Meu cartão SD de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos depois que eu o removi da minha câmera, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado. Estou procurando o melhor software de recuperação de cartão SD para recuperar arquivos excluídos ou perdidos sem piorar a situação. Se alguém já usou uma ferramenta confiável de recuperação de dados de cartão SD, eu realmente preciso de recomendações.
Eu ainda não descartaria o cartão. Quando arquivos são excluídos de um cartão SD, o cartão geralmente perde primeiro a entrada do índice, não os dados subjacentes. Então suas fotos e vídeos muitas vezes continuam lá até que outra coisa grave por cima dos mesmos blocos. Já vi cartões parecerem vazios e depois recuperarem a maior parte dos arquivos quando parei de usá-los e os examinei imediatamente.
Aqui está a versão curta que eu daria se você quiser um software de recuperação sem perder uma noite com ferramentas ruins.
Este é o que eu indicaria primeiro para a maioria das pessoas. É fácil de usar, os resultados da varredura são claros, e a visualização dos arquivos ajuda bastante quando você está tentando separar o que ainda existe do que já era. Já vi ele se sair bem com fotos apagadas, vídeos, arquivos RAW e cartões que de repente pararam de montar corretamente.
Uma coisa de que gosto aqui é o suporte para recuperações de vídeo mais difíceis, especialmente gravações fragmentadas de GoPro, drones DJI e câmeras mirrorless. Muitos aplicativos de recuperação falham nesses casos. Ele também lê formatos RAW comuns como Canon CR2 e CR3, Sony ARW e Nikon NEF. No Windows, você tem até 100 MB de recuperação gratuita.
- UFS Explorer
Este parece mais uma ferramenta para pessoas que não se importam com menus extras e mais controle. Eu não chamaria de amigável, mas a qualidade da varredura é forte e ele lida com mídia danificada melhor do que muitos aplicativos mais simples. Se o seu cartão SD está se comportando de forma estranha, ou parcialmente legível, este é um dos nomes que eu manteria na lista.
- Recuva
Bom para tarefas básicas no Windows. Se você apagou alguns JPGs ou MP4s e o cartão está normal no restante, o Recuva geralmente é suficiente. É pequeno, rápido de instalar e não te sotERRA em opções. Eu não esperaria milagres dele com sistemas de arquivos bagunçados ou formatos de câmera incomuns.
- R-Photo
Esta é uma opção gratuita decente para Windows se seu foco principal são fotos e vídeo. A visualização em miniaturas facilita a vida. Você não precisa recuperar no escuro e torcer para que os nomes dos arquivos façam sentido. Em cartões cheios de mídia, isso importa mais do que as pessoas imaginam.
Uma coisa que muita gente faz errado, e eu mesmo já fiz besteiras assim antes, não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Salve-os no seu computador ou em outra unidade externa. Se você recuperar no mesmo cartão que está examinando, corre o risco de sobrescrever exatamente os arquivos que está tentando trazer de volta.
Se o cartão parecer instável, desconectar, apresentar erros de leitura ou continuar montando de forma estranha, eu criaria uma imagem primeiro em vez de forçar o cartão com varreduras repetidas. Uma cópia byte a byte, ou imagem de disco, te dá algo mais seguro com que trabalhar. O guia aqui explica a ideia: imagem de disco
Então sim, o primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão. Coloque-o em um leitor. Execute uma varredura com visualização. Veja o que ainda aparece antes de fazer qualquer outra coisa. Na maioria das vezes, seus arquivos ainda estão lá, ou pelo menos uma boa parte deles.
Se o Windows diz que o cartão SD precisa ser formatado, eu classificaria as ferramentas de forma um pouco diferente do que @mikeappsreviewer fez.
Minha escolha para a maioria das pessoas ainda é o Disk Drill para recuperação de cartão SD, mas não porque ele seja chamativo. Ele lida bem com cartões corrompidos, visualiza arquivos rapidamente e tende a organizar fotos e vídeos em algo utilizável sem exigir muito trabalho manual. Se o seu cartão veio de uma câmera, drone ou telefone, isso importa. Aqui vai uma visão rápida e sólida sobre ele, veja como o Disk Drill recupera fotos e vídeos perdidos do cartão SD.
Onde eu discordo um pouco, o Recuva costuma ser limitado demais quando o cartão aparece como não formatado ou RAW. Ótimo para exclusões simples, não é minha primeira escolha para danos no sistema de arquivos. Para casos mais difíceis, eu colocaria o R-Studio à frente dele. Ele é menos amigável, mais técnico, mas o mecanismo de varredura é forte e lê melhor partições danificadas na minha experiência.
Minha lista curta:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade e qualidade de recuperação.
- R-Studio, melhor se a estrutura do cartão estiver comprometida.
- PhotoRec, interface feia, ótima varredura profunda, grátis.
- UFS Explorer, ferramenta forte se você souber o que está fazendo.
Mais uma coisa. Se o cartão desconecta, fica lento ou apresenta erros de E/S, pare de escaneá-lo repetidamente. Faça primeiro um clone ou uma imagem dele e depois escaneie a cópia. Isso evita que os cartões morram no meio da recuperação.
Se o Windows diz que o cartão SD precisa ser formatado, eu trataria isso menos como um caso de arquivos excluídos e mais como um possível dano no sistema de arquivos. É aí que eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer. O Recuva é bom para recuperar arquivos apagados de forma simples, mas para um cartão que de repente ficou RAW ou não alocado, geralmente não é a primeira ferramenta na qual eu gastaria tempo.
Meu ranking prático no momento:
-
Disk Drill
Melhor software geral de recuperação de cartão SD para a maioria das pessoas. Varredura rápida, prévias sólidas de fotos e vídeos, e é mais fácil entender o que realmente pode ser recuperado antes de se comprometer. Também gosto que ele não seja um saco de usar quando a estrutura do cartão está corrompida. -
R-Studio
Melhor se você estiver de boa com uma interface mais técnica. Forte quando a partição ou o sistema de arquivos está destruído. -
PhotoRec
Feio pra caramba, mas ainda é uma máquina para fazer recuperação profunda de arquivos em mídias danificadas. Os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas podem virar uma bagunça, então se prepare para o caos.
Concordo com @espritlibre em uma coisa com certeza: se o cartão está instável, não continue mexendo nele repetidamente. Alguns cartões morrem enquanto as pessoas estão ocupadas testando coisas. Isso acontece mais do que o pessoal imagina.
Além disso, se você quiser mais discussões do mundo real sobre recuperação de vídeo em cartão SD, vale a pena dar uma olhada neste tópico: melhores opções de recuperação para vídeos e filmagens caseiras em cartão SD
O maior erro que as pessoas cometem: escanear e depois salvar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão. É assim que você transforma talvez recuperável em pronto, já era.
Então sim, para o seu caso, Disk Drill primeiro, depois R-Studio ou PhotoRec se os resultados forem fracos. Se o cartão continuar desconectando, pare e crie uma imagem dele primeiro. Não formate ainda, não importa o quanto o Windows fique irritante.