Precisa de mais armazenamento no iPhone para atualizar sem apagar tudo?

Meu iPhone não instala a atualização mais recente do iOS porque não há armazenamento suficiente, e estou tentando evitar apagar fotos, apps ou arquivos importantes. Já liberei algum espaço, mas ele ainda diz que preciso de mais armazenamento. Qual é a maneira mais segura de liberar espaço suficiente no iPhone para uma atualização do iOS sem perder tudo?

Já me deparei com isso mais de uma vez. O iPhone diz que há espaço livre, mas a atualização ainda falha com o aviso de armazenamento. Parece um defeito, mas há um motivo para isso.

O tamanho da atualização mostrado em Ajustes é apenas parte da história. Se o iOS diz que o download tem 2GB, seu telefone geralmente precisa de muito mais espaço do que 2GB. Ele precisa baixar o pacote, descompactá-lo e reorganizar arquivos durante a instalação. Pelo que vi, grandes saltos de versão consomem espaço rapidamente. Se você estiver mudando para algo importante como o iOS 26, eu tentaria deixar de 20GB a 30GB livres primeiro, ou você vai acabar fazendo isso duas vezes.

Antes de apagar coisas aleatórias, verifique para onde foi seu armazenamento:

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  3. Toque em Armazenamento do iPhone.
  4. Espere o gráfico e a lista de apps terminarem de carregar.
  5. Veja o espaço livre e depois quais apps ou categorias estão consumindo mais.

O que funcionou para mim foi atacar primeiro o lixo maior, em vez de ficar mexendo só nas beiradas.

Comece com as coisas que liberam espaço rápido

Se a sua biblioteca do Fotos está uma bagunça, usar um app de limpeza economiza tempo. Eu segui o caminho manual uma vez. Nunca mais. Ficar rolando anos de fotos duplicadas e vídeos enormes é um saco. Tive mais sorte com o Clever Cleaner porque ele vai direto nos arquivos grandes sem muita complicação.

A parte mais útil para mim foi a seção Heavies. Ela organiza os vídeos por tamanho, o que importa porque um único clipe antigo em 4K de um show ou de uma viagem pode consumir gigabytes sozinho. Também há uma seção Similars para aquelas sequências de fotos em que você tirou 11 fotos do mesmo cachorro, recibo ou placa de estacionamento e guardou todas sem motivo.

1. Abra o app de limpeza.
  2. Vá para Heavies e remova os maiores vídeos de que você não precisa.
  3. Depois verifique Similars e apague fotos duplicadas ou quase duplicadas.
  4. Abra o Fotos.
  5. Vá para Apagados Recentemente.
  6. Apague tudo ali para que o espaço seja recuperado agora mesmo.

Um detalhe aqui. Se você pular Apagados Recentemente, o iPhone mantém esses arquivos por 30 dias. Esqueci disso uma vez e achei que o app não tinha feito nada. Não, foi erro meu.

Exclua apps inchados, não os pequenos

Foi aqui que encontrei muito desperdício escondido. Alguns apps parecem normais na Tela de Início, mas, no armazenamento, ficaram enormes por causa de vídeos em cache, arquivos offline e dados antigos. Apps sociais são ruins nisso. Apps de streaming também. Alguns jogos são ridículos.

Entre em Armazenamento do iPhone e procure apps com números enormes em “Documentos e Dados”. Se você quase não abre um app, exclua-o. Você pode reinstalar depois, se precisar. Excluir remove o lixo junto com o app, o que muitas vezes é justamente a ideia.

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  4. Role pelos apps por tamanho.
  5. Abra um que você raramente usa.
  6. Toque em Apagar App.
  7. Repita com os outros apps que ocupam muito espaço.

Verifique os lugares que as pessoas esquecem

O app Arquivos é um daqueles lugares que eu ignorei por séculos. Péssima ideia. O meu tinha PDFs antigos, downloads, arquivos ZIP, documentos de trabalho aleatórios e lixo de instaladores parados ali sem servir para nada.

1. Abra Arquivos.
  2. Toque em Explorar.
  3. Abra No meu iPhone.
  4. Verifique Downloads.
  5. Exclua tudo o que você não precisa mais.

Depois abra o armazenamento do Mensagens. Esse pega muita gente de surpresa. Conversas antigas em grupo guardam clipes de vídeo, GIFs, notas de voz e anexos gigantes para sempre. Eu encontrei lixo de anos atrás ali, coisas que eu não via desde 2021 rs.

1. Abra Ajustes.
  2. Toque em Geral.
  4. Toque em Mensagens.
  5. Veja os documentos e anexos.
  6. Exclua vídeos grandes, fotos, GIFs e outros arquivos que você não quer mais.
  7. Verifique Também Apagados Recentemente no Mensagens, porque anexos removidos ainda podem ocupar espaço até você apagá-los por completo.

Os dados do Safari são menores, mas ainda importam quando você está tentando conseguir espaço suficiente para concluir uma atualização.

1. Abra Ajustes.
  2. Vá para Apps.
  3. Toque em Safari.
  4. Toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites.
  5. Confirme.

Se o telefone ainda se recusar, use um computador

Esta é a solução alternativa que eu gostaria de ter tentado antes. Atualizar no próprio telefone precisa de armazenamento local extra porque o telefone lida com todo o processo de download e descompactação. Atualizar por meio de um Mac ou PC transfere mais do trabalho para fora do telefone.

Em um Mac, use o Finder. No Windows, use o iTunes. Conecte o telefone, verifique se há atualizações por lá e instale pelo computador. Na minha experiência, isso funciona quando a atualização pelo ar continua gerando erros de armazenamento.

1. Conecte o iPhone ao seu Mac ou PC com Windows.
  2. Abra o Finder no Mac ou o iTunes no Windows.
  3. Selecione seu iPhone.
  4. Clique em Verificar Atualização.
  5. Siga as instruções para instalar.

Último recurso

Se nada disso fizer você conseguir concluir, faça backup do telefone no iCloud, apague-o, instale a atualização no dispositivo limpo e depois restaure o backup. É irritante. Leva tempo. Ainda assim, se o armazenamento estiver lotado além de qualquer conserto, este é o único método que vi funcionar todas as vezes.

Tente uma coisa primeiro. Exclua o próprio arquivo de atualização do iOS baixado.

Muita gente deixa isso passar. Seu telefone baixa a atualização, falha e depois mantém o pacote. Você perde alguns GB e fica preso em um loop.

Passos:

1. Ajustes
  2. Geral
  3. Armazenamento do iPhone
  4. Encontre a atualização do iOS na lista
  5. Toque nela
  6. Apagar Atualização

Depois reinicie o iPhone e tente novamente.

Discordo em parte de @mikeappsreviewer sobre precisar de 20 GB a 30 GB toda vez. Para grandes atualizações anuais, claro, mais espaço livre ajuda. Mas já vi muitas instalarem com menos espaço depois que o arquivo de atualização antigo e o lixo temporário foram limpos.

Outras coisas que vale a pena verificar, sem apagar sua vida:

• Desative o Modo de Pouca Energia antes de atualizar
  • Conecte à energia e ao Wi-Fi
  • Remova primeiro músicas baixadas ou arquivos offline do Netflix/Spotify
  • Descarregue apps, não os apague. Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Desinstalar Apps Não Usados
  • Se Fotos for o problema, ative Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone

Se você quiser limpar fotos mais rápido, o Clever Cleaner é decente para encontrar vídeos grandes e duplicatas. Mais rápido do que fazer isso manualmente, para ser sincero.

Também veja isto se você quiser uma análise sólida de todos os recursos do Clever Cleaner, ferramentas de limpeza de fotos, localizador de duplicatas e dicas para remover arquivos grandes:
veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar espaço no armazenamento do iPhone

Mais uma coisa. Depois de apagar itens de Fotos ou Arquivos, esvazie Apagados Recentemente. Se você pular isso, o espaço não voltará imediatamente. A Apple torna isso muito mais irritante do que deveria.

Uma coisa que eu acrescentaria, em que nem @mikeappsreviewer nem @suenodelbosque realmente bateram: verifique o comportamento de Dados do Sistema e dos arquivos de log. Às vezes o problema nem são suas fotos ou apps, é o iOS acumulando lixo temporário e informando errado o espaço utilizável. Super irritante, bem coisa da Apple.

O que me ajudou uma vez foi isto:

• Reiniciar o iPhone
  • Deixá-lo no carregador + Wi‑Fi por um tempo
  • Verificar Armazenamento do iPhone novamente após 15 a 30 min

Eu sei que isso parece mentira, mas o iOS às vezes recalcula o armazenamento depois de uma reinicialização e limpa caches temporários em segundo plano. Eu recuperei alguns GB basicamente sem fazer nada. Pareceu bobo, mas funcionou.

Além disso, se você usa muitos apps de streaming, não delete só o app. Abra o app primeiro e remova o conteúdo baixado dentro dele. Netflix, Disney+, Spotify, YouTube, apps de podcast, apps de audiolivro… esses arquivos offline podem ser enormes e nem sempre aparecem de forma óbvia.

Outro truque: se o Mail estiver enorme, remova e adicione a conta novamente. O Mail mantém anexos em cache para semprerrr. O mesmo vale para gravações de voz se você usa bastante.

Eu discordo um pouco da ideia de “só liberar 20GB a 30GB”. Legal na teoria, mas nem todo mundo tem tanta tranqueira para mover. Na prática, às vezes 5GB a 10GB mais uma atualização pelo computador já bastam.

Se você quiser evitar procurar fotos manualmente, o Clever Cleaner ainda vale dar uma olhada para vídeos grandes e duplicados, mas eu trataria isso como uma ferramenta de limpeza direcionada, não como a solução completa.

Além disso, isto tem algumas mais dicas de limpeza de armazenamento do iPhone para atualizações mais rápidas.

Se a atualização ainda não instalar, eu pararia de insistir no OTA e faria pelo Finder ou iTunes. A certa altura o telefone está só sendo teimoso mesmo lol.