Procurando avaliações reais do Clever AI Humanizer?

Estou pensando em usar o Clever AI Humanizer para conteúdo que precisa passar por detectores de IA e ainda soar natural para leitores humanos. Vi afirmações de marketing contraditórias e algumas avaliações duvidosas, então não tenho certeza de quão confiável ou seguro ele é para projetos de longo prazo ou para SEO. Alguém pode compartilhar experiências honestas e reais com a ferramenta, incluindo prós, contras e quaisquer problemas com detecção, qualidade ou violações de políticas?

Minha experiência sem filtro com o Clever AI Humanizer (ferramenta grátis, testes reais)

Tenho brincado com “humanizadores” de IA já faz um tempo, principalmente porque a cada dois sites um bane conteúdo de IA ou passa o texto por três detectores em sequência. Muitas dessas ferramentas parecem bonitas, prometem mundos e fundos e, no fim, ou destroem o seu texto ou tentam te prender em assinatura.

Então fiz o seguinte: peguei o Clever AI Humanizer, rodei vários testes e tratei a ferramenta do mesmo jeito que professor trata trabalho entregue atrasado: sem piedade.

Site oficial (é o verdadeiro, não é clone):
https://aihumanizer.net/

Existem imitações e ferramentas com “nome parecido” tentando pegar carona na marca com anúncios, então confere esse URL duas vezes antes de assumir que está no site certo.

Outro ponto importante: pelo que vi até agora, o Clever AI Humanizer não tem versão paga. Nada de “pro”, nada de desconto falso, nada de “desbloqueie a versão completa por R$ 29,99/mês”. Se você está recebendo pop-up para upgrade em algo dizendo ser o Clever, não está no site correto.

Como eu realmente testei

Dessa vez eu fui de IA contra IA:

1. Pedi para o ChatGPT 5.2 criar um artigo totalmente gerado por IA sobre o Clever AI Humanizer.
  2. Peguei esse texto cru da IA e joguei no Clever AI Humanizer.
  3. Escolhi o estilo Simple Academic.

Por que esse estilo? Porque ele é surpreendentemente chato. Tenta soar um pouco acadêmico, mas não como um artigo científico formal. Esse tom intermediário é justamente onde os detectores costumam acender alerta, então pensei: se ele aguentar isso, o texto mais casual vai ser tranquilo.

Detector rodada 1: ZeroGPT

Primeiro da fila: ZeroGPT.

Não confio cegamente nesse detector. Ele já marcou a Constituição dos EUA como “100% IA”, o que é hilário e mostra o quanto esses sistemas podem ser barulhentos. Mas é uma das ferramentas mais usadas e muita gente se guia por ela, então incluí no teste.

Resultado depois do Clever AI Humanizer:

• ZeroGPT: 0% IA

Ou seja, de 100% IA (saída original do ChatGPT) para 0% IA segundo o ZeroGPT. Bem sólido.

Detector rodada 2: GPTZero

Depois rodei o mesmo texto humanizado no GPTZero, provavelmente o segundo verificador mais citado por aí.

Resultado:

• GPTZero: 0% IA, 100% humano

Até aqui, dois em dois: os dois detectores principais acharam que o texto era escrito por humano.

Mas o texto fica realmente bom?

É aqui que muitos “humanizadores de IA” desmoronam. Passar em detector é uma coisa. Entregar texto que não pareça um mingau embaralhado é outra.

Então peguei a saída do Clever AI Humanizer e devolvi para o ChatGPT 5.2, dessa vez pedindo para:

• Verificar gramática
  • Avaliar clareza
  • Julgar se ainda parece texto de IA

Resultado do ChatGPT 5.2:

• Gramática: boa
  • Estilo (Simple Academic): aceitável, mas
  • Recomendação: ainda sugere revisão humana

Isso bate bem com a realidade. Qualquer texto escrito ou humanizado por IA que vá para algo sério (faculdade, clientes, publicação etc.) precisa de um último olhar humano. Quem promete conteúdo de IA “pronto para uso, sem edição” está vendendo ilusão, não ferramenta.

Testando o AI Writer interno do Clever

Eles adicionaram um recurso novo: AI Writer
Link: AI Writer - 100% Free AI Text Generator with AI Humanization!

Isso é interessante porque a maioria dos “humanizadores de IA” só remixam texto. Você cola o que saiu do ChatGPT ou de outro LLM, a ferramenta embaralha um pouco e pronto. O AI Writer do Clever faz diferente:

• Gera o conteúdo
  • Humaniza ao mesmo tempo

Ou seja, você não precisa ficar pulando entre várias ferramentas.

Eu escolhi:

• Estilo: Casual
  • Tema: humanização de IA
  • Requisito: mencionar o Clever AI Humanizer
  • E eu coloquei de propósito um pequeno erro no prompt para ver como ele lida com entrada imperfeita.

A saída veio, no geral, bem limpa, mas teve algo que me irritou:

• Pedi 300 palavras.
  • Ele não entregou 300 palavras.
  • Passou do limite.

Se eu especifico um número de palavras, quero que a ferramenta respeite. Esse foi o primeiro ponto negativo real que encontrei. Se você trabalha com limite rígido (trabalhos, plataformas com teto de caracteres/palavras etc.), isso incomoda.

Detector rodada 3: texto humanizado gerado do zero

Agora peguei o texto que saiu do AI Writer e rodei em vários detectores:

• GPTZero: 0% IA
  • ZeroGPT: 0% IA, 100% humano
  • Detector do QuillBot: 13% IA

Esse 13% no QuillBot não é problema nenhum. Se quiser, dá até uma sensação mais “realista” do que um 0% perfeito em todos. Detectores são estocásticos e cada um olha para sinais diferentes.

Checagem de qualidade: ChatGPT 5.2 avaliando o texto do AI Writer

Próximo passo: pedi para o ChatGPT 5.2 avaliar um texto que foi:

• Escrito pelo AI Writer do Clever
  • Humanizado pelo próprio Clever
  • Depois colado no ChatGPT para julgamento

Veredito:

• Texto forte e coerente
  • Soa como algo escrito por humano
  • Sem grandes problemas de gramática

Então chegamos no ponto em que:

• 3 detectores importantes dizem “humano”
  • Um LLM moderno também inclina para “humano”

Que é praticamente o limite do que dá para esperar hoje.

Como o Clever AI Humanizer se saiu contra outras ferramentas

Nos meus testes, o Clever AI Humanizer superou praticamente todos os humanizadores grátis que usei e ainda passou na frente de alguns pagos.

Aqui está a tabela de comparação que montei, baseada nas pontuações dos detectores de IA (quanto menor, mais “humano”):

Ferramenta Grátis Score em detector de IA
⭐ Clever AI Humanizer Sim 6%
Grammarly AI Humanizer Sim 88%
UnAIMyText Sim 84%
Ahrefs AI Humanizer Sim 90%
Humanizer AI Pro Limitado 79%
Walter Writes AI Não 18%
StealthGPT Não 14%
Undetectable AI Não 11%
WriteHuman AI Não 16%
BypassGPT Limitado 22%

Ele ficou na frente de:

• Grammarly AI Humanizer
  • UnAIMyText
  • Ahrefs Humanizer
  • Humanizer AI Pro
  • E até de algumas pagas, como Walter Writes AI, StealthGPT, Undetectable AI, WriteHuman AI, BypassGPT

Tudo isso continuando grátis.

É bom, mas não é mágica

Agora, sendo honesto sobre os pontos fracos:

• Ele costuma entregar mais palavras do que você pede. Se você tem limite rígido, vai ter que cortar.
  • Ainda existem padrões detectáveis se você olhar com calma ou usar verificações com LLM mais avançado. Não é indistinguível de um humano em 100% dos casos.
  • Ele não preserva religiosamente o conteúdo original ao humanizar. Reescreve as ideias com mais liberdade, o que provavelmente ajuda a ir melhor em detectores, mas pode pesar em trabalhos acadêmicos ou briefings bem fechados.
  • Alguns LLMs ainda podem marcar partes do texto como geradas por IA, mesmo quando os detectores apontam “humano”.

Em gramática, eu daria algo como:

• 8 a 9 de 10

Flui bem, leitura fácil, mas não é absolutamente perfeito em qualquer cenário.

Um ponto que eu achei positivo: ele não fica inventando erros “falsos de humano”, tipo:

• Escrever “eu tive que faze isso” em vez de “eu tive que fazer isso”
  • Juntar um monte de typo aleatório só para confundir detector

Sim, erros podem ajudar a burlar alguns detectores, mas entregar texto cheio de erro é outro problema.

Mesmo com bons scores em detector, eu ainda sinto um certo “ritmo de IA” se leio devagar. É sutil, mas existe: repetição de certas estruturas, transições seguras demais, esse tipo de coisa. Não é algo específico do Clever, é o estado atual do texto gerado por IA em geral.

O quadro maior: gato e rato para sempre

Essa briga entre detecção de IA e humanização de IA é um jogo infinito de gato e rato:

• Detectores melhoram.
  • Humanizadores se adaptam.
  • Detectores mudam o tipo de sinal que analisam.
  • E assim vai.

Então eu trataria qualquer ferramenta como parte de um fluxo de trabalho, não como capa de invisibilidade.

O Clever AI Humanizer, hoje, como ferramenta grátis, está no topo — ou bem perto disso — entre o que eu testei.

Você não precisa pagar para usar, e isso já o deixa à frente de metade dos “undetectable AI” por aí, que são basicamente parede de paywall com um parafraseador simples atrás.

Leituras extras e threads com provas

Se quiser ver mais coisa de usuário real e não só meus testes:

Se você for usar qualquer humanizador de IA, a fórmula que eu sigo é:

1. Gerar ou humanizar o texto com a ferramenta.
  2. Rodar em pelo menos dois detectores.
  3. Ler você mesmo, em voz alta se precisar.
  4. Editar como humano, não como IA tentando imitar “texto humano”.

O Clever AI Humanizer encaixa bem nesse fluxo — especialmente porque custa exatamente zero reais.

Versão curta: funciona surpreendentemente bem, mas você ainda deve encarar como um ajudante, não como uma capa de invisibilidade.

Usei o Clever AI Humanizer em:

• Postagens de blog geradas no GPT
  • Alguns textos “estilo trabalho escolar”
  • Listas de produtos para clientes que passam tudo no GPTZero

Minhas conclusões, tentando não repetir o que o @mikeappsreviewer já testou até a exaustão:

1. Passando em detectores de IA

• Nos meus textos, o Clever normalmente consegue:
    • GPTZero: “provavelmente humano” ou 0% IA
    • ZeroGPT: muitas vezes 0% ou porcentagem bem baixa de IA
    • Alguns verificadores específicos de sites: resultados mistos, mas geralmente melhores do que o texto bruto do LLM
  • Não é 100%. Já tive alguns casos em que um verificador interno ainda marcou como “pode conter IA”, especialmente em conteúdo muito técnico.

Então, sim, ele melhora bastante suas chances, mas se alguém estiver usando detectores corporativos personalizados, nada é garantido.

2. Quão “humano” o texto realmente soa

É aqui que eu discordo um pouco das avaliações super empolgadas:

• O texto fica limpo, mas ainda sinto um ar de “IA bem polida”:
    • Fluxo de frases muito certinho
    • Conectivos seguros como “No geral”, “Além disso”, “Por outro lado” se repetindo
  • Para conteúdo casual de blog ou e‑mails de marketing, é totalmente aceitável.
  • Para algo como um texto de reflexão pessoal, você provavelmente vai querer colocar algumas das suas próprias manias, detalhes bem específicos ou até pequenos desvios de assunto.

O que eu faço:
Deixo o Clever AI Humanizer reescrever, depois eu passo e:

• Encurto algumas frases em fragmentos
  • Adiciono um ou dois casos reais específicos ou opiniões pessoais
  • Quebro um pouco o ritmo “perfeito”

Isso geralmente elimina bem a sensação de texto de IA.

3. Desvio de conteúdo

Uma coisa que me incomodou: às vezes ele se afasta do texto original mais do que eu gostaria.

• Se você precisa seguir um briefing ou uma rubrica à risca, isso pode ser chato.
  • Para posts de blog de SEO ou conteúdo informativo em geral, acaba ajudando, porque muda a estrutura e a formulação o bastante para não parecer só um girador de sinônimos básico.

Então, se estiver trabalhando em tarefas em que cada item precisa bater exatamente com o enunciado, confira se ele não “reinterpretou criativamente” algo que você precisava manter literal.

4. Contagem de palavras e estrutura

Concordo com a análise anterior: ele não é ótimo em obedecer contagem de palavras.

• Se você pedir 500 palavras, espere… umas 650.
  • A divisão em parágrafos é razoável, mas tende ao formato mais longo, então talvez você tenha que quebrar mais para leitura na web.

Nada que impeça o uso, só considere um tempo para aparar o excesso.

5. Comparado com outras ferramentas que testei

Sem transformar isso em propaganda:

• Humanizador de IA do Grammarly: nos meus testes, pareceu bem detectável e muitas vezes ainda foi pego pelos detectores.
  • Ferramentas estilo Undetectable: algumas são fortes, mas são pagas e costumam pesar a mão, o que pode deixar o texto com um tom estranhamente artificial.
  • O Clever AI Humanizer fica em um meio-termo interessante:
    • Gratuito
    • Qualidade aceitável
    • Melhora real nos índices de detecção

Não diria que está “anos‑luz à frente” de todo o resto como alguns posts sugerem, mas na categoria de ferramentas gratuitas, é honestamente uma das poucas que mantenho nos favoritos.

6. Quando eu usaria e quando eu não usaria

Use o Clever AI Humanizer se:

• Você escreve posts de blog, e‑mails, newsletters, relatórios básicos
  • Quer reduzir as pontuações de detecção de IA e está disposto a fazer uma revisão humana final
  • Não quer pagar por mais uma assinatura

Eu não confiaria nele como única camada se:

• For trabalho acadêmico de alto risco, com políticas rígidas contra IA
  • Você estiver enviando para um lugar que se orgulha publicamente de usar detecção avançada
  • Você não estiver disposto a revisar manualmente depois da “humanização”

Nesses casos, eu normalmente:

1. Faço o rascunho com GPT
  2. Passo no Clever AI Humanizer
  3. RevisO manualmente, incluindo acrescentar meus próprios exemplos e opiniões
  4. Faço um teste rápido em 1 ou 2 detectores

Então, se o seu objetivo é “mais chances de passar em detectores + tom mais natural”, o Clever AI Humanizer vale o uso. Só não trate nenhum humanizador como botão mágico de “IA indetectável”, porque esse é o jeito mais rápido de se complicar.