Recupere arquivo PST perdido do Outlook 2019

Meu arquivo PST do Outlook 2019 parece ter desaparecido após um problema no sistema, e agora não consigo acessar e-mails importantes, contatos e dados arquivados. Verifiquei os locais habituais dos arquivos de dados do Outlook, mas ainda não consegui encontrá-lo. Preciso muito de ajuda com maneiras seguras de recuperar um arquivo PST perdido no Outlook 2019 sem causar mais perda de dados.

Encontrei isso depois que o Outlook exibiu a mensagem “o arquivo não pode ser encontrado”, e no meu caso a causa foi um PST que eu havia excluído ao limpar pastas. Isso acontece rápido porque o Outlook geralmente depende de um caminho de arquivo exato, e se você o remove de Downloads, Documentos ou Arquivos do Outlook, o aplicativo para de funcionar.

A primeira coisa que eu faria é parar de usar o PC, a menos que você precise dele para a recuperação. O Windows normalmente não apaga um arquivo excluído imediatamente. Ele marca o espaço como livre, e depois atividades futuras gravam por cima. Aprendi isso da pior forma uma vez. Abri aplicativos, baixei coisas, e então as chances pioraram.

Aqui está a ordem que eu seguiria.

1. Verifique primeiro o mais óbvio

Olhe na Lixeira. Se você excluiu o PST da forma normal, ele ainda pode estar lá. Se você usou Shift+Delete, então sem sorte nessa parte.

Depois disso, verifique qualquer serviço de sincronização ou backup vinculado às suas pastas de usuário. Se Documentos sincroniza com OneDrive ou Dropbox, entre na versão web e procure pelos arquivos excluídos ou pelo histórico de versões. Já vi o OneDrive me salvar nessa situação quando a máquina local não tinha mais nada.

2. Procure snapshots antigos da pasta no Windows

Às vezes o Windows manteve uma cópia sem você perceber. Histórico de Arquivos, pontos de restauração e cópias de sombra fazem isso.

Vá até a pasta onde o PST costumava ficar. Uma localização comum é:

C:\Users\YourName\Documents\Outlook Files

Clique com o botão direito na pasta e escolha “Restaurar versões anteriores”. Se você vir uma versão de antes de o PST desaparecer, abra-a e copie o arquivo primeiro para algum lugar seguro. Não restaure direto para a mesma bagunça até confirmar que o arquivo está bom.

3. Se nada aparecer, execute uma recuperação de arquivos

Neste ponto, um software de recuperação geralmente é o próximo passo. Eu manteria as expectativas realistas, mas muitas vezes é o único caminho que resta.

Disk Drill aparece bastante em casos de arquivos excluídos porque ele procura arquivos que o Windows não lista mais. A regra principal é: não instale no mesmo disco de onde o PST foi excluído, se você tiver qualquer outra opção.

O que eu fiz foi mais ou menos assim:

Instale o aplicativo de recuperação em outro disco, unidade externa ou até mesmo em um pendrive, se você tiver um.

Faça a varredura da sua unidade do Windows, geralmente C:.

Filtre ou pesquise por arquivos .pst.

Verifique os tamanhos dos arquivos antes de restaurar. Um PST de substituição que o Outlook criou sozinho pode ser minúsculo, com apenas algumas centenas de KB. O verdadeiro geralmente tem centenas de MB, às vezes vários GB.

Recupere a maior correspondência provável para um local diferente, como uma unidade externa ou sua Área de Trabalho.

4. Fique atento ao falso recomeço do Outlook

Uma parte irritante é que o Outlook frequentemente reage a um PST ausente criando um novo em branco. Então o aplicativo abre, mas suas pastas sumiram e parece que anos de e-mails desapareceram. Já passei por isso, fiquei mal por um minuto.

Depois de recuperar o PST antigo, carregue-o manualmente:

Arquivo > Abrir e Exportar > Abrir Arquivo de Dados do Outlook

Escolha o PST recuperado. Se for o correto, suas pastas antigas devem aparecer no painel esquerdo. Depois de verificar que os e-mails estão lá, vá em Configurações da Conta e aponte o Outlook de volta para ele como o arquivo de dados padrão.

5. Se a conta usava IMAP, seus e-mails no servidor ainda podem estar intactos

Esta parte importa. Se a conta era IMAP, sua caixa de entrada e pastas sincronizadas muitas vezes ainda existem no servidor de e-mail. Adicionar a conta novamente no Outlook normalmente cria um novo OST e baixa os e-mails outra vez.

O que as pessoas perdem é o conteúdo apenas local. Arquivos. Pastas importadas. E-mails antigos armazenados fora da sincronização com o servidor. Pastas manuais que existiam somente no PST. É por isso que o PST excluído importa tanto.

Depois de recuperá-lo, faça um backup imediatamente. Eu colocaria uma cópia em uma unidade externa e outra em backup na nuvem, se você usar algum. Arquivos PST são fáceis de esquecer até um desaparecer, e aí você percebe que ele guardava anos de e-mails. Meio brutal, para ser sincero.

Se a sua varredura encontrar um PST grande, comece por ele primeiro. Os pequenos geralmente são as substituições vazias que o Outlook criou depois que o original sumiu.

Se o arquivo de dados do Outlook 2019 sumiu depois de uma falha ou desligamento incorreto, eu verificaria o próprio Outlook antes de sair procurando arquivos. Às vezes o arquivo ainda está lá, mas o Outlook perdeu o caminho.

Abra o Painel de Controle, depois Email, depois Arquivos de Dados. Veja qual arquivo o Outlook considera como padrão. Se aparecer um caminho para um arquivo ausente, anote o nome do arquivo. Depois use a pesquisa do Windows com esse nome exato, não apenas .pst. Já vi arquivos de arquivamento antigos em lugares estranhos como AppData, uma segunda unidade ou dentro de um perfil de usuário copiado.

Eu também verificaria as configurações do AutoArquivar. O Outlook frequentemente armazena dados de arquivo em um arquivo de arquivamento do Outlook separado, não no arquivo principal da caixa de correio. Arquivo, Opções, Avançado, Configurações de AutoArquivar. Se o arquivamento estava ativado, o caminho listado ali é importante.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer, eu não presumiria exclusão primeiro. Depois de um problema no sistema, corrupção de perfil é comum. Um novo perfil do Outlook corrige isso com mais frequência do que as pessoas imaginam. Vá em Email, Mostrar Perfis, adicione um novo perfil e depois abra o Outlook com ele. Se sua conta for IMAP ou Microsoft 365, os itens do servidor de email geralmente voltam após a resincronização. Contatos e arquivos locais antigos são a parte que vale a pena procurar.

Se a pesquisa ainda não encontrar nada, use o Disk Drill e procure arquivos grandes de arquivamento de emails do Outlook pelo tamanho e pela data de modificação. PSTs pequenos geralmente são substituições vazias. Também execute o scanpst.exe em qualquer arquivo recuperado antes de importá-lo, porque um arquivo danificado não vai abrir.

Isto também traz uma explicação clara em linguagem simples:
o que é um arquivo PST do Outlook e por que ele armazena seus emails, contatos e arquivos

Se o scanpst reparar o arquivo, abra-o no Outlook em Arquivo, Abrir e Exportar, Abrir Arquivo de Dados do Outlook. Se ele não montar, exporte o que você ainda conseguir ver para um PST novo. Essa etapa poupa muita dor de cabeça depois.

Eu iria um passo para o lado do que @mikeappsreviewer e @himmelsjager sugeriram.

Se o PST realmente “sumiu” após um problema no sistema, eu também verificaria se a própria unidade está apresentando erros no sistema de arquivos. Abra o Prompt de Comando como administrador e execute:

chkdsk C: /f

Não porque isso restaure magicamente os e-mails, mas porque já vi arquivos do Outlook sumirem de vista quando a MFT fica problemática e o arquivo ainda está em algum lugar no disco. Verifique também o Visualizador de Eventos em Logs do Windows > Sistema para erros de disco ou NTFS. Se você encontrar isso, a história toda muda de “arquivo do Outlook ausente” para “possível problema de armazenamento”.

Outra coisa que as pessoas pulam: procure por *.pst com a indexação DESATIVADA e inclua arquivos ocultos/do sistema. A pesquisa do Explorador de Arquivos pode ser péssima e deixar passar coisas. Eu geralmente uso isto no Prompt de Comando:

dir C:\*.pst /s /a

Isso encontra PSTs em lugares que a busca do Outlook nunca mostra. O mesmo vale para unidades externas, se você já moveu arquivos de arquivo morto.

Eu meio que discordo de tentar primeiro muitas correções do lado do Outlook se o problema do sistema foi uma falha. Perfis quebram, claro, mas se o arquivo realmente sumiu, cada gravação extra no disco é um risco. Verifique primeiro a integridade do disco, depois recupere.

Se o arquivo ainda não aparecer, use o Disk Drill para escanear a unidade em busca de arquivos PST excluídos ou perdidos e recupere-os em outro lugar, não de volta no C:. Compare também os tamanhos dos arquivos e as datas de modificação para não pegar um daqueles arquivos de substituição minúsculos e inúteis do Outlook.

Se você quiser ter uma noção melhor do feedback real de usuários antes de instalá-lo, confira avaliações do Disk Drill e experiências com software de recuperação.

Mais uma coisa de nicho: se o Outlook estava armazenando um arquivo morto em uma unidade secundária que agora perdeu a letra da unidade após a falha, o Gerenciamento de Disco pode mostrar o volume, mas não montá-lo corretamente. Já vi isso também, irritantemente com frequência.