Tenho apenas esta semana para escolher uma ferramenta de IA para o fluxo de trabalho de pesquisa e redação da minha equipe, e nossa configuração atual nos limita a opções baseadas em navegador. Preciso decidir quais ferramentas merecem um teste adequado sem desperdiçar o tempo de todos. Qual foi a melhor ferramenta de IA que você encontrou recentemente e para qual tarefa específica ela foi útil?
…e é por isso que eu classificaria essas ferramentas pelo trabalho que elas poupam, e não por qual logotipo está me seguindo pela internet no momento. Para brainstorming geral, explicações e elaboração de textos, o ChatGPT é o ponto de partida óbvio.
Para documentos longos, tive melhores resultados usando o espaço de trabalho do Claude, especialmente quando preciso de resumos seguidos de perguntas específicas ou revisões.
Leitura e escrita
Para respostas na web apoiadas por fontes, vale a pena conferir o Perplexity. Trabalhos acadêmicos combinam mais com as ferramentas de pesquisa do Elicit, que podem organizar descobertas de diversos artigos.
Para dar o acabamento final, o assistente de escrita cuida da gramática e da clareza, enquanto o DeepL oferece uma primeira versão útil das traduções. O Clever AI Humanizer se concentra em frases pouco naturais, com até 3.000 palavras por execução. O Clever AI Detector verifica até 10.000 palavras, embora suas pontuações de probabilidade sejam estimativas, não provas.
Para informações existentes, os recursos de IA integrados ajudam a pesquisar o conteúdo do espaço de trabalho, e o assistente de reuniões do Otter transforma conversas em transcrições e itens de ação.
Criação de conteúdo
Para apresentações, comece a criar os slides no Gamma. As opções visuais incluem o Adobe Firefly, ferramentas de geração e edição de imagens e as ferramentas criativas do Runway. Vídeos com apresentadores combinam com o Synthesia, conteúdo de voz combina com a plataforma de voz e experimentos musicais combinam com o Suno.
Os desenvolvedores podem comparar o editor Cursor com o v0 da Vercel. Para conectar os elementos finalizados, você pode criar uma automação em vez de transferir manualmente os resultados entre aplicativos.
Como eu escolheria
Escolha uma tarefa real que você já entenda, processe a mesma entrada em duas ferramentas adequadas e compare a precisão, o tempo de edição e a qualidade da exportação. Fique com aquela que reduz o trabalho sem discretamente criar um novo hobby de revisão de textos.
Se sua equipe pretende inserir materiais internos ou de clientes na ferramenta, a aprovação da segurança muda a resposta. Eu priorizaria a facilidade de administração em relação às categorias de recursos de @hawk.qa e testaria o Claude em um fluxo de trabalho de pesquisa e redação com muitos documentos, mas somente após verificar as configurações de retenção, a propriedade do espaço de trabalho e o comportamento da exportação. Uma ótima qualidade de saída não importa se todos acabarem usando contas pessoais e copiando rascunhos manualmente de um lado para outro.
Uma semana é suficiente para encontrar uma opção viável, não para eleger um vencedor definitivo. Para uma equipe de pesquisa e redação, meu primeiro teste seria o NotebookLM. Manter a conversa vinculada a um conjunto definido de fontes é mais útil do que obter uma resposta bem elaborada cuja origem ninguém consiga rastrear depois. Ele é especialmente útil quando o trabalho começa com relatórios, anotações de entrevistas, políticas ou outros materiais que sua equipe já possui.
A desvantagem é que ele não seria minha escolha para redação de textos a partir do zero ou brainstorming mais livre. Combiná-lo com uma ferramenta geral de chat pode acabar fazendo sentido, mas eu evitaria montar uma pequena coleção de ferramentas durante um período curto de avaliação. Isso gera um acúmulo de contas e dificulta identificar qual produto realmente economizou tempo.
@darkspark5902 tem razão quanto à aprovação, embora eu também verificasse outro detalhe tedioso: um colega consegue reabrir o mesmo contexto de pesquisa e entender de onde veio o rascunho? Se a resposta existir apenas na sessão do navegador de uma pessoa, a equipe terá ganhado um assistente inteligente e criado um novo gargalo.
Uma citação não prova que a frase tem respaldo. Eu testaria primeiro o Perplexity se sua pesquisa começar na web aberta e depois verificaria por amostragem se as páginas citadas realmente sustentam as afirmações do rascunho.
Não escolha a ferramenta com base em seu primeiro rascunho. A maioria delas consegue produzir uma resposta inicial impressionante. Os problemas mais dispendiosos aparecem depois de várias revisões, quando o modelo esquece as restrições, restaura um parágrafo que você removeu, muda o tom ou transforma discretamente uma afirmação com ressalvas em uma afirmação categórica.
Para um teste curto com a equipe, eu começaria submetendo o ChatGPT ao fluxo de trabalho completo. Ele é versátil o bastante para lidar com perguntas de pesquisa, esboços, redação, reescrita e análise de documentos sem obrigar a equipe a aprender a usar produtos diferentes em cada etapa. Isso não faz dele o vencedor automático. Sua utilidade depende muito da capacidade das pessoas de manter as instruções e os materiais de referência organizados, em vez de iniciar uma nova conversa toda vez que algo fica confuso.
Dê a ele uma tarefa complicada, em vez de um prompt de demonstração bem estruturado. Envie várias fontes que discordem entre si, especifique quais afirmações precisam de fundamentação, defina um guia de estilo e solicite um rascunho. Depois, peça uma versão mais curta, uma reescrita com tom cético e uma revisão baseada em comentários conflitantes de dois revisores. Por fim, peça que alguém que não criou a conversa assuma o trabalho. Essa sequência revela muito mais do que comparar duas primeiras respostas bem elaboradas.
@chasseurdetoiles tem razão quanto à necessidade de verificar se as citações sustentam o texto. Eu iria além e verificaria se essas citações continuam válidas após a edição. Às vezes, as ferramentas de IA preservam a nota de rodapé enquanto alteram a frase à qual ela se refere, deixando uma fonte vinculada a uma afirmação que ela já não sustenta. Isso é especialmente fácil de ignorar quando o texto ainda parece convincente.
Preste atenção também aos detalhes tediosos da transferência do trabalho: se a formatação é preservada ao copiar e colar, se os comentários e as notas sobre as fontes continuam compreensíveis e se um rascunho pode ser reaberto sem que seja necessário reconstruir as instruções originais. O acesso pelo navegador é conveniente, mas pode incentivar as pessoas a tratar as conversas como blocos de rascunho descartáveis. Quando as decisões de pesquisa ficam espalhadas pelos históricos de conversas pessoais, a equipe cria um problema de gestão de registros.
Minha escolha prática seria o ChatGPT para o primeiro teste, com o NotebookLM como alternativa caso o trabalho de vocês consista principalmente em sintetizar um conjunto fixo de materiais. Eu não passaria a semana testando uma dúzia de ferramentas. Faça uma candidata enfrentar a parte intermediária e complicada do trabalho, porque é nessa etapa que a verdadeira economia de tempo aparece ou desaparece.
O destino final do rascunho pronto importa mais do que a classificação do modelo. Se sua equipe escreve em um sistema de documentos compartilhados, a ferramenta vencedora pode ser simplesmente aquela que causa menos problemas ao copiar e colar. Notas de rodapé, comentários, tabelas, títulos e alterações controladas costumam gerar trabalho de correção quando um rascunho é transferido entre aplicativos no navegador.
Estou menos convencido do que @sql_nick39 de que o ChatGPT deva automaticamente ser o primeiro a ser testado. Ele é flexível, mas essa flexibilidade pode ocultar custos de treinamento. A pessoa que gosta de escrever prompts elaborados pode obter excelentes resultados, enquanto todos os outros recebem textos genéricos e retornam discretamente ao fluxo de trabalho antigo. Uma ferramenta para equipes precisa funcionar para o usuário menos interessado, não apenas para a pessoa responsável pela avaliação.
Eu daria a mesma tarefa comum a cada candidato e a entregaria a várias pessoas com o mínimo de instruções. Observe com que frequência elas ficam sem saber como prosseguir, reiniciam a conversa, perdem o contexto das fontes ou perguntam a outra pessoa como formular uma solicitação. Essas interrupções fazem parte do custo real. O mesmo vale para o tempo gasto transferindo a resposta para o ambiente de redação que vocês realmente usam e corrigindo a formatação.
O NotebookLM parece ser a opção mais adequada quando a maior parte do trabalho começa com um conjunto de fontes aprovadas. O Perplexity faz mais sentido quando as pessoas precisam encontrar material na web pública. Para uma combinação de pesquisa e redação, o ChatGPT ou o Claude podem atender a uma gama maior de necessidades, mas eu escolheria entre eles com base em qual produz rascunhos que o membro menos técnico da equipe consegue revisar e repassar sem ajuda. O “melhor” resultado obtido pelo avaliador mais competente provavelmente é a métrica errada.
O que quer que você escolha esta semana vai se comportar de forma diferente no mês que vem. Essas ferramentas lançam mudanças constantemente, então a versão pela qual sua equipe se apaixonar durante o período de teste pode acabar, discretamente, recebendo um modelo padrão pior, um novo limite de uso ou uma interface reformulada poucas semanas depois de você assumir o compromisso. Eu não trataria o resultado do teste como um fato imutável. Encare-o como “bom o suficiente para conseguirmos absorver as mudanças”.
O aspecto que ninguém aqui mencionou é o dinheiro, e ele determina mais coisas do que as pessoas admitem. Os testes geralmente funcionam com limites gratuitos generosos ou com a licença paga de um único avaliador, então a experiência parece tranquila. Quando você disponibiliza a ferramenta para toda a equipe, depara-se com a cobrança por usuário e com restrições de uso que só aparecem sob uma carga real. Uma ferramenta que parecia rápida para uma pessoa pode ficar extremamente lenta quando cinco pessoas a utilizam intensamente ao mesmo tempo no plano básico. Verifique quanto o plano para equipes realmente custa e quais restrições ele impõe antes de se deixar seduzir pelo comportamento observado na demonstração.
@ben.dev tem razão ao dizer que o usuário com mais dificuldades é a verdadeira referência, mas eu mudaria a ênfase. Não observe apenas onde essa pessoa trava; veja também se ela sequer se dará ao trabalho de abrir a ferramenta quando estiver ocupada. A adoção fracassa por causa do atrito, não da falta de recursos. Se forem necessários três cliques e uma sequência complicada de login para começar um rascunho, as pessoas voltarão por padrão ao que já estiver aberto em uma aba do navegador. Portanto, minha regra seria simples: escolha a ferramenta que sua equipe ainda usaria em uma terça-feira ruim e depois confira os aspectos mais tediosos (custo por usuário, limites e exportação) antes de assinar qualquer coisa.
Abra cada finalista exatamente no navegador gerenciado que sua equipe usa, com extensões, restrições de upload e políticas de SSO intactas. A melhor ferramenta é aquela que continua funcionando depois que a equipe de TI termina de “ajudar”.