Precisa de ajuda para recuperar dados de um disco rígido com setores defeituosos

Meu disco rígido começou a fazer barulhos estranhos e agora partes dele mostram setores defeituosos. Tenho fotos importantes e arquivos de trabalho nele, e estou com medo de que usar o método de recuperação errado possa piorar as coisas. Qual é a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido com setores defeituosos sem causar mais danos?

Se a sua unidade estiver apresentando erros de verificação de redundância cíclica, ou se o Explorador de Arquivos travar para sempre quando você abrir uma pasta, pare de usar a unidade primeiro. Aprendi isso da pior forma. Continuei tentando reler dados de um disco antigo de laptop e ele piorou em menos de uma hora.

Se for a sua unidade do sistema, desligue a máquina. Se for externa, desconecte-a. Deixar um disco com falha ligado dá ao Windows e ao firmware da unidade mais chances de martelar a mesma área defeituosa repetidamente. Às vezes, o que começa como um problema no sistema de arquivos vira um problema de hardware. Já vi uma unidade passar de alguns arquivos não copiam para não detectada de forma alguma depois de tentativas demais.

O que geralmente está acontecendo se divide em duas categorias.

Alguns setores defeituosos são lógicos. A superfície magnética ainda pode ser lida, mas os dados armazenados já não correspondem às informações de correção de erro. Queda de energia, desligamentos forçados ou conexões USB instáveis costumam aparecer aqui. Esses casos são menos ruins.

O outro tipo é dano físico. Áreas desgastadas do prato, cabeças fracas, choque das cabeças, coisas assim. Software não vai reparar dano físico. No máximo, ele marca a área danificada para que a unidade pare de tentar usá-la.

Uma coisa que eu não faria no começo é executar o CHKDSK. As pessoas recorrem a ele porque já vem no sistema e parece seguro. Não é uma ferramenta de resgate de dados. É uma ferramenta de reparo do sistema de arquivos. Objetivo diferente. Se a estrutura de diretórios estiver danificada, o CHKDSK pode limpar as coisas removendo entradas corrompidas, e seus arquivos ficam mais difíceis de recuperar depois disso.

A ordem mais segura é esta:

O que eu faria primeiro

1. Pegue outra unidade saudável com espaço livre suficiente.
  2. Faça um clone completo ou uma imagem do disco com falha, byte por byte se possível.
  3. Deixe a unidade original de lado.
  4. Execute as varreduras de recuperação no clone ou na imagem, não no original.
  5. Recupere os arquivos encontrados para uma terceira unidade, não de volta para a origem da imagem.

Essa única mudança, trabalhar a partir de uma cópia, reduz bastante o risco.

Caminho faça você mesmo que funcionou melhor para mim

Para esse tipo de trabalho, tive resultados melhores com software feito para discos instáveis. Usei o Disk Drill em uma unidade com erros de leitura espalhados pelo disco.

O que mais me chamou a atenção foi a parte de backup, não a parte de varredura de arquivos apagados de que as pessoas costumam falar. Em uma unidade com problema, a parte importante é como a ferramenta se comporta quando encontra blocos ilegíveis. Alguns programas travam, ficam extremamente lentos ou continuam atingindo os mesmos pontos mortos. Isso é pesado para a unidade.

Nas versões mais novas, especialmente a versão 6, o processo de criação da imagem pareceu mais inteligente. Primeiro ele pulava as áreas ilegíveis, retirava rapidamente os dados fáceis, e depois voltava mais tarde com leituras menores nas regiões danificadas. Isso faz diferença. Menos travamentos longos. Menos estresse no motor e nas cabeças da unidade. Mais arquivos copiados antes de o disco desistir.

Fluxo de trabalho básico

Esta é a sequência que eu seguiria:

1. Preparar o armazenamento

Use um disco de destino saudável com capacidade suficiente para uma imagem ou clone.

2. Criar a imagem

Execute a função de backup ou de criação de imagem na unidade com falha.

3. Montar ou anexar a imagem

Analise o arquivo de imagem em busca de arquivos recuperáveis.

4. Exportar os dados recuperados para outro lugar

Salve os arquivos recuperados em outro disco separado. Não grave nada na unidade original. Também não grave no mesmo caminho de origem com falha.

Quando o software deixa de ser a resposta

Se a unidade clicar, raspar, apitar, parar de girar, ou nem sequer girar, eu pararia por aí. O mesmo vale se o BIOS deixar de reconhecê-la, ou se ela desconectar repetidamente mesmo com um cabo e uma fonte de alimentação comprovadamente bons.

Esses sinais geralmente apontam para falha mecânica. Ferramentas faça você mesmo não consertam cabeças com defeito nem problemas de eixo travado. Se os arquivos forem importantes, fotos de família, documentos fiscais, trabalho de cliente, projetos antigos que você não tem em nenhum outro lugar, um laboratório é a opção mais segura.

Lugares como Gillware ou Techchef existem por esse motivo. Eles têm ambientes de sala limpa e ferramentas de hardware que usuários comuns não têm. Eles trocam cabeças, estabilizam unidades danificadas e leem mídia de discos que um PC doméstico nem consegue montar. É caro. Já vi orçamentos ficarem entre cerca de $500 e $3,000, dependendo do dano e das peças.

Depois da recuperação

Quando seus arquivos tiverem sido copiados e você os tiver aberto para verificar se estão bons, aí sim você pode mexer na unidade antiga, se ainda quiser. Quero dizer, só para uso descartável.

Uma formatação completa é melhor do que uma rápida porque força uma verificação mais ampla de leitura e gravação. Você também pode executar chkdsk /r no PowerShell ou no Prompt de Comando para marcar setores defeituosos, para que o sistema de arquivos os evite.

Mesmo assim, eu não confiaria em uma unidade depois de erros de CRC e leituras travando. Na minha experiência, quando um disco começa a dar sinais de problema, ele tende a continuar problemático. Às vezes ele se arrasta por meses. Às vezes morre antes do jantar.

Hábito de backup que vale a pena manter

A solução para essa bagunça é ter backups antes que a bagunça comece. Agora eu sigo o 3-2-1:

• 3 cópias dos seus dados
  • 2 tipos diferentes de armazenamento
  • 1 cópia fora do local ou na nuvem

Exige alguma configuração. Ainda assim é mais barato do que recuperação, e muito menos sofrido.

Ruídos estranhos mudam o diagnóstico. Setores defeituosos por si só são uma coisa. Ruído mais setores defeituosos geralmente significa que a unidade está falhando no nível do hardware. Eu seria mais cauteloso do que @mikeappsreviewer em um ponto. Se os arquivos forem insubstituíveis, pule o faça você mesmo primeiro e pesquise o preço de um laboratório antes de fazer mais leituras.

Minha ordem seria:

1. Pare de inicializar por ela.
  2. Não execute varreduras, reparos, desfragmentação ou testes de superfície.
  3. Dê um valor aos dados. Fotos de família e arquivos de trabalho importam mais do que a unidade.
  4. Se a unidade ainda montar, copie primeiro apenas as pastas de maior valor. Em pequenos lotes. Nada de um trabalho gigante de arrastar e soltar.
  5. Se as leituras começarem a ficar lentas, travar ou fazer ruídos mais altos, pare.

Por que digo para copiar primeiro os arquivos prioritários. Criar uma imagem de uma unidade de 2 TB morrendo pode levar muitas horas. Uma cabeça fraca às vezes morre antes que a imagem termine. Já vi pessoas não salvarem nada porque perseguiram um clone perfeito. Eu pegaria Documentos, Área de Trabalho, Fotos, pastas de projeto primeiro se a unidade ainda estiver semi-legível.

Se você quiser software, o Disk Drill é bom para uma segunda passada depois que os arquivos indispensáveis já estiverem salvos. Use-o para visualizar e recuperar o que o sistema de arquivos não mostra mais. Salve a saída em outro disco. Nunca de volta na unidade doente, obviamente.

Além disso, troque primeiro as coisas fáceis. Cabo SATA ou USB novo, porta diferente, gabinete diferente, SATA direto na placa-mãe se estava em uma dock USB barata. Já vi erros de CRC virem de uma placa ponte com defeito, e não do próprio disco.

Isto explica setores defeituosos em disco rígido em inglês simples, como lidar com setores defeituosos em um disco rígido antes que os dados piorem.

Se a unidade clicar, chiar ou sumir da BIOS, pare por aí. Hora do laboratório. Tentar mais cinco ferramentas é como as pessoas transformam uma unidade recuperável em lixo eletrônico.

Ruídos estranhos é a parte que me preocupa mais do que os setores defeituosos, honestamente. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas eu acrescentaria um ponto extra: não fique ligando e desligando a unidade para ver se funciona desta vez. Isso pode acabar com uma cabeça de leitura fraca muito rápido.

Minha opinião:

• Se ela fizer cliques, chiados ou desaparecer da BIOS, pare com o faça você mesmo.
  • Se ainda ler silenciosamente, evite sessões longas de navegação no Explorador de Arquivos.
  • Use um bloqueador de gravação, se tiver um, ou pelo menos monte-a como somente leitura em outra máquina ou em um USB live do Linux.

Uma coisa que não é mencionada o suficiente é o calor. Mantenha a unidade fria durante a recuperação. Um ventilador apontado para ela parece gambiarra, mas pode ajudar em unidades no limite. Também desative suspensão e hibernação para que o processo não seja interrompido no meio da leitura.

Discordo um pouco de copiar primeiro as pastas prioritárias como regra universal. Para uma unidade com setores fracos espalhados, a cópia direcionada pode causar muita busca aleatória. Às vezes, uma passagem controlada de imagem é mais suave. Depende de quão ruim está, e é por isso que não existe um roteiro perfeito aqui.

Quanto ao software, o Disk Drill faz sentido depois que você estabilizar a situação, especialmente se precisar recuperar arquivos de uma imagem em vez de ficar mexendo no disco original repetidamente. Para mim, esse é o caso de uso mais seguro.

Além disso, se você estiver tentando escolher um software de recuperação de dados para uso pessoal, este guia para escolher o software de recuperação de dados certo é um ponto de partida decente.

O principal é isto: não repare primeiro. Recupere primeiro. Repare depois, talvez. E sim, se os dados valem mais do que algumas centenas de dólares, o tempo de laboratório provavelmente é o erro menos caro.