os arquivos ainda podem ser recuperáveis até que algo seja gravado por cima deles.
O que funcionou para mim foi bem simples. Eu tinha apagado vários vídeos da câmera de um cartão SD exFAT por acidente, então parei de usar o cartão imediatamente, tirei-o da câmera e o conectei ao meu PC com um leitor de cartões. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam, porque a câmera nunca teve chance de gravar mais nada no cartão.
Eu usei Disk Drill. O fluxo básico é:
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD nem no pendrive.
- Conecte o dispositivo exFAT.
- Selecione o dispositivo e clique em Procurar dados perdidos.
- Use Verificação universal na maioria dos casos.
- Aguarde a verificação terminar e visualize o que ela encontrar.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou para outra unidade. Não os salve de volta no mesmo cartão SD ou pendrive.
No Windows, o Disk Drill permite recuperar até 100 MB gratuitamente, o que pelo menos já é suficiente para verificar se os arquivos estão aparecendo antes de pagar qualquer coisa. O recurso de imagem de disco também vale a pena usar se o cartão estiver se comportando de forma instável. Se ele desconecta, lê extremamente devagar ou parece instável, crie primeiro uma imagem do cartão e depois faça a verificação nessa imagem em vez de verificar repetidamente o dispositivo original.
Para gravações de câmera, especialmente de DJI, GoPro, Canon, Sony e dispositivos semelhantes, experimente também o Advanced Camera Recovery (ACR). Arquivos de vídeo de câmeras podem ser divididos em fragmentos, e uma verificação comum nem sempre consegue reconstruí-los corretamente. O ACR foi feito para esse tipo de gravação fragmentada, então vale a pena executá-lo antes de decidir que os vídeos se foram.
Se o Disk Drill não encontrar nada útil, o TestDisk é outra opção. Ele é gratuito e mais técnico, então não é tão amigável, mas pode ser muito bom quando o verdadeiro problema é uma partição danificada ou um sistema de arquivos corrompido em vez de uma exclusão normal.
A única situação em que eu não continuaria mexendo com ferramentas faça você mesmo é quando o dispositivo parece estar fisicamente com problema. Se o cartão SD ou pendrive não aparecer em vários computadores, continuar desconectando, parecer danificado ou ficar incomumente quente, pare de usá-lo e procure um laboratório de recuperação. Muitos laboratórios vão avaliá-lo gratuitamente. A recuperação em si pode custar de algumas centenas de dólares a bem mais de US$ 1.000, dependendo do que falhou, mas se o hardware estiver morrendo, o software geralmente não vai resolver.
Então sim, a recuperação de exFAT pode funcionar sem backup. Só não continue gravando no cartão, não o repare nem o formate primeiro e recupere os arquivos para outra unidade.
Se o cartão ainda aparece como um dispositivo físico importa mais do que o fato de o Windows conseguir abrir a letra da unidade. Se o Gerenciamento de Disco, o Gerenciador de Dispositivos ou um aplicativo de recuperação conseguem ver a capacidade real do cartão SD, você ainda tem algo com que o software pode trabalhar. Se ele mostra apenas 0 bytes, sem mídia, ou continua desaparecendo, isso já é um problema diferente e eu pararia de tentar varreduras aleatórias.
Concordo com o aviso sobre não formatar nem executar o CHKDSK primeiro, mas eu teria ainda mais cuidado ao escanear o cartão repetidamente se ele estiver se comportando de forma instável. Uma varredura completa pode ler o cartão inteiro por horas, e armazenamentos flash instáveis às vezes pioram durante isso. Se as fotos ou os vídeos forem importantes, crie primeiro uma imagem setor por setor e escaneie a imagem. O Disk Drill pode fazer isso de uma forma mais amigável, ou o ddrescue é a opção mais barata se você se sentir confortável com ferramentas Linux. De qualquer forma, salve a imagem em uma unidade com mais espaço livre do que todo o cartão SD, não apenas o tamanho dos arquivos excluídos.
Um pequeno detalhe que as pessoas deixam passar: no programa de recuperação, escolha o cartão SD inteiro ou a imagem do disco, não apenas o volume exFAT/letra da unidade danificado. Se a tabela de partição ou os metadados do exFAT estiverem corrompidos, escanear apenas o volume visível pode fazer você perder coisas. E não se surpreenda se os vídeos recuperados tiverem nomes estranhos ou nenhuma estrutura de pastas. Com arquivos excluídos no exFAT, recuperar o conteúdo costuma ser mais realista do que recuperar o layout original e organizado das pastas.
Espere que a recuperação seja bagunçada, e não como um botão de desfazer limpo. No exFAT, o software pode encontrar arquivos, mas isso nem sempre significa que as fotos ou vídeos estejam totalmente intactos. Para fotos, conseguir visualizar uma prévia é um sinal razoável. Para vídeos, uma prévia ou o nome do arquivo é uma prova mais fraca, porque o arquivo ainda pode estar com partes faltando ou com um cabeçalho corrompido.
Eu seguiria o conselho do @waldgeist de fazer uma imagem primeiro se o cartão estiver instável, mas também seria criterioso com o hardware. Use um leitor simples de cartão SD conectado diretamente ao computador, não uma câmera via USB, não um hub instável e não um leitor que fique reconectando. Se você tiver um adaptador SD de tamanho normal com trava, coloque-o em bloqueado antes de conectar. Não é um bloqueador de gravação perfeito, mas reduz a chance de o sistema operacional ou algum aplicativo gravar lixo no cartão.
O Disk Drill serve bem para uma primeira tentativa porque é mais fácil de entender do que o TestDisk, mas não avalie o sucesso apenas pela quantidade encontrada na varredura. Recupere um pequeno lote para o seu disco interno ou outro disco externo e depois abra os arquivos de fato. Para vídeos, reproduza-os até o fim ou pelo menos navegue por diferentes pontos da linha do tempo. Se os arquivos recuperados forem minúsculos, duplicados, tiverem nomes aleatórios ou só reproduzirem os primeiros segundos, isso normalmente significa que a varredura encontrou fragmentos em vez de arquivos completos e utilizáveis. Nesse ponto, eu pararia de repetir varreduras no cartão e passaria a trabalhar apenas a partir de uma imagem, ou enviaria para recuperação profissional se as filmagens forem importantes.
Um cartão que foi excluído e depois deixado de lado é um caso bem diferente de um cartão que foi excluído, reinserido em uma câmera e usado para outra sessão. No primeiro caso, o software de recuperação pode ter uma chance razoável. No segundo, as fotos/vídeos ausentes podem já ter sido parcialmente sobrescritos, e nenhum programa consegue restaurar dados sobrescritos.
A parte de estar “corrompido” é o que torna isso mais complicado. Se o Windows pedir para formatá-lo, não prossiga, mas também não fique desconectando e reconectando dez vezes na esperança de que ele monte de repente. Cada conexão ruim ou aviso de reparo forçado é mais uma chance de o sistema, o software da câmera, a ferramenta de sincronização em nuvem ou o antivírus mexer no cartão. Eu desativaria qualquer aplicativo de importação automática antes de conectá-lo, especialmente gerenciadores de fotos que escaneiam mídias removíveis imediatamente.
Concordo com @waldgeist sobre escanear todo o cartão físico ou uma imagem, não apenas a letra da unidade. Muita gente escolhe o volume RAW/exFAT visível porque parece a escolha óbvia, depois se pergunta por que os resultados são fracos. Se as informações da partição estiverem danificadas, o “volume” pode não representar mais o layout real. A varredura do dispositivo completo é mais lenta, mas é a opção mais segura quando há dúvidas sobre o próprio sistema de arquivos.
O Disk Drill é uma opção razoável se você quiser uma ferramenta menos técnica, mas trate a visualização prévia como um filtro, não como uma garantia. Para fotos, as visualizações geralmente significam que você está perto de conseguir. Para vídeos, eu recuperaria algumas amostras primeiro e verificaria o tamanho do arquivo, a duração e a reprodução perto do fim do clipe. Um vídeo recuperado de 4 GB que só reproduz os primeiros 12 segundos não é um sucesso, mesmo que o nome do arquivo pareça correto.
A parte chata que as pessoas esquecem é o espaço de armazenamento. Se for um cartão SD de 256 GB, tenha mais de 256 GB livres em outro lugar antes de criar a imagem dele, além de espaço extra para os arquivos recuperados. Não recupere para o cartão SD, não “repare” o cartão primeiro e não o formate só para fazer o software de recuperação reconhecê-lo. Se o cartão desaparecer, mostrar 0 bytes ou esquentar, pare por aí. Isso já não é mais um caso normal de arquivo excluído, e mais tentativas caseiras de escaneamento podem piorar a recuperação final.