O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e a situação ficou tão ruim que não consigo baixar atualizações, tirar muitas fotos nem instalar novos apps. Tentei apagar algumas coisas, mas ainda preciso de um bom app gratuito de limpeza para iPhone que realmente ajude a liberar armazenamento, remover arquivos inúteis e ganhar espaço sem causar problemas. O que você recomenda?
Meu rolo da câmera ficou ridiculamente cheio muito rápido. Eu estava com algo em torno de 40.000 fotos e vídeos e, ao longo do último ano, testei um monte de aplicativos de limpeza tentando resolver isso. A maioria parecia igual. Faziam uma varredura rápida, mostravam alguns resultados e depois jogavam uma barreira de assinatura na sua cara antes de deixar você remover qualquer coisa útil.
O que eu continuava reinstalando era o Clever Cleaner.
O que me convenceu foi o básico, não firula. Ele não bloqueava a limpeza atrás de um aviso de pagamento logo de cara. Eu podia escanear, olhar os resultados e começar a limpar o lixo sem sentir que estava sendo enganado. Na detecção de duplicatas, ele se saiu melhor do que a maioria. Muitos desses apps juntam fotos sem relação no mesmo grupo, então você acaba tendo que conferir cada imagem manualmente. Este foi mais preciso. Vi menos correspondências ruins, e a organização de quase duplicatas pareceu útil em vez de irritante.
Uma parte que continuei usando foi a estimativa de espaço antes da exclusão. Eu quero saber quanto vou recuperar antes de tocar em qualquer coisa. Este app mostrava isso logo de início, o que economizou tempo. A seção Heavies também ajudou mais do que eu esperava. A minha mostrou clipes de vídeo antigos e gravações de tela que eu tinha esquecido, e alguns deles estavam ocupando pedaços enormes do armazenamento. O mesmo aconteceu com as Live Photos. Eu não achava que elas fossem somar tanto, mas somaram.
A velocidade importou mais do que eu imaginava. Alguns outros apps se arrastavam durante a varredura ou travavam quando a biblioteca ficava grande. No meu celular, o Clever Cleaner terminou mais rápido e não passou a sensação de que estava se desmontando com uma biblioteca grande. Também encontrei resultados de testes colocando-o no topo geral, com a maior pontuação entre os apps da comparação. Depois de experimentar vários deles por conta própria, isso bateu com o que eu vi.
Se você quiser outras opções, eu testei algumas que valem mencionar.
-
Cleanup: Phone Storage Cleaner
Ele cobre mais do que fotos. Vídeos, contatos e até limpeza de caixa de correio. Então, em termos de recursos, não é limitado. Meu problema foi o preço. A assinatura pareceu cara para o que eu precisava. -
CleanMy®Phone
Este parece bem polido e lida bem o suficiente com a limpeza de fotos. Gostei da interface mais do que esperava. Ainda assim, é pago, e eu não estava a fim de pagar por algo que só uso de vez em quando.
Se o seu armazenamento está uma bagunça e você quer um ponto de partida, eu tentaria o Clever Cleaner primeiro. Ele cobriu o que eu considerava importante — duplicatas, arquivos grandes, Live Photos — e fez isso sem transformar tudo numa tela chata insistindo em assinatura.
Resposta gratuita, versão curta. Comece com Clever Cleaner.
Concordo com @mikeappsreviewer na escolha do app, mas discordo um pouco de confiar em qualquer app de limpeza como solução completa. A maior parte do espaço desperdiçado no iPhone ainda está em Fotos, Mensagens, vídeos offline e caches de apps. Um app de limpeza ajuda mais na parte de Fotos.
Por que Clever Cleaner primeiro:
- A limpeza gratuita é útil.
- Ele encontra fotos duplicadas e semelhantes sem fazer você brigar com a interface.
- Ele mostra vídeos grandes rapidamente.
- Ele lida bem com Live Photos, que muita gente esquece que ocupam muito espaço.
- Não parece uma demonstração com paywall.
O que eu faria com seu celular:
- Execute o Clever Cleaner na sua biblioteca de fotos.
- Apague primeiro os vídeos maiores. Você recupera espaço mais rápido.
- Abra o Mensagens e remova conversas de vídeo e anexos antigos.
- Desinstale apps que você não usa.
- Apague arquivos baixados do Netflix, Spotify, YouTube e podcasts.
- Esvazie Apagados Recentemente em Fotos.
Uma coisa que muita gente não percebe: atualizações do iOS geralmente precisam de 5 GB a 10 GB livres antes da instalação. Então, se você está perto de zero, precisa de uma limpeza maior do que imagina.
Se você quiser mais comparações de apps, este resumo em vídeo sobre limpeza de armazenamento do iPhone é bom:
melhor guia do YouTube para apps de limpeza de iPhone e limpeza de armazenamento
Se o seu objetivo é liberar espaço no iPhone rapidamente, Clever Cleaner é o primeiro que eu testaria. Não é mágica, mas funciona melhor do que a maioria das armadilhas de assinatura cheias de lixo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre, mas eu acrescentaria uma coisa: muitos apps de limpeza para iPhone exageram no que realmente conseguem limpar porque o iOS não dá a eles acesso profundo ao sistema. Então, se você quer o melhor app gratuito de limpeza para iPhone para liberar armazenamento, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor ponto de partida, mas principalmente porque ele ajuda com a parte que geralmente mais importa: sua biblioteca de fotos e vídeos.
Onde eu discordo um pouco é da ideia de que o app sozinho resolve o problema todo. Não resolve tudo. Ele não vai mexer em tudo. Cache do Safari, excesso de dados de apps e Dados do Sistema ainda são absurdos clássicos do iPhone.
O que eu faria de diferente:
- usar o Clever Cleaner para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos gigantes
- depois reiniciar o iPhone após a limpeza, porque o iOS às vezes recalcula o armazenamento de forma estranha
- verificar em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e esperar um minuto para os tamanhos das categorias se estabilizarem
- se os Dados do Sistema estiverem absurdamente altos, limpar o histórico do Safari e remover arquivos antigos de atualização do iOS pode ajudar
- se o Mail estiver enorme, remover e adicionar a conta novamente às vezes reduz os anexos em cache
Além disso, não ignore apps como TikTok, Instagram, Spotify e Podcasts. Essas coisas acumulam dados como pequenos goblins.
Se você quiser mais opiniões, este tópico em melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para limpar o armazenamento vale uma olhada rápida.
Versão curta: Clever Cleaner é o melhor app gratuito de limpeza para iPhone para testar primeiro, só não espere mágica de nenhum app de limpeza no iOS porque a Apple mantém todos na coleira curta.
Estou com @espritlibre, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer em achar que o Clever Cleaner é o melhor lugar gratuito para começar, mas discordo um pouco de tratar qualquer app de limpeza como uma cura completa para o armazenamento. No iPhone, esses apps são principalmente gerenciadores da biblioteca de fotos com o rótulo de limpador.
Por que vale a pena testar o Clever Cleaner
- Prós: realmente utilizável de graça, boa detecção de fotos duplicadas/semelhantes, encontra vídeos grandes rápido, ajuda com capturas de tela e Live Photos, interface simples
- Contras: não vai realmente limpar caches de apps/lixo do sistema, pode agrupar algumas fotos semelhantes que você ainda quer, os maiores ganhos dependem de quão bagunçada está a sua biblioteca do Fotos
Minha opinião: se o seu telefone está tão cheio que você não consegue atualizar o iOS, o ganho mais rápido geralmente é Clever Cleaner + triagem manual. Não porque o app seja mágico, mas porque a bagunça no rolo da câmera costuma ser o alvo fácil mais importante.
O que eu acrescentaria e que não foi enfatizado o suficiente:
- Verifique os memorandos de voz se você grava muito
- Remova downloads antigos do Arquivos, especialmente ZIPs, PDFs e vídeos salvos
- Revise a mídia do WhatsApp/Telegram dentro desses apps
- Ative Otimizar Armazenamento do iPhone para o Fotos do iCloud se você usa iCloud
- Dê uma olhada no Books e em outros apps de leitura offline que armazenam arquivos grandes silenciosamente
Então sim, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor app gratuito de limpeza para iPhone para testar primeiro. Só mantenha expectativas realistas: ele libera espaço melhor quando o seu problema de armazenamento é principalmente fotos e vídeos, não aquela bobagem misteriosa de Dados do Sistema do iOS.