Estou procurando por um software de edição de vídeo gratuito que não adicione uma marca d’água aos vídeos. Já usei alguns softwares antes e eles sempre adicionam marcas d’água. É para um projeto pessoal, e quero que fique limpo. Você poderia sugerir algumas opções?
DaVinci Resolve. Sem dúvida, é o que você precisa. Gratuito, de nível profissional e SEM MARCAS D’ÁGUA. É como o unicórnio dos softwares de edição de vídeo. Claro, existe uma versão paga de estúdio, mas a versão gratuita tem recursos mais do que suficientes para a maioria dos projetos. Correção de cor? Boom. Edição de áudio? Boom. Até mesmo o Fusion para VFX? Sim, mais um boom. Pode ser um pouco intimidante no início porque está cheio de ferramentas, mas há muitos tutoriais disponíveis. Apenas certifique-se de que as especificações do seu computador sejam decentes, porque pode ser um pouco exigente, especialmente ao trabalhar com filmagens em alta resolução ou fazer edições complexas. Dito isso, vale o esforço, e seu projeto pessoal ficará nítido, limpo e – o melhor de tudo – sem marcas d’água.
Certo, mas vamos falar sobre o Shotcut! Eu sei que o @waldgeist exaltou o DaVinci Resolve, e sim, é ótimo se você tiver um computador potente e quiser enfrentar uma curva de aprendizado considerável. Mas se você quer algo mais simples e ainda sem marcas d’água? Shotcut é o seu amigo. Código aberto, absolutamente gratuito, multiplataforma (Windows, Mac, Linux) e sem anúncios desagradáveis ou coisas escondidas no canto esperando para te pegar de surpresa.
Honestamente, ele tem tudo o que você precisa para a maioria dos projetos pessoais: edição na linha do tempo, transições decentes, ferramentas de áudio, filtros – todos os essenciais. Claro, não é tão “PRONTO PARA HOLLYWOOD” quanto o Resolve, mas para algo limpo e direto? Funciona perfeitamente. E podemos apreciar o fato de que não frita seu computador como alguns outros softwares? (RESOLVE, ESTOU OLHANDO PARA VOCÊ.)
Uma desvantagem: a interface não é o que eu chamaria de bonita ou moderna – meio que parece ter saído da era do Windows Vista, sendo honesto. Mas, funcionalidade acima da forma, certo? Ele faz o trabalho sem encher sua obra-prima de marcas d’água. Além disso, é muito mais fácil de aprender do que o DaVinci, então economiza você de ter que maratonar 40 tutoriais antes mesmo de cortar um clipe. Dê uma chance.